Escola-Literaria-Realismo PDF

Title Escola-Literaria-Realismo
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 5
File Size 67.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 9
Total Views 134

Summary

O Realismo foi um movimento literário que surgiu no Século XIX, foi um período de grandes mudanças na sociedade, isso porquê, antes dessa escola, havia o Romantismo, que é quase o oposto do Realismo. Nesse trabalho, veremos essa mudanças e como ocorreu, além de abordar as principais características....


Description

Introdução ao Realismo A forma do mundo e da literatura pensarem mudaram bastante a partir da metade do século XIX. De uma visão até então idealista da vida e da arte, essa uma característica do romantismo, passou para uma concepção mais realista das coisas, que fosse condizente com o cotidiano. Trata-se do realismo, escola literária que defendia a objetividade na descrição da sociedade e revelação de seus conflitos com agudeza. Essa escola literária nasceu mais racional e prática do homem. Era uma literatura mais crítica diante das coisas que aconteceram.

Realismo Europeu O movimento literário do realismo é caracterizado pela fiel representação artística da natureza e da sociedade. Vendo por um ponto mais amplo, irá englobar toda manifestação que seja estética e baseada na reprodução de uma realidade, em contraposição a arte anterior que é inspirada na estética do classicismo, o romantismo. foi na França que essa literatura e cultura foi predominante na segunda metade do século XIX. E aos poucos foi sendo estendida por toda a Europa e os outros continentes. Para melhor compreensão do que foi essa escola literária, é importante ressaltar uma breve introdução do seu contexto histórico, social, cultural político, e econômico que vivia aquele período.

Contexto Histórico A economia mundial passou por profundas modificações na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra com o início da revolução industrial. Este foi um processo muito longo, lento e gradual. Que os especialistas dividem em duas partes: 1.

Revolução do carvão e do ferro: que acontece no período de

1780 a 1850.

2.

Revolução do aço e da eletricidade: o que aconteceu no

período de 1850 a 1914. E relacionado a evolução do sistema capitalista, o desenvolvimento industrial se estendeu. O processo de industrialização gerou forte impacto na economia. então foi criado uma diferença muito grande entre os países desenvolvidos e os sobre desenvolvidos economicamente. As grandes alavancas para o desenvolvimento industrial foram a utilização da força e hidráulica e do vapor o maquinismo e uma nova divisão de trabalho, esta última está responsável pelo incremento desde mensurado da concentração urbana. É importante citar que houve a consolidação da burguesia, cujos tinham interesses associados as mudanças e cuja base e sua ideologia era ancorada no liberalismo político e econômico. Dessa forma o processo de modernização decorrente das inovações políticas, sociais e econômicas trouxeram muitos benefícios a um setor específico da sociedade, para o outro lado isso não melhorou a vida de grande parte da população. Em consequência disso a sociedade ficou dividida entre os burgueses, O que eram os donos dos meios de produção, e o proletariado, que possui um apenas a sua força de trabalho. dessa forma a política se intensificou mais ainda por causa da divisão entre os ricos e pobres. Tanto nas minas de carvão como nas fábricas os operários eram submetidos a uma disciplina de longa jornada e a frequente possibilidade de demissão. Nesse contexto que o trabalhador era tratado como mercadoria, e era tratado de maneira a qual os seus superiores queriam. Os burgueses achavam isso bom, postinho mais controle em relação aos empregados, que muitas vezes passavam a trabalhar mais de 14 horas, além disso as mulheres e as crianças tinham um salário inferior aos dos homens. Importante ressaltar que o local onde as pessoas trabalhavam era de situação precária, onde é incidentes eram comuns de serem ocorridos.

