Exercicios-illustrator-2020 PDF

Title Exercicios-illustrator-2020
Course Design de Identidade
Institution Instituto Superior Politécnico de Viseu
Pages 11
File Size 647.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 152
Total Views 700

Summary

EXERCÍCIOS DE ILLUSTRATORAcede ao Moodle e faz download da pasta “exercícios-illustrator”. Até ao final do dia do teu turno, deves submeter no Moodle os exercícios resolvidos, em “ai”, assim como os printscreens que vão sendo pedidos ao longo da realização destes.EXERCÍCIO 1 Abre o Illustrator e cri...


Description

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! EXERCÍCIOS DE ILLUSTRATOR Acede ao Moodle e faz download da pasta “exercícios-illustrator”. Até ao final do dia do teu turno, deves submeter no Moodle os exercícios resolvidos, em “ai”, assim como os printscreens que vão sendo pedidos ao longo da realização destes.

EXERCÍCIO 1 1. Abre o Illustrator e cria um documento A4, com orientação horizontal. 2. Importa a imagem “BP_Helios_logo.png” para o documento. Podes fazer File > Place > e seleciona a imagem com a seta preta (V). 3. Redimensiona a imagem. Não te esqueças de clicar no Shift para não distorcer a imagem (só soltas o Shift depois de soltar o botão do rato, senão a distorção acontece na mesma). 4. Centra a imagem na página. Usa o menu Align > no canto inferior direito deste menu, no Align To, escolhe Align to Artboard > depois clica nos botões para centrar vertical e horizontalmente. 5. Para ser mais fácil, vamos criar duas layers. No menu Layers, bloquear esta layer (clicar ao lado do olho, onde aparece um cadeado) e criar uma layer nova (clicar no botão ao lado do caixote do lixo, no canto inferior direito deste painel), que vai servir para redesenhar o símbolo (sim, é esse o objetivo – resenhar o símbolo da BP). Podemos dar nomes às layers, clicando 2 vezes sobre o nome destas. Fazer printscreen neste ponto. 6. Vamos desenhar apenas metade de uma das “folhas” e depois vamos usar ferramentas para a multiplicar e reposicionar. Desenhemos metade da folha do centro, em cima > seleciona a ferramenta Pen Tool (P) > clica uma vez para criar um ponto na parte de cima da folha (dá jeito ter as Smart Guides ativas, pois estas indicam-nos alguns pontos importantes, como o centro ou o limite dos objetos > View > Smart Guides; quando aproximamos o rato destes pontos, aparece “intersect”, a rosa; na imagem em baixo, por causa do printscreen, aparece “edge”) > aproximar o rato do centro da imagem, onde as Smart Guides devem dar novamente indicação “intersect”, neste caso com o centro > clicar e arrastar com o rato, até termos a curvatura correta da folha, do lado esquerdo (tira o preenchimento e a linha da forma) > ver imagem abaixo.

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! 7. Agora vamos duplicar esta forma e espelhá-la. Com a seta preta (V) > seleciona a forma que acabámos de fazer > Object > Transform Each > clicar Preview, para vermos a transformação > selecionar Reflect X, para espelhar para o lado > no Registration Point (ver imagem abaixo) seleciona o ponto central do lado direito, de modo a que o espelho seja feito a partir desta charneira > clicar Copy, em vez de OK, para fazer a transformação numa cópia do objeto e não na forma (também poderíamos fazer isto fazendo um Copy > Paste in Place, para colar no mesmo sítio de onde se copia (menu Edit) e depois Reflect, no menu Object > Transform).

8. Verifica se os pontos das duas formas estão coincidentes; é suposto estarem > faz zoom e vê em outline (Ctrl/Cmd + Y). 9. Como temos a layer de baixo bloqueada e apenas temos estas duas formas, podemos unir as formas diretamente na layer de cima, sem ter que fazer um Group destas; caso contrário, faríamos Group, depois entraríamos dentro deste, clicando duas vezes sobre a forma, e faríamos aí dentro a junção; isto porque a seta branca, que vamos utilizar, seleciona tudo por onde passa. Seleciona então a seta branca (A) > clica fora da forma e arrasta para cima dos pontos de cima > depois faz Ctrl/Cmd + J (ou Object > Path > Join) > os pontos ficam unidos. Faz o mesmo para os pontos de baixo. Fazer printscreen neste ponto. 10. Duplica agora a folha e reflete-a para baixo. Com a forma selecionada > Object > Transform > Transform Each > clica Preview > desseleciona Reflect X > clica Reflect Y > no Registration Point (ver imagem abaixo) seleciona o ponto central de baixo > clica Copy.

