Áreas Motoras (proj e assoc) PDF

Title Áreas Motoras (proj e assoc)
Author Luan Marzulo
Course Fisiologia Humana
Institution Universidade Cidade de São Paulo
Pages 1
File Size 85.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 3
Total Views 147

Summary

Resumo sobre áreas motoras...


Description

 ÁREAS MOTORAS DE PROJEÇÃO (PRIMÁRIAS) E DE ASSOCIAÇÃO (SECUNDÁRIAS)  Área motora primária – M1 (área 4 de Brodmann) Localizada na região do giro pré-central  citoarquitetura: isocórtex heterotípico agranular, presença de células piramidais gigantes (céls de Betz, que contribuem para a formação do trato corticoespinhal. Estímulos elétricos nessa área provocam movimentos em partes específicas da metade contralateral do corpo. Estímulos na porção mais baixa do giro produzem movimentos da língua, mais acima, na face; na região adjacente, movimentos do braço, e assim sucessivamente até chegar à face medial do hemisfério cujas estimulações promovem movimento da perna e do pé. Observa-se uma somatotopia, ou seja, para cada parte do corpo há uma correspondência cortical  homúnculo motor distorcido, pois suas porções não correspondem ao tamanho das diferentes porções do corpo, mas com a capacidade de realização precisa de movimentos, que será determinada pelos hábitos e necessidades comportamentais específicas de cada espécie. Na espécie humana são privilegiados movimentos das mãos e da face. Lesão: Lesões da área motora primária resultarão em paralisias nas porções correspondentes a metade contralateral do corpo.



Áreas motoras secundárias (unimodais):



Área pré-motora (área 6 de Brodmann) Localizada no lobo frontal situada na face lateral do hemisfério, adiante da área motora primária (área 4). Menos excitável que a área motora primária, exigindo correntes elétricas mais intensas para a obtenção de respostas motoras. Respostas obtidas são menos localizadas que a da área 4, envolvendo maiores grupamentos musculares (tronco e base de membros). Lesão: em lesão de área pré-motora ocorre paresia (diminuição da força muscular) o que impede o paciente de elevar totalmente braços ou pernas. Pela via cortico-espinal, coloca a musculatura proximal dos membros em postura básica para a realização de movimentos mais delicados (realizados pela musculatura mais distal). Função principal da área pré-motora está relacionada ao planejamento motor.



Área motora suplementar (parte da área 6 de Brodmann) Localizada na face medial do giro frontal superior. Principal função é a mesma da área pré-motora, o planejamento motor de sequencias complexas de movimentos.

 Planejamento motor – ao estender o braço para pegar um objeto, estudos de neuroimagem demonstraram que há ativação de uma das áreas de associação secundárias (pré-motora ou motora suplementar), indicando o aumento de atividade metabólica neural nessas áreas. Após um ou dois segundos, a atividade cessa e passa a ser ativada a área motora primária, principal origem do trato córtico-espinal, e simultaneamente, ocorre o movimento. Conclui-se que na execução de um movimento há uma etapa de planejamento, função das áreas motoras secundárias e uma etapa de execução, da área M1. Vale lembrar que o cerebelo também participa do planejamento pela ativação do núcleo denteado antes mesmo da área M1.  Lesões dessas áreas resultam em disfunções denominadas apraxias, nas quais o indivíduo perde a capacidade de realizar gestos simples como escovar os dentes ou abotoar a camisa. A capacidade de realizar o gesto não está comprometida, pois a área motora primária está intacta. Mas áreas responsáveis pelo planejamento motor estão. A área M1 está pronta para fazer o gesto, mas não sabe como fazê-lo.

 Neurônios espelhos - tipo de neurônio ativado quando o indivíduo realiza um ato motor e também quando ele observa outro individuo fazendo a mesma coisa. Nos seres humanos e nos macacos, o sistema é frontoparietal, ocupa parte da área pré-motora até a parte inferior do lobo parietal. Os neurônios espelho estão na base da aprendizagem motora por imitação....


Similar Free PDFs