Conflitos Psicológicos PDF

Title Conflitos Psicológicos
Course Psicologia Sócio-Interacionista
Institution Universidade Paulista
Pages 6
File Size 85.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 29
Total Views 140

Summary

começa quando uma parte percebe que outra negativamente o afetou, ou está prestes a afetar negativamente qualquer de seus interesses. Pode-se dizer que é obrigatório que as partes ou uma das partes devem perceber o conflito, se isso não acontecer, então o conflito não existe
...


Description

CONFLITOS PSICOLÓGICOS

Introdução Quando há um impulso, um desejo, e a pessoa não é capaz de satisfazê-lo, então o que em psicologia chamamos de frustração. Manifesta-se como um estado de vazio ou saudade insatisfeita . O processo de maturidade é nada mais do que um longo curso de obstáculos. Ao longo do desenvolvimento vital, encontramos inúmeras barreiras que impedem ou impedem a realização de nossos desejos e impulsos. A verdadeira maturidade é alcançada quando assumimos nossas limitações. Quando sabemos como viver com as frustrações que vêm sobre eventos intransponíveis. Quando nossos objetivos e objetivos são fixados em um plano real, relegando nossas fantasias para o campo do sonho, sabendo em todos os momentos que não somos deuses ou superhomens. Muitos problemas vêm do mundo das frustrações que desencadeiam em comportamentos agressivos de pessoas tanto para fora quanto para dentro, transformando o indivíduo em um ser antissocial ou autodestrutivo. Uma pessoa pode sofrer ferimentos psíquicos como resultado de um evento ou situação que influencia negativamente a sua vida. Alguns eventos de vida pode marcar-nos decisivamente, quer pela intensidade do evento ou porque eles são alguém psicologicamente fraco. Por exemplo, uma decepção do amor pode fazer com que uma pessoa mude atitudes para com as pessoas do sexo oposto, pode haver um estranhamento emocional ou alguma desconfiança ao considerar a possibilidade de um novo relacionamento. Trauma pode ocorrer em qualquer idade, embora talvez a idade mais comum é a infância e juventude como eles são períodos em que a personalidade ainda não foi moldada e qualquer evento pode influenciar mais decisivamente. Nem deveríamos pensar que certos acontecimentos, como agressão, humilhação, abandono ou perda, inevitavelmente causam trauma. A mesma situação pode influenciar duas pessoas de forma muito diferente. Por exemplo, um suspense pode motivar um menino para estudar mais ou mudar o seu método de estudo, e ele também pode desmotivar completamente outro que perde a confiança em sua capacidade de realizar as coisas por conta própria.

De uma experiência dolorosa, as pessoas aprendem, refletem e têm conclusões positivas que os tornam, por exemplo, mais flexíveis, tolerantes e até fortes. Outros, no entanto, afundar e não ver nenhuma saída. Conflito O conflito: um processo que começa quando uma parte percebe que outra negativamente o afetou, ou está prestes a afetar negativamente qualquer de seus interesses. Pode-se dizer que é obrigatório que as partes ou uma das partes devem perceber o conflito, se isso não acontecer, então oconflito não existe A análise e a decisão são realizadas em pelo menos cinco planos diferentes: Nível fisiológico: mecanismo de análise e decisão é interconstruída dentro da pessoa. O processo é automático e escapa a nossa vontade. Nível inconsciente: Determine quais estímulos são agradáveis, convenientes ou adequados. O mecanismo de análise e decisão é desconhecido para nós. Nível emocional: a afetividade é prevalente na decisão. Nível de hábito: é uma resposta uniforme e automática para o mesmo estímulo. Destina-se a poupar tempo e esforço. Nível consciente: há uma análise de estímulo e uma decisão voluntária.

TIPOS DE CONFLITO Alguns autores classificam, em geral, conflitos em intergrupos interpessoais e Conflito interpessoal São os conflitos que surgem entre duas pessoas e representam um problema sério porque afetam profundamente suas emoções. Eles surgem de várias fontes, tais como: Mudança organizacional. Confrontos de personalidade. As escalas opostas de valores. As ameaças do status. Esses conflitos exigem a proteção da auto-imagem e da auto-estima do mal que outros podem causar, por isso, se o conceito de si é ameaçado, ocorre um desconforto grave e a relação se deteriora levando ao conflito.

Às vezes, as personalidades ou caracteres incompatíveis das duas pessoas causam o confronto, ou o conflito surge de deficiências na comunicação ou por diferenças de percepção. Conflito entre grupos Os conflitos entre dois ou mais grupos de pessoas também causam sérios problemas para as empresas e os indivíduos envolvidos. Neste tipo de conflito, cada grupo tem como objetivo diminuir a força do outro, adquirir poder e melhorar sua imagem (como em gangues juvenis). Esses conflitos têm sua origem em uma variedade de causas, tais como: Diferentes pontos de vista. Lealdade ao líder do grupo ou do grupo. Rivalidade ou luta pela supremacia entre os líderes. Concorrência por recursos. Vantagens do conflito Servem como uma válvula de exaustão permitindo que a pressão seja liberada e trazendo à superfície os problemas os mais escondidos, que podem ser endereçados e resolvidos. Os indivíduos são incentivados a ser criativos e buscar melhores métodos que geram resultados de maior satisfação, incentivando-os a inovar e testar novas ideias. Ajuda as partes no conflito a adquirirem uma melhor compreensão dos outros e também de si mesmos. Quando os conflitos são resolvidos de acordo com ambos os lados, as pessoas se sentirão mais comprometidas com a solução, levando não apenas à consecução dos objetivos, mas também a uma inter-relação mais saudável e mais madura. Desvantagens do conflito As desvantagens potenciais existem especialmente quando o conflito fica fora de controle e dura muito tempo ou se torna muito intenso. Também quando se destina a fugir do conflito e isso como uma bola de neve torna-se uma avalanche mais difícil. Os conflitos interpessoais podem prejudicar a disponibilidade para a cooperação e o trabalho em equipe, gerando, às vezes, um clima de desconfiança que afete ou impeça a coordenação dos esforços.