11. Já temos agora as duas folhas que, juntas, nos irão dar todas as outras. Seleciona as duas e faz Group (Ctrl/Cmd + G) > Object > Transform > Transform Each > clica Preview > no Registration Point volta a selecionar o ponto do meio > na secção Rotate, vamos colocar o valor 20º (o círculo, que é a forma base para a rotação, tem 360º; como são 18 folhas, fazemos 360:18=20; se não tiveres calculadora, o Illustrator também faz contas > pões 360/18; multiplicar é com o *; somar e subtrair é com + e -). 12. Temos agora 4 formas. Para ser mais fácil, as próximas, uma vez que queremos fazer a mesma transformação, podemos fazer Object > Transform > Transform Again (ou Ctrl/Cmd + D) > até termos todas as folhas. Fazer printscreen neste ponto. 13. Agora temos que intersetar as várias folhas para conseguirmos ter as várias áreas de cores distintas. Seleciona todas as folhas > Pathfinder (se não estiver aberto, vai a Window > Pathfinder) > usa o Divide (eu costumo usar apenas o Unite, para unir, e o Divide, para dividir; as outras operações são mais ou menos um pouco de cada uma destas duas, isto é, com o Unite e

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! o Divide conseguimos fazer todas as outras, mas de um modo mais controlado, por nós, sem ter que experimentar o que cada uma faz).

Fazer printscreen neste ponto. 14. Sempre que usamos o Divide, as formas ficam todas agrupadas. Ou fazemos Ungroup (Object > Ungroup) ou clicamos duas vezes numa área com preenchimento ou linha da forma (não num espaço vazio), para entrar dentro do grupo (quando estamos dentro de um grupo, em Isolation Mode, os objetos que estão fora ficam com a opacidade mais reduzida). Dentro do grupo, e agora dá mesmo jeito que as formas não tenham preenchimento, como na imagem abaixo, seleciona as formas do centro > clica e arrasta o rato a partir da uma zona branca da flor até à zona branca oposta (na imagem em baixo não se vê o rato, mas o caminho que este fez é visível no retângulo pontilhado, ao centro). Estando estas formas selecionadas, apaga-as.

15. Clica duas vezes numa área vazia, para sair do Group.

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! 16. Agora vamos buscar as cores com que vamos pintar as várias partes do objeto. Vamos também criar uma pasta no painel Swatches, com as cores que vamos usar no projeto. Swatches > New Color Group (ícone “pasta”) > podemos dar um nome à nossa pasta > BP, por exemplo. Com a ferramenta Eyedropper (I), clica numa das cores > no painel Swatches, essa cor ficou em cima, na cor de preenchimento > clica nela e arrasta-a para a pasta BP. Faz o mesmo procedimento para as outras cores.

Eyedropper (I) 17. Agora vai dar jeito que as formas tenham preenchimento, para conseguirmos selecioná-las (conforme está, apenas com o stroke, temos que clicar mesmo em cima da linha... o que não é muito fácil, visto que as formas têm as linhas sobrepostas > dá uma cor de preenchimento qualquer. 18. Entra dentro do grupo, seleciona as formas que têm a mesma cor e dá-lhes a cor correta. Fazer printscreen neste ponto.

EXERCÍCIO 2 1. Cria um novo documento A4, com orientação horizontal. 2. Importa a imagem “Olympic-logo.png” para o documento. 3. Redimensiona a imagem e centra-a na página, conforme explicado anteriormente. 4. Cria uma nova layer e bloqueia a layer onde tens a imagem. 5. Com a ferramenta Ellipse, escondida na ferramenta Rectangle (M) > tirar a cor de preenchimento e até a linha, para vermos melhor os limites da forma e acertarmos com a imagem > desenha um círculo (dos de fora) por cima de um dos círculos, do preto, por exemplo > usa o Shift para fazer um círculo perfeito > com a seta preta (V), redimensiona e reposiciona até teres o teu círculo coincidente com o da imagem. 6. Faz Copy e Paste in Place (Ctrl/Cmd + Shift + V) > agora temos dois círculos, um em cima do outro. 7. Clicando Shift, para não distorcer, e Alt, para redimensionar a partir do centro, diminui um dos círculos até coincidir com o círculo de dentro.

