Mapa Mental Sistema Nervoso grande revisão PDF

Title Mapa Mental Sistema Nervoso grande revisão
Author Lara Gicelli
Course Tutoria I
Institution Centro Universitário UniFTC
Pages 4
File Size 230.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 63
Total Views 146

Summary

Mapa Mental Sistema Nervoso grande revisão...


Description

Tálamo Telencéfalo Epitálamo Hipotálamo

Diencéfalo

Subtálamo

Cérebro

Cerebelo Mesencéfalo

Aferente Encéfalo Somático

Ponte

Tronco Encefálico

Bulbo

Sistema Nervoso Central

Eferente

Medula Espinhal

Divisão Anatômica

Divisão Funcional

Aferente Simpático Visceral

Sistema Nervoso Periférico SN Autônomo

Eferente

Parassimpático Nervos

Gânglios

Divisões do Sistema Nervoso

Tronco encefálico Telencéfalo Cérebro

Prosencéfalo

Segmentar

Diencéfalo

Medula espinhal Mesencéfalo

Encéfalo primitivo

Divisão Embriológica

Divisão Segmentar

Ponte

Cérebro Metencéfalo

Cerebelo Mielencéfalo

Bulbo

Rombencéfalo

Medula primitiva

Supra-segmentar Cerebelo

Estrutura e Função I – Roteiro de Anatomia Professora: Claudia Furtado Monitoras responsáveis pelo roteiro: Daniela Almeida e Safira Castro

Embriologia 1º - Espessamento do ectoderma formando a placa neural (+/- 20º dia de gestação). 2º - Crescimento e invaginação da placa neural, formando o sulco neural e as pregas neurais lateralmente. 3º - Fusão das pregas neurais e formação do tubo neural. 4º - Formação da crista neural entre o tubo neural e a superfície do ectoderma. 5º - O tubo neural dá origem aos elementos do SNC, enquanto que a crista dá origem aos elementos do SNP e outros elementos não pertencentes ao SN. *A parede do tubo neural, composta por um neuroepitélio espesso, da origem à camada ependimária. A camada ependimária dá origem a todos os neurônios e células macrogliais da medula espinhal. *A parte cranial do Tubo Neural dá origem ao encéfalo, enquanto que a sua parte caudal dá origem à medula primitiva do embrião.

Divisão Embriológica A parte cranial do tubo neural se dilata e constitui o arquencéfalo ou encéfalo primitivo. No arquencéfalo distinguem-se 3 dilatações: Prosencéfalo, Mesencéfalo e Rombencéfalo. Com o subsequente desenvolvimento do embrião, o prosencéfalo dá origem a duas vesículas, telencéfalo e diencéfalo. O mesencéfalo não se modifica, e o rombencéfalo origina o metencéfalo e o mielencéfalo.

Divisão Funcional Pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso somático, e sistema visceral. O sistema nervoso somático é aquele que relaciona o organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informando-os sobre o que se passa no meio ambiente. O componente eferente leva aos músculos estriados esqueléticos o comando dos centros nervosos, resultando em movimentos voluntários. O Sistema nervoso visceral é aquele que se relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais. O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vísceras à áreas específicas do sistema nervoso central. O componente eferente leva os impulsos originados em certos centros nervosos até as vísceras, terminando em glândulas, músculos lisos ou músculo cardíaco.

O componente eferente do sistema nervoso visceral é denominado sistema nervoso autónomo e pode ser subdividido em simpático e parassimpático.

Divisão Segmentar A segmentação no sistema nervoso é evidenciada pela conexão com os nervos. Pertence, pois, ao sistema nervoso segmentar todo o sistema nervoso periférico, mais aquelas partes do sistema nervoso central que estão em relação direta com os nervos típicos, ou seja, a medula espinhal e o tronco encefálico. O cérebro e o cerebelo pertencem ao sistema nervoso suprassegmentar. Nos órgãos do sistema nervoso suprassegmentar existe córtex, ou seja, uma camada fina de substância cinzenta situada fora da substância branca. Já nos órgãos do sistema nervoso segmentar não há córtex, e a substância cinzenta pode localizar-se dentro da branca, como ocorre na medula.

Divisão Anatômica • Sistema Nervoso Central Encéfalo: O encéfalo é formado pelo telencéfalo, diencéfalo, cerebelo e tronco encefálico. O telencéfalo ou cérebro inclui os hemisférios cerebrais e os núcleos da base. Os hemisférios cerebrais são as características dominantes do encéfalo. Os núcleos da base são massas de substância cinzenta situadas na base do telencéfalo e estão envolvidos, no geral, com o controle dos movimentos. O diencéfalo é formado pelo epitálamo, pelo tálamo, subtálamo e pelo hipotálamo e forma o núcleo central do encéfalo. O tronco encefálico é composto pelo: mesencéfalo, ponte e bulbo. O mesencéfalo é a parte anterior do tronco encefálico A ponte é a parte do tronco encefálico situada entre o mesencéfalo rostralmente e o bulbo caudalmente; situa-se na parte anterior da fossa posterior do crânio. O bulbo (medula oblonga) é a subdivisão mais caudal do tronco encefálico, contínua com a medula espinal. O cerebelo é a grande massa encefálica situada posteriormente à ponte e ao bulbo e inferiormente à parte posterior do cérebro. A função especializada do cerebelo é processar informações sensoriais e coordenar a execução dos movimentos.

Medula: A medula espinal é o principal centro reflexo e via de condução entre o corpo e o encéfalo. A medula espinal é a continuação do bulbo (comumente denominada medula oblonga), a parte caudal do tronco encefálico....


Similar Free PDFs