Algumas pessoas experimentam uma deterioração em sua auto-estima, em outros a sua motivação é afetada. Os líderes devem evitar essas desvantagens ou efeitos negativos do conflito e antecipar as conseqüências prováveis, implementar as estratégias certas para que a gestão inteligente não venha para a frente. Os conflitos podem ser de três tipos: 1. aproximação: dualidade em que duas situações são atraídas. 2. Evitação: dualidade em que as duas situações são igualmente indesejáveis e produzem aversão. 3. abordagem: evitação: dualidade produzida pelo desejo e aversão da mesma tendência. CONSEQUÊNCIAS DOS ESTADOS DE CONFLITO E FRUSTRAÇÃO Angústia e ansiedade Insegurança e indecisão Excitação e irritabilidade Ressentimento Generalização da angústia Atitude do escape Agressividade Neurose

FRUSTRAÇÃO A frustração: o estado daquele que está sujeito a uma situação insolúvel, é privado da satisfação de um desejo decepcionado com suas expectativas de recompensa ou bloqueado em sua ação. Sentindo que flui quando você não conseguir atingir o objetivo que você definiu-se e lutou por. Você sente ansiedade, raiva, depressão, angústia, raiva. Sentimentos e pensamentos autodestrutivos para o assunto.

ORIGEM DA FRUSTRAÇÃO (PORQUE ORIGEM) Exclua arbitrariamente objetos desejáveis.

Impeça que os indivíduos concluam um trabalho. Induzir nos assuntos sentimentos de fracasso e desconfiança de suas próprias habilidades. Restringindo do lado de fora a expressão dos impulsos do indivíduo e a afirmação de sua própria personalidade. Incentivar as discrepâncias entre desejos e as possibilidades de satisfazê-las. Implementar liderança insatisfatória.

REAÇÕES DA FRUSTRAÇÃO Agressão A primeira forma de reação de frustração é a agressão. A energia da motivação é dirigida assim ao objeto frustrante, assim à barreira que foi põr entre o organismo e seu alvo, para removê-lo ou destruí-lo. É então dito que a agressão é direta. Em outros casos, a agressão pode ser adiada de tempos em tempos e realizada indiretamente. Evasão Esta é outra forma de resposta de frustração; a pessoa afasta-se do objeto frustrante. A evasão pode ser parcial ou total. No primeiro caso surgem duas possibilidades: evasão física parcial ou evasão psíquica parcial. A evasão física parcial é causada pelo absenteísmo e atrasos. Na evasão total, ele decide deixar o emprego ou procurar outro. O volume de pessoal é então apresentado; ou seja, o número de pessoas que causam baixos da organização e que precisam ser substituídas. Uma porcentagem pode ser calculada indicando a severidade da rotação; Obviamente, se for alto, os custos da organização terão de atrair outras pessoas (anúncios em jornais, ou em outros meios de comunicação de massa). Selecionando e treinando-os (no início podem fazer muitos erros, estragando o material, tendo mais acidentes do trabalho etc.). Além disso, os trabalhadores que se retiram da organização e tornam-se frustrados serão propagandistas negativos da organização (agressão diferida).

Regressão Cada pessoa passa por várias etapas em seu desenvolvimento. A regressão consiste em ir para trás, voltando aos estágios que já passaram. Em crianças

pequenas é muito fácil de observar. Quando a única criança, acostumada a fazer o centro do cuidado familiar, tem que enfrentar um irmão recém-nascido, ele pode voltar a comportamentos já superados: ele suga o dedo, fala como uma criança de observação mais jovem, pára de avisar quando ele precisa ir ao banheiro, etc. Isolamento Se lidar com outras pessoas é frustrante, então o isolamento segue. A pessoa não tem mais contatos amigáveis ou de trabalho com seus pares, superiores ou subordinados. As razões podem ser muitas: equívocos, problemas de personalidade, diferenças em idades, culturas, etc. Racionalização Consiste em tentar justificar-se, dar falsas razões para explicar certos fatos. A realidade é frustrante nestes casos; é preferível disfarçá-lo. O aluno que não prepara o exame final é reprovado e exclama, "o professor falhou comigo porque eu sou hostil a ele", é um claro exemplo de racionalização. Demissão Diante de repetidas frustrações, a motivação desaparece, a pessoa renunciou a si mesmo para não atingir seu objetivo. Se um empregado não é promovido após promessas repetidas feitas a ele por seu chefe a esse respeito, ele acaba não acreditando nele mais. Sublimação De todas as formas de resposta à frustração, este é o único positivo, o único que não exacerbam os problemas; amadurecer de um ponto de vista da integração psicológica. Consiste em superar as causas da frustração ou darlhes uma saída adequada. Um exemplo é Demustenes; Ele estava gaguejar, o que ele achou altamente frustrante, mas pela força da paciência e do exercício, ele se tornou um dos maiores oradores que a humanidade já teve. Trabalhar, estudar esportes para liberar a energia que produziu a motivação e que não poderia atingir o objetivo, constituem formas apropriadas de sublimação. CONSCUMENTS DA FRUSTRAÇÃO Agressividade Regressão e comportamento da infância Tristeza e depressão Introversão...


Similar Free PDFs