Anatomia Humana - Miologia Muscular PDF

Title Anatomia Humana - Miologia Muscular
Author Isabele Queiroz
Course Anatomia Humana
Institution Universidade Braz Cubas
Pages 4
File Size 58 KB
File Type PDF
Total Downloads 112
Total Views 164

Summary

Sistema Muscular...


Description

Anatomia Humana Miologia - Sistema Muscular Função: Produzir movimentos através das contrações, estabilizar a postura, regular volume, refluxo, circular substâncias, produzir calor. Tipos de Músculos Músculo Estriado Esquelético: São músculos que estão conectados a estrutura óssea a presentam fibras estriadas, de cor avermelhada e que possuem contração voluntária. Exemplo: Reto-abdominal. Músculo Liso: São músculos que possuem fibras lisas, de cor esbranquiçada e possuem contração involuntária. Exemplo: Vasos e órgãos. Músculo Cardíaco: Trata-se de um músculo que apresenta fibras mistas, de cor avermelhada, possui contração involuntária, responsável pelo bombeamento de sangue no organismo. Exemplo: Coração. Componentes Esqueléticos:

Anatômicos

dos

Músculos

Estriados

Vente Muscular: É a porção contrátil. Fáscia: Bainha de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, facilitando assim o deslizamento. Tendão ou Aponeurose: Estruturas que fixam o vente muscular ao osso. Classificação dos Músculos Esqueléticos Fibras Paralelas Músculos Longos: Comprimento maior que a largura. Músculos Largos: Comprimento, largura e espessura equivalentes.

Fibras Oblíquas Músculos Unipenados: Com fibras de um lado só do tendão. Músculos Bipenados: Com fibras dos dois lados do tendão. Origem: é o ponto fixo (Tendão proximal) Músculo Bíceps: Duas origens e uma inserção. Músculo Tríceps: Três origens e uma inserção. Músculo Quadríceps: Quatro origens e uma inserção. Inserção: é o ponto móvel (Distal) Músculos Bicaudados: Duas inserções e uma origem. Músculos Policaudados: Mais de duas inserções e uma origem. Quanto ao vente muscular: Digástricos: Com dois ventres. Poligástricos: Com mais de dois ventres. Grupos: Cabeça; Pescoço; Tórax; Abdômen; Dorso; Membros Superiores; Membros Inferiores; Órgãos dos Sentidos; Períneo; Tipos de Contrações Concêntrica: Músculo encurta, reduzindo o ângulo da articulação. Excêntrica: Músculo alonga, aumentando o ângulo da articulação. Isométrica: Estabiliza as articulações, responsável pela sustentação de objetos e nas extremidades.

Características: Superficiais: Abaixo da pele e anexo; Profundos: Abaixo dos músculos superficiais. Formatos: Longos, curtos e largos. Sentidos de Fibras: Vertical, horizontal, oblíquo e circular. Origem: Local de início. Inserção: Local onde se fixa. Agonista: Em ação. Antagonista: Em relaxamento. Sinergistas: Estabilizadores das articulações de extremidades. Fixadores: Estabilizadores das articulações proximais. Componentes Anatômicos Vente muscular: Corpo do Músculo. Tendão: Tecido conjuntivo, rico em fibras para a fixação do ventre muscular. Aponeurose: Músculo em forma de leque. Bainhas tendíneas: Túneis onde deslizam os tendões. Bolsas Sinoviais: Bolsas formadas por membrana serosa que facilita os deslizamento muscular. Fáscias: Separa os músculos da pele (superficial) e os músculos de outros órgãos (profundos). Epimísio: Película de revestimento mais externo do músculo. Perimísio: Tecido que agrupa de 10 á 100 fibras musculares. Endomísio: Tecido que agrupa apenas 1 fibra muscular. Propriedades Musculares Contratilidade: Capacidade de contrair-se e relaxar-se;

Elasticidade: Capacidade de distender e voltar ao estado anterior; Excitabilidade: Capacidade de contração brusca; Movimentos Articulares Flexão: Diminuição do ângulo articular. Extensão: Aumento do ângulo articular. Abdução: Afastamento do plano sagital. Adução: Aproximação do plano sagital Rotação: Movimento em torno de um mesmo eixo. Supinação: Rotação lateral. Pronação: Rotação Medial. Circundução: Movimento em Cone....


Similar Free PDFs