Prova-cpa-10- -Lucas-Silva-1 PDF

Title Prova-cpa-10- -Lucas-Silva-1
Course Mercado Financeiro e de Capitais
Institution Universidade da Amazônia
Pages 27
File Size 1.3 MB
File Type PDF
Total Downloads 44
Total Views 128

Summary

PROVA CPA 10...


Description

PROVA | CPA - 10 GABARITO COMENTADO 50 QUESTÕES

DEZEMBRO 2018

IMPORTANTE: Esse é um material gratuito e NÃO pode ser comercializado! AUTOR: Prof. Lucas Silva (@professorluassilva)

Professor Lucas Silva @professorlucassilva

Prof. Lucas Silva

@Prof. Lucas Silva

Salve Galera que está estudando para a prova do CPA-10, tudo bem por aí? Sim! A minha prova INTEIRA está aqui nesse arquivo, exatamente como caiu para mim. Deu trabalho, mas ficou demais!! Meu nome é Lucas Silva e trabalho há mais de 6 anos como professor de certificações bancárias, e como você sabe, a prova do CPA-20 não pode ser levada para casa. Mas sempre dá essa vontade né? Então eu decidi te ajudar e fui fazer a prova para decorar as questões. Fiz a minha prova em Dezembro de 2018 e saí correndo para ir anotar tudo. Está aqui nesse arquivo com os gabaritos comentados para você se preparar para a sua prova! Se quiser mais dicas e também assistir aos vídeos de correção dessas questões, basta me seguir nas redes sociais: Um grande abraço e bons estudos! Prof. Lucas Silva

Prova | CPA - 10

1)

É uma carteira que deve estar presente em um Banco Múltiplo, obrigatoriamente:

a) b) c) d)

Comercial Crédito e Financiamento Crédito Imobiliário Desenvolvimento

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Começamos tranquilos não é? Um banco múltiplo é aquele que deve possuir 2 carteiras, pelo menos, sendo uma delas a comercial ou a de investimento.

Ficou com dúvida? No meu canal do Youtube (Prof. Lucas Silva) eu irei corrigir, em vídeo, todas as questões desse material. Além disso, você pode acessar o meu instagram ou facebook @professorlucassilva e enviar seu questionamento. Terei prazer em responder.

2) Seu cliente contratou um plano Vida Gerador de Benefício Livre - VGBL. Onde o mesmo pode obter mais informações sobre o plano, além da seguradora: a) b) c) d)

Superintendência de Previdência Complementar - PREVIC Banco Central do Brasil - BACEN Comissão de Valores Mobiliários - CVM Superintendência de Seguros Privados - SUSEP

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Mais uma para garantir a aprovação! A SUSEP cuida de: Previdência Privada (Aberta), Seguros, Capitalização e Resseguro. : )

https://professorlucassilva.com.br/

3

Prova | CPA - 10

3)

São ativos custodiados no SELIC

I. II. III.

LFT LCI LTN

Está correto: a) b) c) d)

I e II I e III II e III I, II e III

Gabarito: B Comentário do Prof. Lucas: No Sistema Especial de Liquidação e Custódia - SELIC são custodiados e liquidados os títulos públicos federais.

4)

É uma função da B3 (Fusão da BM&F + CETIP):

a) b) c) d)

Fazer o lançamento das ações registradas na CVM Fazer a liquidação dos ativos no exterior Fazer a compensação de cheques Fazer a custódia e liquidação de derivativos

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Dentro da B3 existe a Câmara de Compensação de Ações, que realiza a custódia e liquidação de derivativos e ações.

https://professorlucassilva.com.br/

4

Prova | CPA - 10

5)

Segundo o Código Anbima de Distribuição de Produtos no Varejo, a rentabilidade informada dos ativos deve estar acompanhado do aviso de que:

a) b) c) d)

A rentabilidade não é líquida de impostos A rentabilidade futura será sempre maior que a rentabilidade passada A rentabilidade não possui nenhum tipo de risco A rentabilidade possui cobertura do Fundo Garantidor de Crédito - FGC

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Essa parte dos códigos é meio chato, até eu acho isso…..Mas ok. Segundo o código de distribuição de produtos para o varejo, da Anbima, deve acompanhar a publicidade o aviso de que a rentabilidade não é líquida de impostos.

