Olheiras PDF

Title Olheiras
Course Estética
Institution Universidade FUMEC
Pages 5
File Size 42 KB
File Type PDF
Total Downloads 82
Total Views 136

Summary

Resumo sobre o tópico "olheiras", com explicações sobre a etiologia, e tratamentos recomendados para amenização e solução do problema...


Description

OLHEIRAS Resumo e anotações de aula do tópico “Olheiras” ministrado pela Prof. Iara Massote, na Universidade Fumec

Nome técnico : Hipercromia cutânea da região orbital (pálpebras superior e inferior). Pode ser idiopática ou não. As olheiras não idiopáticas têm motivos conhecidos para acontecerem. As não idiopáticas geralmente se devem ao estilo de vida, como dormir pouco, altos níveis de stress, alimentação rica em açucares. HIPERCROMIA CUTÂNEA IDIOPÁTICA DA REGIÃO ORBITAL – HCIRO Segundo Grasiosi, a HCIRO caracteriza-se pelo escurecimento da pele palpebral e orbital bilateral, que contrasta com a coloração da pele facial adjacente, não secundário a doenças sistêmicas ou locais, de causa conhecida, identificável. As olheiras causam incômodo social e estético, porque os olhos um dos centros de comunicação não-verbal, e podem causar impacto na qualidade de vida por gerar baixa autoestima. Têm aspecto de cansaço, de envelhecimento, e é mais comum em grupos étnicos: árabes, turcos, hindus e ibéricos , onde é possível percebê-las desde a infância. TERMOS CORRELATOS: • • • • • •

Hiperpigmentação periocular Hiperpigmentação palpebral familiar Dark circles Hiperpigmentação bipalpebral Hiperpigmentação infraorbital Pele infraorbital pigmentada

TECIDO DA REGIÃO PALPEBRAL É a região da pele mais fina do corpo, < 1mmm. A transição da pele fina da pálpebra e do restante da face é clinicamente visível. A epiderme e derme nesta região são extremamente finas. Há pouca gordura na região, que torna a pele mais translúcida, e possibilita se ver com mais facilidade a vascularização em excesso e o acúmulo de melanina.

ETIOPATOGENIA Os motivos que levam ao escurecimento palpebral ainda são desconehcidos. Supeitase de fatores genéticos, flacidez da pele palpebral, vascularização visível e aumento de melanina na derme. • Fatores genéticos Há evidências de que a HCIRO seja relacionada à herança genética, já que estudos empíricos mostram indivíduos na mesma família com graus de acometimento variáveis, e similares. Alguns estudos apontam maior incidência em indivíduos de cabelo, olhos e pele mais escuros. É mais frequente em adultos, e pode estar presente em indivíduos jovens, até mesmo crianças. No entanto, não existem estudos epidemiológicos que confirmem tais evidências. • Aumento da melanina na derme Pode ter causas endógenas (ser congênita), ou exógenas ( relacionadas a fatores ambientais, como exposição à radiação UV, uso de estrógenos e progestógenos, gestação, amamentação). O grau da coloração depende de alguns fatores. Pode também ser causada por hiperpigmentação pós-inflamatória (dermatite de contato, fricção palpebral, coceira excessiva, uso de medicamentos específicos) • Vascularização visível Combinação de excesso de vascularização subcutânea e transparência acentuada da pele. Os vasos ficam mais visíveis também por perda ou falta de gordura subcutânea, e diminuição do tônus da musculatura da região, que acarreta em flacidez. O aspecto escurecido é resultado do pigmento hemossiderina Diagnóstico: tracionar a pele para melhor visualização dos vasos • Flacidez ou frouxidão da pele palpebral Ação da gravidade + perda de arquitetura dérmica Região com pouco tecido subcutâneo e pouca sustentação. Pele move-se para baixo, esticando-se. Associado a esse fator, pode haver edema periorbital, que causa sombra , e leva ao escurecimento da região. FATORES ASSOCIADOS •

Tabagismo: Influência da ação vasoconstritora da nicotina, e geração de aspecto pálido da pele, que leva ao destaque da hipercromia.



