Netnografia Terraplanistas PDF

Title Netnografia Terraplanistas
Course Antropologia
Institution Escola Superior de Propaganda e Marketing
Pages 8
File Size 212.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 54
Total Views 128

Summary

Netnografia Antropologia...


Description

ANTROPOLOGIA NETNOGRAFIA

NETNOGRAFIA DOS TERRAPLANISTAS

O que é Netnografia?

Netnografia é uma forma da etnografia especializada em analisar o comportamento humano de indivíduos em grupos, como suas dinâmicas no ambiente on-line e off-line, e em redes sociais na internet, a partir da coleta de informações disponíveis publicamente em ambiente digital. É um método de estudo da antropologia utilizado para analisar costumes, tradições e coletar dados através de técnicas qualitativas, quantitativas e interpretativas, visando o entendimento da jornada comportamental do usuário online. Atualmente, a Netnografia é utilizada por várias marcas, empresas e profissionais para conseguirem entender seu público-alvo, posicionar da melhor maneira possível seus produtos e/ou serviços e influenciar em suas escolhas de branding. O pioneiro na área é o professor Robert Kozinets, especialista em mídias sociais, pesquisas de marketing e branding. Ele criou a Netnografia para sua tese de Doutorado, em que buscava compreender por que pessoas eram fãs de Star Wars e Star Trek. Seu livro, Netnografia —Realizando Pesquisa Etnográfica Online é amplamente utilizado. E, de acordo com ele: "Apesar de muito útil, a Netnografia é mais complexa do que uma análise de dados ou o uso de ferramentas online. Ela é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro, sendo possível determinar tendências de inovação."

O que é Terraplanismo? Neste trabalho abordaremos uma etnografia sobre os terraplanistas. O terraplanismo, apesar de ser uma teoria relativamente antiga, veio à tona nos tempos atuais e se expande cada vez mais através das redes sociais. Se trata de uma conspiração que acredita que o planeta Terra é plano. São diversos motivos que fazem pessoas acreditarem nessa teoria, como passagens da Bíblia que são consideradas coadunáveis, a vista através de satélite que não é esférica, e até mesmo a dúvida de que pessoas no hemisfério Sul não vivem de ponta cabeça. Apesar de ser uma crença considerada uma “loucura” para alguns indivíduos, nota-se que os terraplanistas vivem convictos sobre seus ideais.

Pode-se dizer que a teoria não se limita apenas à concepção da Terra plana, as pessoas envolvidas em tais grupos discutem sobre diversos outros assuntos que tornam-se polêmicos e contraditórios com todo o estudo realizado pela maioria dos indivíduos, como teorias de que a Terra está situada no centro do Universo e não o Sol, teorias que a NASA esconde

estudos para enganar a todos, e até mesmo falas como ‘'"se a Terra é mesmo redonda, porque não pegamos um helicóptero, ficamos parados no lugar e esperamos a Terra girar para pousar no nosso destino?"

Como foi feita a pesquisa? Como explicado anteriormente, fizemos um estudo através da internet, ou seja, uma netnografia com grupos de terraplanistas, por meio de grupos em aplicativos como Facebook e Whatsapp, e por eles pudemos observar as atitudes, falas, posicionamentos e opiniões sobre a Terra ser plana e outras teorias conspiratórias dos mesmos que compõem essas comunidades. Foram feitas pesquisas tanto em grupos que se compõem de apenas terraplanistas para observar a interação entre eles mesmos e suas opiniões, e também nos integramos em grupos que possuíam opiniões variadas com a finalidade de analisar como os terraplanistas se comportam diante de diferentes opiniões, principalmente aqueles que acreditam na Terra como um globo. Em tais grupos pode-se observar pessoas de idades variadas, e apesar de compor por gêneros diferentes, a maioria se identifica como público masculino.

O que pensam? Existem muitos pensamentos em comum divididos entre os terraplanistas, muito além da crença de terra plana. Na realidade, o “grupo” terraplanista se trata menos sobre a terra plana em si e mais sobre englobar todos aqueles cujos pensamentos vão contra a “norma” e aquilo que é considerado ciência; pessoas que normalmente seriam excluídas ou tratadas como “loucas” por seus ideais que diferem drasticamente da maioria. Esse grupo é como um porto seguro acolhedor à todas essas pessoas e é por isso que se tornou tão atraente a muitos. Os pensamentos, em geral, variam entre a terra plana em si, a descrença em vacinas, a visão de que o 5G seria um plano governamental para disseminar doenças, a teoria de que a aterrissagem na Lua fora um acontecimento forjado, o questionamento da teoria da evolução, a contestação da existência do COVID-19, e vários ideais que, em sua maioria, têm como base o pensamento de que existiria uma grande conspiração para manipular a maior parte dos pensamentos do povo.

Crenças religiosas A grande maioria dos membros dessa comunidade possuem fortes crenças no catolicismo, e em diversas vertentes deste; muitas vezes fazendo uso da Bíblia Sagrada como fundamento para muitas de suas ideias e argumentos.. Aqueles que não apresentam nenhuma religião concreta, demonstram ter crença em um criador, geralmente baseado na figura ocidental de Deus. Apesar de não serem necessariamente um grupo religioso, costumam, no geral, desprezar todos aqueles que afirmam não possuir crença alguma; apontando que a falta de crença seria fruto de uma doutrinação realizada pela ciência atual. Afirmando isso, os terraplanistas, durante a observação, citaram diversas vezes provérbios da Bíblia para defender suas crenças.

