Analise do Filme Toc Toc - Psicologia PDF

Title Analise do Filme Toc Toc - Psicologia
Course Psicologia
Institution Universidade Cidade de São Paulo
Pages 3
File Size 76.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 101
Total Views 190

Summary

Analise do Filme "Toc Toc" com base no DSM IV...


Description

Roteiro de análise do filme TOC TOC 1- Quais os papeis de grupo puderam ser percebidos neste filme e por quais personagens? No início do filme os personagens que esperam o terapeuta se caracterizam por um agrupamento partilhando do mesmo espaço. Ao decorrer do filme, os personagens iniciam algumas discussões sobre seus transtornos, compartilham o funcionamento dos seus dias e começam a refletir sobre soluções que poderiam fazer para a melhora de cada um, tendo o mesmo objetivo e interesses em comum, passando então de um agrupamento para a constituição de um grupo. Os personagens constituídos por esse grupo são: Emilio, Lili, Otto, Blanca, Ana Maria e Federico.

2- Houve alguma transição de papeis ao longo do filme? Sim. É sugerido por um dos personagens que façam uma atividade onde, um por vez, os indivíduos tentem ficar 3 minutos sem transparecer seus TOCs enquanto os outros observam e auxiliam no processo. Dessa forma, ao longo do filme podemos perceber que o papel de protagonista da situação grupal transita pelos personagens, onde em cada momento diferente as atenções são voltadas para certo integrante, fazendo com que diversos pontos de vista possam ser observados por todos.

3- Qual é o tipo de grupo apresentado e suas características principais? Grupo de pessoas com o mesmo objetivo, ser atendido por um terapeuta. Suas principais características: Todos possuem algum tipo de transtorno obsessivo compulsivo ou uma síndrome. Como síndrome de tourret, aritmomania, repetição, mania de limpeza, alinhamento e simetria, incapacidade de andar sobre linhas, acumulação obsessiva, compulsão por verificação. Todos também declaram ter dificuldade em manter relacionamentos afetivos e sociais. Convivem com os transtornos há muito tempo.

4- Qual personagem mais chamou a atenção de vocês e por qual motivo? Blanca, assistente de laboratório. A mesma tem um transtorno relacionado as bactérias, em sempre estar em constante limpeza. E isso nos impressiona pela situação atual em que estamos vivendo, por conta de termos que tomar bastante cuidado com o vírus, então de certa forma acabamos nos refletindo na personagem.

5- O que mais chamou a sua atenção neste grupo apresentado no filme? A empatia e a vontade que eles tiveram para realizar alguma técnica para se ajudarem, mesmo sem o profissional presente. Sem se conhecerem eles aceitaram a ideia de realizar uma terapia em grupo, sem medo ou vergonha de falar sobre suas particularidades, desta forma um foi tentando compreender o outro e alguns até deram sugestões do que pode ser o transtorno em específico e do que podem tentar fazer para ter alívio dos sintomas.

6- Quais são os principais sintomas do TOC? No transtorno obsessivo compulsivo as pessoas podem apresentar comportamentos ritualísticos, movimentos repetitivos, repetições persistentes de palavras, agitação, hiperatividade, impulsividade, isolamento social, ansiedade, apreensão, ataque de pânico, culpa ou descontentamento geral, medo, depressão, narcisismo ou obsessões sexuais, aversão a alimentos, pensamento acelerado, pesadelos ou repetição incessante de pensamentos.

7- Quais reflexões o tema abordado pelo filme trouxe para vocês? O TOC apresentado pelos personagens no filme nos faz refletir sobre o quão complicado é para quem vive com esses transtornos ter boas relações sociais e principalmente com pessoas mais próximas de si, como família e amigos. Esses transtornos implicam até mesmo em seu cotidiano. Por exemplo, o TOC de Blanca e Ana Maria fazem com que elas percam uma boa parte de seu tempo limpando ou verificando as coisas, tempo que poderiam ocupar fazendo algo que gostem.

Com este tema podemos ver a importância da inclusão e da empatia. Não podemos esquecer que a realidade do outro é diferente da nossa e que ajudá-lo é essencial para a sua melhora.

8- De que forma vocês conduziriam um processo com este tipo de grupo (uso de alguma técnica ou abordagem de grupos, etc.)? Utilizando técnicas da terapia de Exposição e Prevenção de Resposta (EPR) ou de Rituais. Assim como no filme, conduziríamos à abstenção de realizar verificações nas circunstâncias em que normalmente eram "forçados" a realizar tais rituais e aos poucos chegar na habituação....


Similar Free PDFs