Privação de sono e etilismo: vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo palpebral, que acarreta no acúmulo de hemossiderina.



Respiração bucal, que leva ao edema da mucosa nasal e paranasal, e resulta em estase sanguínea.



Anticoncepcionais, período menstrual, gestação: estímulo hormonal de produção de melanina.



Uso de medicamentos vasodilatadores e colírios para o tratamento do glaucoma: hiperpigmentação palpebral e reabsorção da gordura orbitária , que além de contribuir com a coloração, diminui o volume da região.



Deficiência de vitamina K (essencial à coagulação do sangue), gera pequenas hemorragias locais, e seu acúmulo resulta na hiperpigmentação hemossiderótica.

TRATAMENTOS MÉDICOS INVASIVOS • Blefaroplastia: Cirurgia plástica para retirada de excesso de pele e gordura em pálpebra superior e inferior, e presença de bolsas inferiores. Visa não somente os benefícios estéticos mas também a preservação do aspecto funcional das pálpebras. • Preenchimento com ácido hialurônico Preenche a depressão formada abaixo da pálpebra inferior, em direção ao ducto lacrimal. Atua contra a frouxidão da pele palpebral. O ácido hialurônico é um componente essencial da matriz celular encontrada em todos os tecidos, com capacidade de reter água e promover hidratação à pele • Preenchimento da pele com gordura É feito um preenchimento por transplante de gordura autóloga, ou seja, retirada do próprio corpo. Diminui a transparência da pele, é absorvida com mais naturalidade e tem menos chances de complicações. • Laser fracionado de CO2 Tecnologia que permite a vaporização da epiderme danificada e a ablação parcial dérmica superior, com grau variável de lesão reversível para os tecidos mais profundos. Promove remodelação dérmica, substituição do colágeno e elastina danificados por colágeno e elastina novos, mais compactos e organizados, resultando em melhora do aspecto e da flacidez tecidual.

ACÃO DA COSMETOLOGIA •

Ácidos fítico e kójico Ácidos despigmentantes que podem ser indicados em formulações, associados

ou não. Deve-se identificar primeiro em anamnese se é um caso de olheiras por acúmulo de melanina. •

Vitamina C Tem efeito clareador e de estímulo à síntese de colágeno.Melhora a espessura da pele e ellasticidade. Atua inibindo a melanogênese



Haloxyl Estimula a síntese dos componentes da matriz extracelular. Quelante da bilirrubina e ferro, diminui a pigmentação local.



Vitamina K sintética Participa da síntese dos fatores de coagulação. Tem ação antihemorrágica e atua positivamente sobre o desaparecimento do sangue extravascular.



Ácido hialurônico tópico Polissacarídeo natural, abundante na substância fundamental e entre as células da pele. Assegura a coesão das células conjuntivas e atua como hidratante potente.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS •

Drenagem linfática Terapia manual superficial para estimular a circulação linfática local e reduzir o edema. Promove a homeostase, favorecendo erestabelecendo as funções da pele. Melhora a oxigenação tecidual. Aspecto de pele mais jovial.



Radiofrequência Ondas eletromagnéticas que agem nas camadas mais profundas da pele, produzem uma retração do colágeno através de seu aquecimento. Promove modelação e melhora a flacidez cutânea. O resultado é uma pele mais hidratada, mais firme e com diminuição das linhas.

• •

Luz Intensa Pulsada Luz intensa de flash, controlada por sistemas microprocessados, cujos feixes possuem características como policromaticidade, incoerência e não colimação Estimula seletivamente a temperatura na profundidade desejada Indicada para tratamento de olheiras vasculares. Faz estímulo à síntese de colágeno , melhora a textura e coloração da pele....


Similar Free PDFs
Olheiras
  • 5 Pages