6)

Com relação à Lavagem de Dinheiro:

a)

Incorre na mesma pena quem, para ocultar ou dissimular a utilização de bens, os converte em ativos lícitos. Incorre em pena menor quem, para ocultar ou dissimular a utilização de bens, os converte em ativos lícitos. O procedimento de KYC (Know Your Client) não auxilia na prevenção de Lavagem de Dinheiro Uma das formas de se evitar a lavagem de dinheiro é utilizando o princípio da Barreira de Informação.

b) c) d)

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: A atualização da Lei de Lavagem de Dinheiro, em 2012 trouxe a mesma pena para quem realiza o ato descrito na alternativa “A”.

https://professorlucassilva.com.br/

5

Prova | CPA - 10

7)

São produtos de investimentos, segundo o Código Anbima de Distribuição de Produtos:

I. II. III.

Títulos Públicos Federais e CDB’s Produtos de Previdência Complementar (VGBL e PGBL) Ações e Derivativos

Está (ão) correto (s): a) b) c) d)

I e III I e II II e III I, II e III

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Segundo o código: Produtos de Investimento: todos os valores mobiliários e ativos financeiros regulados pela Comissão de Valores Mobiliários e/ou pelo Banco Central do Brasil, respectivamente. Não são considerados Produtos de investimentos, para fins deste Código, a Caderneta de Poupança e os Fundos de Investimento de Previdência Complementar Aberta e Fechada. 8)

Conforme o código Anbima, para definição do OBJETIVO de investimento do investidor, deve ser considerado:

I. II. III.

Período que será mantido o investimento Preferências de assunção de riscos Finalidade do Investimento

Está (ão) correto (s): a) b) c) d)

I e II Somente I Somente II I, II e III

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Segundo o Código da Anbima: Para definição do objetivo de investimento do Investidor, as instituições participantes devem considerar, no mínimo, as seguintes informações do Investidor: I. Período em que será mantido o investimento; II. As preferências declaradas quanto à assunção de riscos; e III. As finalidades do investimento.

https://professorlucassilva.com.br/

6

Prova | CPA - 10 9)

Conforme o código Anbima, para uma adequação do produto de investimento ao perfil do cliente é necessário se definir a situação financeira desse cliente, considerando, no mínimo as seguintes informações:

I. II. III.

Valor das receitas regulares Valor dos ativos que compõem o patrimônio Necessidade futura dos recursos

Está (ão) correto (s): a) I e II b) Somente I c) Somente II d) I, II e III Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Segundo o código da Anbima: Para definição da situação financeira do Investidor, as instituições participantes devem considerar, no mínimo, as seguintes informações do Investidor: I. O valor das receitas regulares declaradas; II. O valor e os ativos que compõem seu patrimônio; e III. A necessidade futura de recursos declarada.

10)

Conforme a instrução CVM 539/13 com relação à adequação do produto de investimento ao perfil do cliente, a instituição financeira deve verificar se:

I. II. III.

O produto, serviço ou operação é adequado aos objetivos de investimento do cliente; A situação financeira do cliente é compatível com o produto, serviço ou operação; e O cliente possui conhecimento necessário para compreender os riscos relacionados ao produto, serviço ou operação.

Está (ão) correta (s): a) b) c) d)

Todas as alternativas I e II, somente I e III, somente II e III, somente

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Parte chataaaaa!!!!!! Mas, segundo a instrução: Art. 2º As pessoas referidas no art. 1º devem verificar se: I – o produto, serviço ou operação é adequado aos objetivos de investimento do cliente; II – a situação financeira do cliente é compatível com o produto, serviço ou operação; e III – o cliente possui conhecimento necessário para compreender os riscos relacionados ao produto, serviço ou operação.

https://professorlucassilva.com.br/

7

Prova | CPA - 10

11) a) b) c) d)

O API deve ser renovado em até: 10 meses 12 meses 36 meses 24 meses

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Decora lasqueiraaaa!!!!! 24 meses!

12) a) b) c) d)

: ))

A utilização do Selo Anbima: É para utilização das instituições que fazem parte da Anbima e também aquelas que aderirem ao código, mesmo não fazendo parte da Anbima É obrigatório para todas as instituições do mercado financeiro É uma garantia de que o investimento não possui nenhum risco É uma forma de dar menos segurança para o investidor

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: O Selo Anbima tem por finalidade exclusiva demonstrar o compromisso das Instituições Participantes em atender às disposições do Código de Autorregulação. Não tem força de lei.

https://professorlucassilva.com.br/

8

Prova | CPA - 10

13) a) b) c) d)

Sobre a taxa de câmbio: Os exportadores são ofertantes de moeda estrangeira É uma taxa fixa, definida pelo Banco Central É a média das operações de importações e exportações, somente Não afeta a Balança de Pagamentos do país

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Os exportadores vendem para o exterior e recebem em moeda estrangeira, precisando trocar essa moeda estrangeira por moeda local aqui no Brasil.

