Escala de coelho e savassi PDF

Title Escala de coelho e savassi
Course Vivência em Comunidade I
Institution Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Pages 2
File Size 109.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 46
Total Views 134

Summary

Atividade de Vivencia e Comunidade do curso de medicina...


Description

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN Faculdade de Ciências da Saúde - FACS Curso: Bacharelado em Medicina Disciplina: Vivência em Comunidade I - Profª Tammy Rodrigues Aluno: João Lucas Filgueira Nogueira (Matrícula: 02001938-6)

1. APLICAÇÃO DA ESCALA DE COELHO NA FAMÍLIA DE SEU FELIZBERTO Segundo os dados recolhidos sobre a família da Vila Feliz e a tabela a seguir, temos as seguintes pontuações:

Baixas condições de saneamento: 3 pontos Drogadição: 2 pontos (duas pessoas da família nessa condição) = 4 pontos Maior de 70 anos: 1 ponto (duas pessoas da família nessa condição)= 2 pontos Hipertensão Arterial Sistêmica: 1 ponto (três pessoas da família possuem essa enfermidade)= 3 pontos Diabetes Mellitus: 1 ponto (três pessoas da família possuem essa enfermidade)= 3 pontos Relação Morador/cômodo: 12 moradores para 19 cômodos → 0,63 → 0 TOTAL: 15 pontos A família de Seu Felizberto pode ser classificada como risco máximo (R3), pois apresenta uma pontuação maior ou igual a 9 na Escala de Coelho.

2.

REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE COELHO A Escala de Coelho foi desenvolvida para ser um instrumento de reorganização

da demanda e avaliação de seu impacto na comunidade, ou seja, por meio dela é possível realizar a observação das situações de risco das famílias, buscando classificar quais demandam maior atenção. Essa ferramenta é considerada um meio simples, fácil e claro para a priorização do atendimento nas visitas domiciliares, uma vez que ela utiliza a ficha A do SIAB - a qual já é empregada há muito tempo pelas equipes - como base para a classificação das famílias. Em relação à família de Seu Felizberto, como demonstrado no item 1 desta atividade, ela apresentou um risco máximo (R3) para a Escala de Coelho. Tal situação ocorre devido à baixa condição de saneamento - pois essa família utiliza a fossa séptica para o despejo de esgoto -, a qual aumenta a chance desses indivíduos contraírem doenças pelo contato próximo com dejetos fecais; possuir 2 alcoólatras na família (os gêmeos Diego e Diogo); à presença de dois idosos acima dos 70 anos - Seu Felizberto e Dona Antonia -, os quais necessitam de maiores cuidados médicos em razão da idade avançada; à hipertensão arterial sistêmica e à diabetes mellitus - que afetam três componentes da família: Seu Felizberto, Dona Antonia e Vanusa -, doenças essas que precisam de cuidados especiais, além de terem potencial de provocar outros comprometimentos de saúde. Assim, observa-se que essa família deve ser prioridade no atendimento de Visita Domiciliar pela equipe multiprofissional de saúde da família. Além disso, os investimentos em recursos humanos e financeiros devem ser deslocados em maior quantidade para a assistência das famílias como a de Seu Felizberto, seguindo o princípio de Equidade de tratamento do SUS, isto é, famílias com mais necessidades devem receber mais apoio. Porém, é importante analisar se após a aplicação e estruturação da demanda haverá melhora na classificação das famílias de risco máximo, como a de Seu Felizberto, bem como se sua utilização não irá piorar a classificação das famílias de risco baixo....


Similar Free PDFs