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! 8. Seleciona os dois círculos > Object > Compound Path > Make (ou Ctrl/Cmd + 8). Agora temos uma forma composta, ou seja, se experimentares dar uma cor de preenchimento, este é aplicado à área de interseção do círculo maior com o círculo menor. 9. Agora falta-nos ter outras duas formas que nos vão permitir ter os espaços vazios entre os círculos. Poderíamos fazê-los, neste caso, com mais dois círculos em forma composta, mas vamos fazer um procedimento que dá para outras formas, não geométrica (uma letra, por exemplo). Com os círculos selecionados > Object > Path > Offset Path > clicar Preview > alterar o valor Offset até preencher o tal espaço vazio entre os círculos (os valores do offset variam consoante o tamanho que tenham dado à imagem).

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! 10. Dá uma cor de preenchimento à forma de dentro (amarelo, por exemplo) e outra cor à forma de fora (vermelho, por exemplo). Fazer printscreen neste ponto. 11. Duplica estas formas e alinha-as com os outros círculos. Podes clicar e arrastar com o Alt premido, para fazer a cópia, e o Shift para manter o alinhamento horizontal. Faz o círculo da esquerda e o da direita, a partir do preto. Depois seleciona dois destes e duplica-os para baixo. 12. Seleciona tudo > Pathfinder > Divide. 13. Entra dentro do grupo. Agora vamos eliminar o que é para eliminar e unir o que ficou dividido e é para estar unido. 14. Clica numa forma vermelha qualquer. Clica em Select Similar Objects, na barra de cima, à direita (se ainda não estiver, selecionar o Workspace Essentials Classic, em vez de Essentials, para poder visualizar este botão) > o Illustrator vai selecionar todos os objetos com as mesmas características > se virmos o menu deste botão, dá para escolher quais as características, mas para este caso não interessa > todos as formas vermelhas foram selecionadas > ainda não apagues nada.

15. Com das formas vermelhas selecionadas, agora vemos desselecionar as formas que não queremos eliminar. Faz Cut (Ctrl/Cmd + X) para veres quais é que têm que ficar > como vês, há sítios onde era suposto ficar alguma forma > ver os círculos vermelhos na imagem abaixo. Faz Undo (Ctrl/Cmd + Z) e com o Shift premido clica nas formas vermelhas que são para manter, ou seja, as formas que estão nos espaços onde existe cor por baixo. Dá jeito ir fazendo zoom in, para desselecionar, e zoom out, para ver o todo. Vai fazendo Cut e Undo para veres onde tens que ir para desselecionar as tais formas (a segunda imagem abaixo mostra o que deverá ficar).

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

!

Fazer printscreen neste ponto. 16. Sai do grupo e tira a visualização da layer de cima (clica no olho, no painel Layers) > como vês, há espaços vazios que ainda não estão no nosso desenho e que estão em forma amarela. 17. Faz Ungroup e apaga as tais formas amarelas. Vai tirando e pondo a visualização da layer de cima, para veres onde tens que apagar.

Fazer printscreen neste ponto. 18. Faz agora View > Outline (ou Ctrl/Cmd + Y). Como vês, há umas formas que estão a mais; quando o Illustrator fez o Divide, criou estas formas, que não têm preenchimento nem linha. Seleciona uma qualquer destas formas > clica no botão Select Similar Objects, como anteriormente > todas estas formas ficaram selecionadas > Delete.

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! 19. Sai do modo Outline (Ctrl/Cmd + Y outra vez). 20. Agora vamos unir o que tem que estar unido, ou seja, vamos unir as partes que correspondem a cada cor. Clica numa zona vazia e arrasta para cima das formas que queres unir (vê imagem em baixo como exemplo > a linha pontilhada é indicativa do caminho do rato > tem cuidado com as zonas vazias que escolhes para começar, pois podes selecionar outras partes que não é suposto); se quiseres adicionar outras formas à mesma seleção, clica Shift (e também podes fazer este “clica e arrasta” para selecionar) > faz Unite, no painel Pathfinder. Faz este procedimento para cada um dos círculos.

21. Só falta agora dar as cores certas. Para isso, faz os procedimentos do exercício 1. Fazer printscreen neste ponto.

EXERCÍCIO 3 1. Abre o ficheiro ”sol+flor.ai”. 2. Centra o sol e a flor na Artboard. 3. Coloca o sol e a flor em layers separadas: seleciona um deles > Edit > Cut ( ou Ctrl/Cmd + X) > cria uma layer nova > Edit > Paste in Place (ou Ctrl/Cmd + Shift + V). 4. Duplica o retângulo vermelho para a nova layer: Copy > bloqueia a layer de baixo > Paste in Place na layer de cima. Fazer printscreen neste ponto. O objetivo do exercício é ficar com metade da flor em cima, à esquerda, e com metade do sol em baixo, à direita. O retângulo vermelho irá servir para cortar e será, no final, espaço vazio. Vamos utilizar outra ferramenta de corte, em vez do Pathfinder – o Shape Builder Tool (ver imagem abaixo).

