Mapa Conceitual de Marxismo PDF

Title Mapa Conceitual de Marxismo
Author Ana Luiza
Course Teorias Contemporâneas em RI
Institution Centro Universitário de Belo Horizonte
Pages 1
File Size 50.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 85
Total Views 204

Summary

Mapa conceitual com os principais conceitos e objetos de estudo do campo teórico da Marxismo....


Description

Conceitos apreensíveis sobre Marx: 1. Praxis: São as práticas humanas conscientes. 2. Homem: A humanidade do homem depende da forma com que ele se relaciona com o contexto e como reage a isso. O potencial humano é predeterminado pela estrutura social predominante no que é contemporâneo a ele. 3. Estado: De acordo com Marx, a forma de Estado ideal para a burguesia é o Estado de democracia representativa. Ele acredita que a classe dominante usa o Estado para colocar os seus próprios interesses em prática, fortalecendo sua posição.

MARX x CAPITALISMO O capitalismo é uma forma de vida social históricamente produzida a partir de um grande nível de mercantilização. Os trabalhadores vendem sua mão de obra para uma classe privada para ter acesso aos meios de produção e produtos. Críticas ao capitalismo: 1. Incapacitante: Distorce a realidade evitando novas alternativas para a autodeterminação social. 2. Explorador: Uma pequena classe privada detém os meios de produção ganhando lucros em cima da mão de obra do trabalhador. 3. Não Democrático: Os poderes sociais privados estão localizados

em uma esfera econômica fora dos limites da opinião do público. O Marxismo nas RI Marx acredita que o seu conceito de classes é dominante sistema internacional.

Materialismo Histórico & Dialética As condições materiais de um determinado tempo histórico

MARXISMO

Nesse sentido, o sistema internacional é

conflituoso não pelo fato de ser anárquico, mas por vivenciar uma luta de classes constante.

Contexto Histórico A Europa durante a vida de Marx era um lugar de grandes mudanças políticas, sociais e econômicas. Marx nasceu em 1818, em uma cidade prussiana, estudou direito e filosofia.

Nome: Ana Luiza Assumpção Araujo

delimitam as condições de possibilidade do desenvolvimento das sociedades. Dialética: As relações sociais são recíprocas. Dialética da agência: Atores sociais em um contexto de estruturas duráveis e intitucionalizadas. Dialética da estrutura: Relaciona a identidade social e os papéis desempenhados pelo indivíduo, mas as estruturas não são determinantes.

Imperialismo O Estado-nação é fundamental e a hierarquia importa. O que explica a guerra é a rivalidade imperialista, fruto da Luta de Classes.

MARXISMO OCIDENTAL Teorias inovadoras a partir de elementos clássicos do marxismo (Séc. XX). Antonio Gramsci e Hegemonia: Forma sutil de poder baseada no consentimento ao invés da coerção....


Similar Free PDFs