14)

a) b) c) d)

Um investimento com rendimento nominal de 15% e que teve inflação no mesmo período de 5%, teve uma taxa real de aproximadamente: 5% 20% 15% 10%

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Taxa Real é a taxa nominal descontada da inflação do período.

https://professorlucassilva.com.br/

9

Prova | CPA - 10

15)

a) b) c) d)

Uma taxa de 10% ao bimestre, quando levada para o quadrimestre, como se calcula essa taxa percentual equivalente, em juros compostos: ( 1,10² - 1 ) x 100 ( 1,10 x 2 ) x 100 1,10 x 2 x 1 - 100 (1,10) ² x 100

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Fórmula básica (e danada) de juros equivalentes (compostos). 1 + a taxa elevado no prazo. Ai meu coração!

16) a) b) c) d)

A diferença entre capitalização simples e composta é que na primeira: O juros de cada período é incorporado ao capital principal para cálculo dos juros período seguinte O juros de cada período não é incorporado ao capital principal para cálculo dos juros do período seguinte Existe a incidência de juros sobre juros Sempre a rentabilidade real é maior do que a rentabilidade nominal

Gabarito: B Comentário do Prof. Lucas: No regime de capitalização simples não existe a formação de juros sobre juros, ou seja, o cálculo dos juros de cada período é sempre sobre o capital inicial (principal).

Ficou com dúvida? No meu canal do Youtube (Prof. Lucas Silva) eu irei corrigir, em vídeo, todas as questões desse material. Além disso, você pode acessar o meu instagram ou facebook @professorlucassilva e enviar seu questionamento. Terei prazer em responder.

https://professorlucassilva.com.br/

10

Prova | CPA - 10

17)

a) b) c) d)

Em um plano de previdência privada, durante o período de diferimento (acumulação) o participante corre risco de crédito da (o): Seguradora que comercializa o fundo Custodiante do FIE Gestor do FIE Agência de Rating

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas : Existe o risco de crédito da seguradora que está administrando o plano de previdência.

18)

a) b) c) d)

Seu cliente fez uma aplicação em CDB e o banco sofreu liquidação. Que tipo de risco será observado, principalmente: Legal, que é coberto pelo FGC até o limite de R$ 250 mil De liquidez, que é coberto pelo FGC até o limite de R$ 250 mil De mercado, que é coberto pelo FGC até o limite de R$ 250 mil De crédito, que é coberto pelo FGC até o limite de R$ 250 mil.

Gabarito: D Comentário: Quando um banco sofre liquidação, ele está dando “calote” nos seus credores, portanto risco de crédito. E esse risco está coberto pelo FGC até o limite de R$ 250 mil.

https://professorlucassilva.com.br/

11

Prova | CPA - 10

19) a) b) c) d)

O risco de liquidez presente em um título refere-se a: Impossibilidade de se comercializar um ativo por seu preço justo Oscilações naturais no preço do ativo Não pagamento das obrigações por parte do emissor do ativo Excesso de recursos em um determinado mercado

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Risco de liquidez é quando tentamos vender um ativo e não encontramos compradores para esse ativo. O mercado está “seco”.

20)

Seu cliente possui 4 produtos prefixados na carteira conforme prazos abaixo:

Qual dos 4 ativos é o que mais seria afetado em uma alteração da taxa de juros: a) b) c) d)

I II III IV

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Quanto maior o prazo, mais “sensível” o ativo fica as oscilações da taxa de juros do mercado.

https://professorlucassilva.com.br/

12

Prova | CPA - 10

21) a) b) c) d)

O risco de mercado em um fundo de investimento pode ser entendido como: Variação do valor das cotas desse fundo Soma dos aportes realizados nesse fundo Soma dos resgates realizados nesse fundo Diferença entre aportes e resgates realizados nesse fundo

Gabarito: A Comentário: Risco de mercado é a variação/oscilação do preço dos ativos, que por consequência, será a variação do preço das cotas. 22)

22) a) b) c) d)

Um ativo com maior risco de crédito é aquele que tem: Maior prazo Maior chance de inadimplência Menor juros Menor liquidez

Gabarito: B Comentário do Prof. Lucas: Risco de Crédito é a possibilidade de não pagamento por parte do emissor do título. Risco de tomar “calote”. 23)

https://professorlucassilva.com.br/

13

Prova | CPA - 10

23)

a) b) c) d)

Dois ativos (A e B) de mesmo emissor possuem prazo de 1 e 10 anos, respectivamente. O título B terá: Maior risco e menor rentabilidade que o ativo A Maior risco e maior rentabilidade que o ativo A Menor risco e maior rentabilidade que o ativo A Menor risco e menor rentabilidade que o ativo A

Gabarito: B Comentário do Prof. Lucas: Maior o prazo, maior o risco e portanto maior a rentabilidade exigida.