5. Tira a visualização de uma das layers, para trabalharmos melhor na outra.

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! 6. Seleciona os dois objetos da layer com a seta preta. 7. Clica na ferramenta Shape Builder Tool (Shift + M) > clica numa área vazia e arrasta para cima da zona que queremos eliminar (parte de cima, à esquerda) > à medida que vamos passando o rato, as partes afetadas ficam com um pontilhado > ao largar o rato, as partes por onde passámos ficam unidas e divididas da outra parte (se clicarmos apenas em cima das formas, em vez de arrastar, a ferramenta faz a divisão) > elimina a parte vermelha (vê a imagem abaixo). Fazer printscreen neste ponto. 8. Faz o mesmo procedimento para a outra layer, mas aqui vamos eliminar a parte de contrária à que fizemos anteriormente (vê a imagem abaixo). Fazer printscreen neste ponto.

9. O resultado final é o da direita. Fazer printscreen neste ponto.

EXERCÍCIO 4 1. Abre o ficheiro ” dinossauro+martelo.ai”. 2. O objetivo do exercício é substituir a cabeça do dinossauro pela cabeça do martelo, usando a ferramenta de corte Scissors (tesoura), mas antes disso, experimenta o que fazem as outras ferramentas que se encontram junto desta.

3. A borracha (Eraser) apaga onde passamos o rato (clicar e arrastar). Tem um diâmetro que podemos aumentar e diminuir > clicar duas vezes sobre o botão da ferramenta > também podemos alterar a forma da borracha (roundness e angle). Ao passar a borracha, a área que

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! apagámos é eliminada e as que sobram são automaticamente divididas e fechadas. Experimenta, faz um printscreen e faz Undo. 4. A faca (Knife) corta onde passamos o rato (clicar e arrastar). As formas ficam igualmente divididas e fechadas, mas não fica nenhum espaço vazio. Experimenta, faz um printscreen e faz Undo. 5. Antes de experimentar a tesoura, vamos colocar os objetos no sítio correto > dá jeito ver em Outline (Ctrl/Cmd + Y) > coloca o martelo na zona da cabeça do dinossauro > dá-lhe uma ligeira rotação para se adaptar melhor ao pescoço (clica R ou usa o botão no painel de ferramentas lateral).

6. Para facilitar o corte, e porque a tesoura corta sempre o objeto que está mais acima, bloqueia um dos objetos, do dinossauro, por exemplo > em vez de criar layers, podemos abrir a Layer 1, no painel Layers (setinha ao lado do nome), e vemos os vários objetos que aqui existem. Fazer printscreen neste ponto. 7. A tesoura (Scissors) só funciona nos limites da forma, ou seja, se a aplicarmos no meio, na zona de preenchimento do objeto, dá erro. Aproxima a ferramenta do limite do martelo (linha de contorno), na zona onde queremos cortar, e clica uma vez > é criado mais um ponto na forma, ponto este que é de corte > faz outro corte do outro lado > elimina a parte de baixo.

8. Faz o mesmo para o dinossauro > deixa um espacinho entre as formas martelo e dinossauro (vê imagem abaixo), para ser mais fácil unir os pontos > atenção que, como o dinossauro é uma forma composta (tem a forma exterior e uma forma interior, que define as patas traseiras), a divisão das formas não fica logo acessível, temos que entrar dentro da forma composta (clica duas vezes em cima do objeto) > elimina a cabeça do dinossauro.

IPV // ESTGV // TDM 2019-20 // DESIGN DE IDENTIDADE [1º ANO | 2º SEMESTRE]

! Fazer printscreen neste ponto.

9. Para unir os pontos, seleciona a Pen (P) > aproxima o rato do limite de umas formas (a pen fica com um “-“ ao lado) e clica > clica no limite da outra (a pen fica com um cadeado ao lado) > está unido. Também poderíamos usar o procedimento do join path, usado no exercício 1. 10. Podemos agora ajustar os pontos, para endireitar o pescoço, se for o caso. Fazer printscreen neste ponto....


Similar Free PDFs