Esteticaplanejamento PDF

Title Esteticaplanejamento
Author João Victor Barros Henriques
Course Estética
Institution Centro Universitário de Brasília
Pages 4
File Size 114.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 72
Total Views 134

Summary

Download Esteticaplanejamento PDF


Description



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UniCEUB FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - FAET CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ESTÉTICA PROFESSOR: BEATRIZ DE ABREU E LIMA 1o SEMESTRE DE 2011 EMENTA Introdução à Estética: a Especificidade da Dimensão Estética. Categorias da Estética. Fundamentação do Juízo Estético. Paradigmas Estéticos Contemporâneos. Estética da Arquitetura. OBJETIVOS Ao final do semestre o aluno deverá adquirir noções básicas referentes ao significado da dimensão estética e a dimensão estética das linguagens artísticas. Ao final do semestre o aluno deverá ter elaborado uma compreensão dos conceitos básicos da discussão estética e das especificidades dos distintos contextos das artes, no que diz respeito aos meios de expressão e ao tipo de experiência estética propiciada e dos cruzamentos destes contextos com o da arquitetura. Ao final do semestre os alunos deverão ter adquirido uma compreensão da arte em sua ambigüidade constitutiva: como fenômeno estético transhistórico e como fenômeno enraizado em contextos históricos específicos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução da Estética A dimensão estética e o Significado da arte A dimensão social das Linguagens Artísticas A especificidade da Arquitetura no âmbito da Estética Tópicos da Estética da Arquitetura A linguagem arquitetônica A dimensão estética na arquitetura Na dimensão estética da arquitetura abordaremos os seguintes enunciados: 1. O lugar do observador com respeito à obra de arte.

2. 3. 4. 5. 6.

O espaço tempo nas artes e na arquitetura. O espaço vazio A desconstrução da casa O labirinto O passeio como experiência estética.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Serão ministradas aulas expositivas apoiadas por material visual, bem como seminários e trabalhos em grupo. AVALIAÇÃO Cada aluno, individualmente, deverá responder a três tipos de avaliação ao longo do semestre, assim organizadas: Avaliação de tipo 1: menção relativa às apresentações de seminários em grupo. Serão avaliadas o conjunto dos grupos e a participação individual nas apresentações, considerados aspectos relativos ao domínio dos temas e a objetividade no desenvolvimento dos mesmos. Avaliação de tipo 2: menção relativa aos trabalhos feitos ao longo do semestre. As datas serão avisadas em sala de aula oportunamente. Avaliação de tipo 3: menção relativa a participação em aula. Será considerada positivamente na avaliação a presença e a atitude de participação no processo de aprendizado conduzido em aula ao longo do semestre. Serão consideradas negativamente nesta avaliação as presenças em aula marcadas por atitudes que prejudiquem a exposição e/ou dificultem a atenção dos colegas, podemos nestes casos ser anotadas a ausência do aluno, desconsiderada a mera presença física em aula. A menção final será expressão do conjunto destas menções, consideradas em uma perspectiva que considera ainda a evolução do processo de aprendizado do aluno ao longo do curso. Observações: • Os alunos que atingirem o máximo de ausências permitidas não receberão menção positiva relativa á participação e empenho. • A nota geral mínima para aprovação é MM (conforme Registro Interno). • A Presença em aula é obrigatória, sendo de 75% o mínimo para aprovação (conforme Registro Interno). • O requerimento de Revisão de Menção deverá ser acompanhado de justificativa do pedido, indicado os aspectos que o aluno julga deveram ser reavaliados.

2



O critério do professor, a revisão poderá manter ou alterar a menção para mais ou para menos.

Bibliografia obrigatória: SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. Editora José Olympio, Rio de Janeiro, 1972. AVALOS, Iñaki. A boa vida. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2003. BASTOS, Fernando. Panoramas das Idéias estéticas no Ocidente. De Platão a Kant. Editora Universidade de Brasília, Brasília, 1987. BERESTEIN, Paola. Apologia da Deriva. Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2003. BERESTEIN, Paola. Estética da Ginga. Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2001. CARERI, Francesco. Walkscapes. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2002. BERGER, John. Modos de ver. Gustavo Gili, Barcelona, 2000. BORGES, Jorge Luis. Ficções. Companhia das Letras, São Paulo, 2007. MUKAROVSKY, Jan. Escritos de Estética e Semiótica. Estampa, Lisboa ,1993. TREVISAN, Armindo. Como apreciar a Arte. Mercado aberto, Porto Alegre, 1990. Bibliografia de referência: BAZIN, Germain. História del Arte. Ediciones Omega, Barcelona, 1961. MARCUSE, Herbert. Dimensão Estética. Edições 70, Lisboa, 1977. OSBORNE, Harold. A Apreciação da Arte. Editora Cultrix, São Paulo, 1997 PANOFSKY, Erwin. O Significado das Artes Visuais. Martins Fontes Editora, São Paulo, 2000. PAREYSON, Os Problemas da Estética. Martins Fontes, São Paulo, 1997. ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. Martins Fontes, São Paulo, 1998 Bibliografia de referência: DIDI-HUBERMAN, George. O que vemos, o que nos olha. Editora 34, 1998. JAMESON, Frederic. As sementes do tempo. Atica, São Paulo, 1997. LACOSTE, Jean. A Filosofia da Arte. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 1986. PANOFSKY, Erwin. Idéia: A evolução do conceito do Belo. Martins Fontes Editora, São Paulo, 2000. PULS, Mauricio. O significado na Pintura Abstrata. Perspectiva. São Paulo, 1998. READ, Herbert. Imágem e idéia. La fundación del Arte en el Desarrollo de la Conciencia Humana. Fondo de la Cultura Económica de México, 1965. Scruton, Roger. Estética da Arquitetura. Martins Fontes, 1981.

3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UniCEUB FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - FAET CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ESTÉTICA PROFESSOR: BEATRIZ DE ABREU E LIMA 1o SEMESTRE DE 2011

DIA

CONTEÚDO

04-03

Apresentação da disciplina - Grande tema: NATUREZA

11-03

Novas definições do conceito de Natureza;

✓discussão textos: 18-03

“a natureza autêntica não é verde” e “definições do conceito

de arquitetura”. O Pós-humano;

✓discussão entrevista Laymert Garcia dos Santos 25-03

“Nano”-mundo, escala arquitetônica;

✓discussão texto: “Zoom-in, zoom-out” 01-04

1a Avaliação (entrega) - vídeo (trabalho individual)

08-04

wikis, colaborativos

✓discussão livro Ariano Suassuna: “Iniciação à Estética” capítulos 20 a 22. 15-04

A arte entre o erudito e o popular

✓convidado: artista Bené Fonteles 22-04

“mapeando”

✓discussão livro Ariano Suassuna: “Iniciação à Estética” 29-04

Biomimética

06-05

2a Avaliação (entrega) - mapeamento coletivo (trabalho em grupo)

13-05

Tema livre

20-05

Tema livre

27-05

Aula para orientações dos seminários

03-06

Aula para orientações dos seminários

10-06

3a Avaliação (entrega) - “nano-instalação” - (trabalho em grupo)

17-06

Apresentação seminário

24-06

Apresentação seminário

4...


Similar Free PDFs