Exogamia PDF

Title Exogamia
Course Genética
Institution Centro Universitário de João Pessoa
Pages 2
File Size 66.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 77
Total Views 138

Summary

Download Exogamia PDF


Description

Exogamia - Cruza animais de espécies diferentes. Maioria são estéreis. - Quando cruza duas espécies diferentes, nasce um hibrido, que na maioria das vezes é estéril. - Quanto mais distante forem esses animais geneticamente, maior a exogamia. ฀ 2 tipos de cruzamento: Maternal (Filha é utilizada como matriz) e Industrial (Acasala 2 animais, e 100% são para abate). ● Maternal: Alternado simples (2 raças) - Alternado com repetição de raça ( 2 raças, mas repete uma delas). - Tricross (alterna 3 raças). - Absorção por 1 raça. - Formação de raça sintética (nova raça com gene de duas raças). - Composto (gene de 6 ou mais raças).

Raças sintéticas

- Para que poça ter uma raça sintética precisa ter 5 de um gene e 5 de outro. São usados sub genes para fazer raças sintéticas. (Exemplo: Girolanda, Santa Gertrudes, Bradford) - Se utilizar raças puras, devera fazer alternado simples até a terceira geração (cruzamentos). - Bimestiço: Filho de pai e mãe mestiços, é obrigado a fazer 2 cruzamentos.

Heterose - Caracteriza a superioridade média dos filhos em relação a média dos pais, independente da causa. Genes diferentes dos pais, independe da causa. - O aumento do vigor da progênie em relação ao dos pais, quando indivíduos não aparentados são acasalados.

Bases da Heterose - Teoria da dominância: A heterose é linearmente relacionada com a heterozigose. -> Para que a heterozigose ocorra são necessários: Que

os genes favoráveis sejam dominantes n maioria dos ‘’Loci’’ (locos). - Teoria da sobredominancia: Sugere que o heterozigoto é superior a qualquer um dos homozigotos. -> Aceita-se que no heterozigoto ambos os genes podem competir para a determinação do fenótipo. -> Ambos (dominância e sobredominancia) tem a mesma expectativa: decréscimo do vigor com a endogamia e ganho nos cruzamentos. - Teoria da Epistasia: Supõem-se que haja interação entre genes não alélicos. Tem sido desprezada como causa da heterose....


Similar Free PDFs