24)

a) b) c) d)

Um Fundo Multimercado destinado a investidores não qualificados, deve informar o tratamento tributário do mesmo no regulamento e também no (a):

Lâmina de Informações Essenciais Formulário de Informações Complementares Prospecto Termo de Adesão

Gabarito: B Comentário do Prof. Lucas: Segundo a instrução CVM 555/14, é no Formulário de Informações Complementares - FIC, que deve estar descrita a tributação aplicável do fundo de investimento.

https://professorlucassilva.com.br/

14

Prova | CPA - 10

25)

a) b) c) d)

Um determinado investidor que busque proteção contra a variação cambial, deveria investir em: CDB CDI Fundo Cambial LCI

Gabarito: C Comentário do Prof. Lucas: Sempre que se desejar proteção contra algum índice, deve-se estar “atrelado” à esse índice.

Ficou com dúvida? No meu canal do Youtube (Prof. Lucas Silva) eu irei corrigir, em vídeo, todas as questões desse material. Além disso, você pode acessar o meu instagram ou facebook @professorlucassilva e enviar seu questionamento. Terei prazer em responder.

https://professorlucassilva.com.br/

15

Prova | CPA - 10

26) a) b) c) d)

Em um fundo de renda fixa onde ocorre um alto volume de resgates, o gestor deve: Comprar títulos com alta rentabilidade para cobrir esses resgates Comprar ativos no mercado financeiro de acordo com a política do fundo, respeitando o limite de risco e rentabilidade Vender ativos para honrar os resgates Fechar o fundo para novos aportes

Gabarito: C Comentário do Prof. Lucas: Alguém caiu nesse pega ratão? Mas é simples, vamos lá...Quando um cotista pede resgate de suas cotas, cabe ao gestor ir ao mercado e vender ativos para transformar em dinheiro e honrar os resgates. Essa é a dinâmica de aplicação e resgates dos fundos de investimentos. : ))

27)

a) b) c) d)

Em um fundo de Renda Fixa Longo Prazo a alíquota do imposto de renda retido semestralmente (come-cotas) é de: 15% 20% Depende do prazo de permanência 22,50%

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: Ahh danada!!!!! A velha e boa decoreba!!! O come-cotas, que acontece em Maio (Mês do Casamento) e Novembro (Mês dos Finados) tem alíquota de 15% para fundos longo prazo, e de 20% para fundos curto prazo. Fundo de Ações não têm come cotas.

https://professorlucassilva.com.br/

16

Prova | CPA - 10

28)

a) b) c) d)

Para um gestor de renda fixa simples, trata-se de uma movimentação que o obriga a comprar novos ativos no mercado: Entrada de novos cotistas Resgate de cotas pelos cotistas atuais Alteração na taxa de juros do mercado Grande volume de aplicação de recursos no fundo

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: Ao ter novos recursos entrando no fundo, o cotista terá que ir no mercado comprar ativos para a carteira do fundo. É a dinâmica de aplicação e resgates do fundo.

29)

Sobre a tributação em um fundo de ações: a) Ocorre nos meses de Maio e Novembro com alíquota de 15% e no resgate b) Ocorre nos meses de Maio e Novembro com alíquota de 20% e no resgate c) Ocorre somente no resgate com alíquota de 15% d) Ocorre somente no resgate com alíquota de 20%

Gabarito: C Comentário do Prof. Lucas: Fundo de Ações não tem come cotas (antecipação semestral) e possui alíquota única de 15%.

https://professorlucassilva.com.br/

17

Prova | CPA - 10

30)

a) b) c) d)

Quando um cotista de um fundo faz a antecipação do imposto de renda através do sistema de come cotas, ele observa: Uma redução no valor da cota Uma redução na rentabilidade do fundo Uma redução no número de cotas Uma redução na rentabilidade observada do fundo

Gabarito: C Comentário do Prof. Lucas: O come-cotas incide sobre o número de cotas. “Come” as cotas.

31) a) b) c) d)

Quando um fundo realiza a cotização em D+1 e a liquidação em D+4, significa que: O valor da cota será conhecido no dia útil seguinte e valor será creditado no quarto dia útil O valor da cota será conhecido no dia útil anterior e o valor da cota será creditado no quarto dia útil O valor da cota será conhecido no segundo dia útil e o valor da cota será creditado no quarto dia útil O valor da cota será conhecido no segundo dia útil e o valor da cota será creditado no mesmo dia

Gabarito: A Comentário do Prof. Lucas: D+1 = Dia + 1 dia útil. D+4 = Dia + 4 dias úteis.

32) a) b) c) d)

A taxa de administração de um fundo de investimento incide sobre: Sobre os aportes realizados Sobre a rentabilidade do fundo O patrimônio líquido do fundo e é cobrado na base de 360 dias O patrimônio líquido do fundo

Gabarito: D Comentário do Prof. Lucas: A base de cálculo para a taxa de administração é o valor atual que está no fundo, ou seja, o seu P.L diário. : ))

https://professorlucassilva.com.br/

18

Prova | CPA - 10

33) a) b) c) d)

É uma competência d...


Similar Free PDFs