Frases que são faladas/vocabulário Algumas das palavras e termos mais proeminentes no vocabulário terraplanista atual são “globalóides”, “gado da NASA”, “bolóides”, “doutrinaldos” e “Darwinetes”. A maior parte destes termos foi criado pela comunidade terraplanista para se defender e ofender todos aqueles que a atacam, uma vez que ela é ridicularizada em massa por inúmeros outros grupos. Levantam também vários argumentos que afirmam que a NASA teria sido construída por forças satânicas e ocultistas, e que "se a água é plana, a Terra também seria plana pois a água não ganharia nada ao mentir para quem a observa".

Quais os sentidos das postagens? Muitas das postagens tem como objetivo “acordar” o povo, sempre expondo novas conspirações e evidências que provem que muitos descobrimentos da ciência seriam falsos. Em sua maioria apresentam algum método caseiro ou acontecimento que reprovaria certas teorias científicas, como a teoria da gravidade ou da evolução. As postagens são muitas vezes vistas como sem noção para muitos, mas apesar de serem ideias contraditórias ao que se acredita hoje em dia, temos a consciência que deve haver o

respeito com diferentes opiniões, sempre tentando compreender o lado do outro e nunca chegar mostrando o motivo de seu posicionamento estar correto

Imagens/prints

Alguns depoimentos terraplanistas Para entender melhor seus pontos de vista, buscamos alguns depoimentos de terraplanistas. Entre eles, encontramos várias citações de Siddhartha Chaibub, um membro muito respeitado dentro da comunidade que inclusive se tornou um dos palestrantes na primeira Convenção Nacional da Terra Plana. Algumas de suas citações incluem:

"Nessa questão de cosmologia é um assunto bem mais complexo, as pessoas precisam realmente pesquisar bastante e estudar. Por isso é importante que todos questionem essas imposições que são jogadas para a humanidade, e analisem o que é de fato possível de ser comprovado por nós mesmos e o que é "fantasia", que não pode ser comprovado. Inclusive a própria gravidade seria algo que fica apenas na teoria, no papel; nunca foi comprovada e você não pode reproduzir nem mensurar nem observá-la." Outra afirmação muito interessante do terraplanista é a seguinte: "Na verdade, não existe essa questão do Sistema Solar; a Terra é estacionária, é o centro do Universo. Isso não quer dizer que a Terra seja um planeta, uma vez que a Terra em que a gente vive (nosso mundo) não é um planeta na verdade."

Como se comportam entre si? Nos grupos analisados, pode-se afirmar que quando novos integrantes terraplanistas se juntam, é como se eles tivessem encontrado "suas pessoas", como se fossem amigos que não se viam por muito tempo. Acreditamos que esse comportamento se dá ao fato de ser um assunto tratado com muita banalidade por inúmeras pessoas no século atual e eles serem a minoria que acredita no formato do planeta. Quando discutem, quase todos possuem as mesmas ideias não apenas sobre o terraplanismo, mas também concordam em outros tópicos previamente citados no trabalho, como teorias sobre a NASA, a água e suas religiões.

Como se comportam com diferentes opiniões? Pudemos observar que os terraplanistas se sentem confiantes nas suas falas e não estão muito aptos a mudar suas opiniões, visto quando houve a junção de defensores da Terra esférica e da Terra plana ocorreram discussões e brigas que tiveram como consequência a retirada de alguns integrantes do grupo. Os terraplanistas dividem seus "adversários" entre "Globistas" e "Globalóides", a principal diferença está no posicionamento, sendo a primeira divisão aqueles que acreditam que a Terra é um globo mas estão abertos a discutir e compreender o outro lado com a mente aberta e a segunda divisão com aqueles que apenas entram em grupos para

mostrar sua opinião e não querem ouvir outro ponto de vista por acharem tal crença um absurdo.

Opinião do grupo sobre o tema tratado Devido ao fato de que a “teoria” da terra plana possui pouco embasamento científico e exige uma forte crença na Bíblia nosso grupo, pessoalmente, não acredita nela; porém nossa opinião sobre essa comunidade vai muito além da crença ou descrença na teoria terraplanista. Nosso grupo acredita que essa comunidade, apesar de oferecer um refúgio para muitas pessoas que se sentem excluídas da sociedade, é objetivamente prejudicial; espalhando informações falsas e incentivando comportamentos que podem colocar em risco a vida das pessoas (como desrespeitar a quarentena ou derrubar torres de 5G, por exemplo). Buscamos manter uma mente aberta ao realizar essa pesquisa, sempre respeitando todos os pontos de vista observados, nossa única crítica é, objetivamente, a esses atos que geram caos generalizado.

Como se relaciona com conceitos da antropologia? O terraplanismo existe desde os tempos antigos, e muitas civilizações como a Grécia, a China e a Índia acreditavam na mesma. O mito indiano de que a Terra seria sustentada por elefantes em cima de uma tartaruga gigante é uma imagem bastante conhecida. E embora evidências de uma terra esférica já existisse desde o século VI a.C com o filósofo e matemático grego Pitágoras, e o matemático e astrônomo Eratóstenes, que fez o famoso experimento com os obeliscos para calcular a circunferência da Terra, muitas culturas desconheciam esses estudos ou não possuíam os recursos necessários para reproduzi-los, e

por isso, se voltavam para os mitos em uma tentativa de explicar o que não compreendiam. Um mito é algo que um grupo expressa e discute o que acham que é de se acreditar, pode-se associar tal conceito com os terraplanistas uma vez que a junção das pessoas se dá por um mesmo pensamento e formas de expressar aquilo que acham que é o certo sobre o mundo. Nos tempos atuais, muitas pessoas que acreditam na terra plana aparentam ter orgulho de ir contra a ciência, a “norma”, então, é possível fazer um paralelo com o etnocentrismo, já que os terraplanistas estariam “indo contra” o “etnocentrismo” da ciência....


Similar Free PDFs