Na luta contra opressão imposta pela burguesia dominante, os sindicatos passaram a organizar greves que muitas das vezes levavam o caminho da violência. No decorrer da segunda metade do século XIX, o sindicalismo em inglês passou a ser dirigido por trabalhadores qualificados, que chegou até o âmbito nacional. Em outras regiões da Europa os operários também lutavam para condições melhores de trabalho. Esse século também foi caracterizado pela luta pela emancipação política empreendida por vários países europeus. A restauração das monarquias por direito divino em quase todo o continente acabou sufocando as aspirações dos movimentos nacionalistas e liberais que passaram a desafiar o sistema que estava reinando. Por causa de todas essas mudanças que ocorreram em relação à economia e cultura a sociedade também passou a pensar de forma diferente no decorrer do tempo, coisa que não era muito comum antigamente. algumas pessoas passaram a questionar a existência de Deus. Isso que aconteceu foi por causa de uma representação de arte inovadora revolucionária e imaginativa. Do qual o indivíduo revela seus sonhos e imaginações. As principais doutrinas desenvolvidas no período, de poder de atração perdurante, foram as seguintes: 1.

Socialismo utópico: o que defendia administração coletiva

dos meios de produção como condição para o igualitarismo. Seu maior representante teórico foi o economista alemão Karl Marx e Friedrich Engels. É importante ressaltar que foi nessa fase que ocorreu o livro conhecido como manifesto comunista . 2.

Evolucionismo: no ano de 1859, o cientista inglês Charles

Darwin revolucionou a ciência e acabou escandalizando a igreja ou fazer comentários no seu livro de teoria sobre a origem das espécies. No texto podemos encontrar sobre a seleção natural no mecanismo da evolução, que gerou muito impacto naquele tempo. Segundo Darwin o homem é descendente do macaco, portanto não há ligação nenhuma entre homem e Deus, dessa forma não haveria outra vida pois o homem viveria sozinho. destinado a lutar para sobreviver as

pessoas sofreram influência do ambiente em que viviam e da seleção natural. Dessa forma entre a questão da cadeia alimentar. 3.

Positivismo: segundo Auguste Comte, o único conhecimento

válido era o positivo que pode ser comprovado praticamente, ou seja aquele saber real útil preciso e orgânico. Em que está baseado na concepção da experiência em fatos concretos. É possível citar alguns tópicos sobre o desenvolvimento da filosofia analítica. •

O conhecimento irá decorrer dos dados positivos que

são adivinhados da experiência, e os estudiosos devem limitar-se A análise dos mesmos; •

As ideias devem se relacionar em um campo formal,

formado pela lógica pura e pela matemática, e por fim; •

A

informação

transcendental

fornecida,

pela

metafísica por exemplo, ou pela teologia ou pela especulação não critica deve ser rejeitada, uma vez em que não existe a possível verificação prática. 4.

Determinismo: foi uma teoria filosófica aposta ao ar do livre

arbítrio, considera que todas as coisas no universo inclusive o comportamento pessoal está submetido a regras imutáveis que decorrem de casos anteriores. em consequência disso o ser humano estaria limitado nas suas escolhas, sendo incapacitado de usufruir e influir nos acontecimentos de que participa. Considere que a conduta humana está vinculada a três fatores: a raça, o contexto histórico e o meio social.



O primeiro é de caráter genético, diz respeito ao

conjunto de disposições inatas e hereditárias do indivíduo. •

O segundo relativo ao momento presente, deixa a

firma que representa o legado de uma herança secular. •

O último estabelece que é um determinado processo

histórico o momento presente está condicionado pelo que precede e pelo elemento sucessor.

Sabemos que o realismo constitui um estilo que era o oposto do romantismo, uma vez que irá defender a arte como reprodutora fiel e meticulosa da natureza e da sociedade. Essa nova arte surgiu de pintores franceses estabelecidos no interior do país e tinha um objetivo de reproduzir a realidade local. Podemos destacar a figura de François Millet. Mas quem de fato começou a praticar e divulgar a plástica realista foi Gustav Coubert, quando a exposição dos seus quadros foi vetada pela exposição universal. Na literatura a narrativa realista em contraposição ao realismo e subjetivismo anteriores, tenho cotidiano como tema, e a caracterização precisa das personagens como meta e a objetividade de escrita como forma. Os textos realistas irão assumir uma perspectiva determinista e positivismo, serão antireligiosos e descrevem a sociedade com todas as suas mazelas e contradições....


Similar Free PDFs