Metabolismo e Excreção - Mapa mental PDF

Title Metabolismo e Excreção - Mapa mental
Author Lukas Oliveira
Course Farmacologia Básica
Institution Universidade de Sorocaba
Pages 2
File Size 378.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 150

Summary

Download Metabolismo e Excreção - Mapa mental PDF


Description

Conversão química de uma entidade farmacológica em outra, com o objetivo de inativação e “preparo” para a excreção (tornar o metabólito grande, polar, hidrossolúvel para que não ocorra a reabsorção renal e seja eliminado do organismo).

- Reações da Fase II ocorrem no citoplasma, pois a maioria das UDPglicuronosil transferases está localizada no citosol. - As principais reações que ocorrem são: biossíntese e conjugação. - Ligação covalente entre um grupo funcional e o ácido glicurônico, ou sulfato, ou glutation, ou aminoácidos ou acetato.

Ocorre principalmente no fígado, mas as enzimas responsáveis também podem ser encontradas nos pulmões, rins e adrenais.

Quando o fármaco chega ao hepatócito, ele entra no retículo endoplasmático onde sofrerá a primeira fase do metabolismo por meio da ação de enzimas microssomais, principalmente as CYPs, o derivado sai do retículo e no citosol ele vai encontrar outras enzimas, como as UDPs, que vão realizar algumas reações formando os conjugados (segunda fase do metabolismo). Os conjugados não conseguem serem reabsorvidos, consequentemente são excretados na urina.

- Resulta em conjugados que costumam ser farmacologicamente inativos e mais hidrossolúveis, favorecendo a excreção do mesmo.

- Reações da Fase I ocorrem no retículo endoplasmático (R.E), pois a maioria das CYPs (enzimas do citocromo P450) está localizada da membrana do R.E. - As principais reações que ocorrem são: oxidação, hidroxilação, desalquilação, desaminação e hidrólise. - Resulta na perda de atividade farmacológica com a exceção das pró-drogas que se tornam ativas (metabolismo de primeira passagem). -Forma compostos quimicamente mais reativos e às vezes mais tóxicos que o fármaco original.

Saída de um fármaco, quimicamente inalterado (10%) ou seus metabólitos (90%), do organismo.

A excreção é feita por meio dos rins, do sistema hepatobiliar, fecal, do leite materno, suor e saliva e dos pulmões (anestésicos voláteis/gasosos).

- Filtração glomerular: fármaco vai do sangue para a urina e o fármaco ligado à proteína plasmática não é filtrado, essa etapa ocorre na Cápsula de Bowman. A excreção ocorre por meio de três processos: 1. Filtração glomerular. 2. Secreção ativa. 3. Reabsorção tubular passiva.

- Secreção ativa: É o mecanismo mais eficaz de eliminação renal de fármacos, em que bombas tubulares (moléculas transportadoras) movem o fármaco da corrente sanguínea para a urina, isso acontece tanto no Túbulo Proximal quanto na Alça de Henle. - Reabsorção tubular passiva: ocorre no Túbulo distal e no Túbulo coletor, onde o fármaco lipossolúvel retorna a corrente sanguínea e os fármacos polares são excretados;...


Similar Free PDFs