Instrumentação Cirúrgica PDF

Title Instrumentação Cirúrgica
Course Tecnica Cirurgica
Institution Universidade de Marília
Pages 11
File Size 870.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 87
Total Views 124

Summary

Aula sobre técnica cirúrgica....


Description

1. INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA A instrumentação cirúrgica é o ato de organizar de forma técnica e padronizada os instrumentos que o cirurgião irá utilizar durante o procedimento cirúrgico. Esses instrumentos e a ordem em que serão utilizados variam de acordo com o tipo de cirurgia a ser realizado, o local a ser explorado e outras necessidades que nem sempre são previstas. É papel do interno saber organizar o básico de uma mesa cirúrgica, saber as posições e os nomes de cada instrumento a ser utilizado. A caixa cirúrgica vem embalada em um tecido semelhante àquele dos aventais e dos campos. Portanto, sua face externa é contaminada. Assim, a enfermagem estende a caixa para que você a pegue, depois de estar paramentado. A enfermagem abre a embalagem e você deve pegar a caixa sem encostar na embalagem. Depois, deve-se posicionar a caixa sobre uma mesa já coberta com campo estéril. A mesa com os instrumentos deve ser posicionada sempre ao lado contralateral do cirurgião, o mais distal do campo cirúrgico. Ou seja, se é uma laparotomia, o cirurgião se posiciona ao lado direito do paciente na altura da cicatriz umbilical. O instrumentador deve então ficar ao lado esquerdo, próximo ao pé do paciente. Se for uma cirurgia de cabeça ou pescoço, por exemplo, o instrumentador e a mesa devem ficar mais ou menos na altura do tórax do paciente. A mesa de instrumentos é dividida em 4 tempos.

Devemos começar a montar a mesa do canto interno (mais próximo da mesa cirúrgica) inferior. Nesse quadrante ficam os instrumentos de diérese. Ínfero-lateralmente ficam os instrumentos de hemostasia. Súpero-lateralmente, estão os instrumentos especiais (que variam de acordo com o tipo de cirurgia e as necessidades). O último quadrante, súpero-medial, ficam os instrumentos de síntese.

Caixa de laparotomia

Mesa simples de laparotomia, sem os grandes instrumentos.

1. Diérese São os instrumentos cirúrgicos de corte, logo os primeiros a serem usados para fazer incisões e abrir estruturas. Os principais são o bisturi (e cabo do bisturi) e as tesouras, de Mayo e Metzenbaum, curva ou reta.

1) Cabo do bisturi 2) Tesoura de Metzenbaum (curva) 3) Tesoura de Mayo (mais larga) 4) Tesoura reta 2. Hemostasia São os instrumentos que contêm o sangramento, fazem o clampeamento de vasos e tecidos vascularizados. Seus principais representantes são as pinças Kelly, Kocher e crile, retas e curvas.

Instrumentos curvos, crile e Kelly.

Instrumentos retos, crile e Kelly.

Kocher.

Bakhaus, para prender campos cirúrgicos.

Pinça Allis (apresenta estruturas).

Kocher. Perceba que a ponta dele é dentada.

Kelly reto. Suas “ranhuras” se estendem a apenas metade das pinças.

Crile reto. Perceba que é semelhante ao Kelly (e muitas vezes chamado de Kelly também), porém ele apresenta ranhuras em toda a sua extensão.

Crile curvo (também tratado como Kelly curvo) suas ranhuras se estendem por toda a pinça.

3. Especiais São os instrumentos necessários para diversas etapas da cirurgia e os que mais variam dependendo do seu tipo. Podem ser para exploração de cavidades, afastadores, realização de cesárea, campleamentos e muitos outros.

1) Válvula maleável tipo sapato 2) Válvula maleável 3) Afastador Doyan

1) Afastador Farabeuf 2) Ponta do aspirador 4. Síntese Os instrumentos de síntese são aqueles que finalizam a cirurgia. São usados para fechar estruturas, aproximar bordas de feridas e fazer amarrações. Temos principalmente porta-agulhas, pinças dente de rato e anatômicas e os fios de sutura.

1) Pinça anatômica 2) Pinça dente de rato 3) Porta-agulha Videa (suturas mais delicadas) 4) Porta-agulha Hegar (suturas mais grosseiras)

Mesa completa de laparotomia. Os instrumentos circulados são de hemostasia, porém são maiores e por isso ficam dispostos acima da mesa.

Dica: sempre monte a mesa começando com os instrumentos curvos e depois os retos, e de forma a primeiro os menores e depois os maiores.

Pinça Moyniham

Pinça Mixter

Pinça Faure curvo

Pinça Rochester curva

Pinça Faure reta.

Pinça Rochester reta.

Pinça Duval.

Pinça Guyon.

Clamp intestinal curvo

Clamp intestinal reto...


Similar Free PDFs