Dicionário Filosófico PDF

Title Dicionário Filosófico
Author Tomás Costa
Course Filosofia
Institution Ensino Secundário (Portugal)
Pages 3
File Size 70.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 87
Total Views 131

Summary

Dicionário Filosófico...


Description

DICIONÁRIO FILOSÓFICO (Tomás Costa N29 10H)

Ética Consequencialista- Adota uma certa unidade de valor como sendo boa em si mesma. Essa unidade é o prazer. Cuja qualidade moral não pode ser contestada pois está acima de qualquer suspeita. Baseia-se nas consequências para determinar a qualidade da ação. Egoísmo Ético- Diz como devemos comportar-nos; nesse sentido, é uma teoria normativa. Para o egoísmo ético, o nosso único dever primitivo é fazer o melhor para nós mesmos. O interesse próprio é o princípio moral fundamental. Hedonismo- É uma teoria ou doutrina filosófico- moral que afirma que o prazer é o bem supremo da vida humana. Imparcial- Alguém que age sem favorecer alguém em detrimento de outra pessoa. Princípio de utilidade- “o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função da sua tendência de aumentar ou reduzir o bem-estar das partes afetadas pela ação. Designamos por utilidade a tendência de alguma coisa em alcançar o bemestar, o bem, a beleza, a felicidade, as vantagens, etc. O conceito de utilidade não deve ser reduzido ao sentido corrente de modo de vida com um fim imediato”. Princípio da Maior Felicidade- Uma ação é boa quando promove a felicidade. A felicidade é “única coisa desejável como fim” e, por isso, boa em si mesma. A felicidade é um estado de bem-estar, de prazer e ausência de dor ou sofrimento. Prazeres Inferiores- Prazeres ligados ao corpo, provenientes das sensações. Por serem inferiores, não permitem a realização plena da natureza humana. Prazeres Superiores- Prazeres ligados ao espírito potenciadores de bons sentimentos morais. Permitem a realização do ser humano.

Teleológica- É o estudo filosófico dos fins, isto é, do propósito, objetivo ou finalidade. Embora o estudo dos objetivos possa ser entendido como se referindo aos objetivos que os homens se colocam em suas ações, em seu sentido filosófico. Refere-se ao estudo das finalidades do Universo.

05/06/2020

Liberalismo- liberdade individual como valor fundamental

Igualitarismo- Eliminação das desigualdades como valor fundamental

Michael Sandel- filósofo norte Americano, é comunitarista

John Rawls- é considerado um dos maiores filósofos do nosso tempo, A sua conceção dá origem à perspetiva contemporânea do liberalismo igualitário.

Princípio da diferença- requer que sejam respeitados dois aspetos: 1º- todos os indivíduos são diferentes, têm características naturais que os colocam em situação de desigualdade. 2º- todos devem ter a oportunidade de aceder a funções/cargos sociais, em pé de igualdade.

Estado- é a comunidade constituída por um povo que, a fim de realizar os seus ideais de segurança, justiça e bem-estar

Liberdade Política- é a liberdade construída na sociedade politicamente organizada. Restringe o direito de liberdade de ação do indivíduo àquilo que é permitido por lei

Desobediência civil- consiste, por tanto, na violação pacífica e pública da lei, com o objetivo de chamar a atenção para leis ou políticas injustas....


Similar Free PDFs