Pilhas Eletroquímicas PDF

Title Pilhas Eletroquímicas
Course Concreto Armado
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Pages 1
File Size 99.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 87
Total Views 149

Summary

Notas de aula Pilhas eletroquimicas - corrosão...


Description

PILHAS ELETROQUÍMICAS

São dispositivos que transformam a energia química em energia elétrica. • •

• •

Ânodo: eletrodo onde ocorre a oxidação. Eletrólito: condutor contendo íons que transportam a corrente elétrica do ânodo para o cátodo. Cátodo: eletrodo onde ocorre reações de redução. Circuito metálico: ligação metálica entre os eletrodos onde escoam os elétrons no sentido ânodo-cátodo.

Classificação das pilhas de corrosão Pilhas de eletrodos metálicos diferentes: ocorre quando 2 metais ou ligas diferentes estão em contato imersos em um mesmo eletrólito (pilha galvânica) O metal funciona como cátodo fica protegido, ou seja, não sofre corrosão. Galvânica: processo de corrosão em que apenas um metal menos nobre do par galvânico formado, sofre corrosão. É necessário ter um meio corrosivo. Pilha ativa - passiva Alguns metais ou ligas tendem a tornar-se passivos devido à formação de uma película fina e aderente de óxido ou outro composto insolúvel nas superfícies.

Resumindo: a pilha ativa passiva é uma corrosão localizada devido à destruição da camada de passivação em pequenos pontos. Pilha de ação local O zinco de alta pureza resiste mais a ação do ácido sulfúrico diluído do que no comercial. No zinco comercial as impurezas nele presentes (ferro carbono, cobre) funcionam como microcatodos e o zinco como ânodo. Logo este tipo de pilha ocorre quando os ânodos e os cátodos estão em contato direto em presença de eletrólito. Hidrogênio é liberado no cátodo. Pilha de temperaturas termogalvânica)

diferentes

(pilhas

Esta pilha possui eletrodos de um mesmo material metálico, mas em temperaturas diferentes ocorre quando possui o material metálico imerso em um eletrólito que tem áreas diferentemente aquecidas. O aumento da temperatura torna mais rápido o processo corrosivo pois aumenta a velocidade das reações eletroquímicas e velocidade de difusão. A temperatura também pode diminuir a velocidade de corrosão através da eliminação de gases como O 2. Pilha de aeração diferencial

Exemplos de ligas que passivam: alumínio, aço inox, titânio, ferro, cromo e chumbo.

É a pilha constituída de eletrodos de um só material metálico em contato com um mesmo eletrólito porém com regiões com diferentes teores de gases dissolvidos (região mais aerada e região menos aerada).

A passivação faz com que estes materiais funcionem como área catódica.

A diferença de concentração de oxigênio, gera uma diferença de potencial.

A pilha ativa-passiva ocorre em materiais que formam película apassivadora.

Cátodo: eletrodo (região) mais aerada.

Ocorre devido a distribuição da película passivadora ou o seu impedimento. Os íons irão penetrar através de poros ou falhas na estrutura cristalina em pequenos pontos (ação local) formando pequenos pontos de metal ativo (ânodo) circundado por grande área passivada (cátodo) fazendo com que haja uma diferença de potencial entre essas áreas formando então a pilha ativa passiva.

Ânodo: eletrodo (região) menos aerada....


Similar Free PDFs