Questões Norteadoras PDF

Title Questões Norteadoras
Author Ingrid Oliveira
Course Fisiologia Geral
Institution Universidade Metodista de São Paulo
Pages 5
File Size 136.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 87
Total Views 121

Summary

Possíveis questões de fisiologia para a prova com as respostas ...


Description

Questões Norteadoras – Fisiologia – Profa. Cristiane Lopes 1 – Descreva o barorreflexo e explique sua importância na regulação da pressão arterial. São quimiorreceptores que tem no arco da aorta e na artéria carótida, que regula a pressão rapidamente, como por exemplo, quando a pessoa está se levantando, só que é falho em longo prazo, pois ele se adapta a pressão, ou seja, se a pressão ficar muito alta por muito tempo ele vai se adaptar a essa pressão, assim, não regulando. 2 – Conceitue clearance renal. Qual será o valor do clearance de uma substância, como a glicose, que é parcialmente filtrada e totalmente reabsorvida? Explique sua resposta. O clearance renal é o volume virtual de uma determinada substância que é excretada pelo rim. Como a glicose é totalmente absorvida, o valor de glicose na urina será zero, logo tendo o valor do clearance zero, pois ela não vai ser excretada. Cx = V. Ux (x = 0)/ Px. Cx = 0. 3 - O fígado e o pâncreas produzem secreções que são liberadas no intestino. Quais são essas secreções e qual o papel de cada uma na digestão de alimentos.. No pâncreas vai ser produzido pelas células acinares as secreções equibólica que vai produzir pró enzimas para fazer digestão de proteínas (protease), lipídeos (lipase) e amido (amilase pancreática) e pelas células ductais as secreções hidrelética que vai produzir Na+, H2O e HCO3-, tendo como principal função neutralizar o ácido. No fígado é liberada bile que é composta principalmente por sais biliares: acido cólico e ácido quenodesoxicólico, que vão se ligar as micelas e nos quilomícrons que vão liberar triglicerídeos para que as lipases possam digerir. 4 – Para um mesmo estímulo nociceptivo, diferentes pessoas relatam diferentes intensidades de dor. Explique os motivos pelos quais isto ocorre. A dor é mais que uma resposta resultante da integração central de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais. De fato a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial. A intensidade da dor varia com a quantidade de potencial de ação produzido, a dor por ser algo emotivo pode estimular mais potenciais de ação, então quanto mais atenção ela der a aquela dor mais ela vai sentir. 5 – A partir do córtex motor primário, explique como ocorre a excitação do neurônio motor pela via córtico-espinhal. O córtex motor primário tem a ideia do movimento, que vai mandar o estímulo através do axônios neuronais vão para a coroa radiada, vai para a pirâmides do bulbo onde vão decussar e vai descer pelo funículo lateral, que vai fazer sinapses como os moto neurônios.

6 – Os hormônios tiroidianos são produzidos sob estímulo do eixo hipotálamohipófise. Explique como este eixo regula a produção destes hormônios. O hipotálamo produz TRH que vai estimular a hipófise a produzir TSH que vai estimular a tireoide a liberar T3 e T4. A alta concentração de t3 e t4 na corrente sanguínea faz feedback negativo no THS e TRH, quando está baixa a concentração o hipotálamo começa a produzir TRH, assim, reiniciando o ciclo. 7 – Explique o papel da insulina e do glucacon na regulação da glicemia. A insulina e o glucagon são hormônios que regulam a glicemia do sangue, sendo eles hipoglicemiantes e hiperglicemiantes, respectivamente. A insulina induz a estocagem de glicose, assim, ativando alguns sistemas como glicólise e glicogênese. O glucagon, ele usa as reservas de glicose do corpo quando a glicemia está em nives baixos, para isso, ativa vias como gliconeogênese e glicogenólise. 8 - Descreva uma sinapse química e explique os mecanismos de liberação de neurotransmissores. A sinapse química se inicia quando a célula atinge o seu limiar, abrindo canais de voltagem dependente de Na+ e despolarizando a célula. A célula despolarizada fecha o canal de voltagem dependente Na+ e abre canal de voltagem dependente de K+, que vai hiperpolarizar a célula, assim, causando o fechamento desse canal e tendo o período refratário. A célula volta ao seu normal através do canais de vazamentos de K+. O PA chega no terminal axônico que abre canal de voltagem de Ca++, que vai entrar na célula e comunicar as vesículas. As vesículas vão em direção a membrana e vão se fundir com a ajuda das proteínas SNAREs e vão liberar os neurotransmissores por exocitose. 9 - Descreva como ocorre a contração do músculo liso. O Ca++ entra no músculo liso e se liga a calmodulina, assim, formando o complexo CaCM. Esse complexo vai ativar a MLCK que vai colocar um fosfato na cadeia leve da miosina, assim, a miosina podendo se ligar a actina, fazendo a contração muscular. 10 - Descreva o ciclo cardíaco, levando-se em consideração os parâmetros ilustrados pelo gráfico abaixo.

Iniciamos pela sístole ventricular que se inicia com o fechamento das valvas átrio ventriculares aumenta a pressão dos ventrículos, fazendo com que as valvas semi lunares se abram, assim, passando o sangue do ventrículo para os grandes vasos. O volume sanguíneo do ventrículo diminui e fecha as valvas semi lunares. Isso marca o início da diástole, assim, tendo o relaxamento isovolumétrico, até que a pressão do átrio fique maior do que a pressão do ventrículo, assim, as válvulas átrio ventricular vão se abrir, fazendo o enchimento rápido para o ventrículo, assim diminuindo a pressão atrial e aumentando a pressão ventricular, logo, vai ter a sístole atrial, onde o átrio vai passar o sangue restante para o ventrículo através de uma propagação de potencial de ação, que vai estimar também os ventrículos, assim, retomando ao inicio. 11 - Descreva as alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual. Faça um paralelo com as mudanças ovarianas e uterinas. O nível baixo de estrógeno e progesterona faz com que o hipotálamo passe a produzir GnRH, estimulando a hipófise a produzir FSH e LH. O FSH age nos ovários, fazendo com que os folículos comecem a amadurecer, com isso aumentando o número de estrógeno. O número elevado de estrógeno faz feedback negativo no FHS e LH. O níveis baixos de FHS continuam produzindo estrógeno em apenas um folículo, no restante causa atresia. O estrógeno ainda produzido vai fazer feedback positivo com o LH e FSH. No pico do LH, temos a ovulação, onde o óvulo sai do folículo e deixando o corpo lúteo. O corpo lúteo é mantido pelo LH e passa a produzir progesterona. O nível alto de progesterona e estrógeno faz feedback negativo no FHS e LH, assim, fazendo com que o corpo lúteo vire corpo albicans. No útero tem a fase proliferativa, onde começa a engrossar o endométrio para receber o óvulos, e a fase secretória, onde o endométrio está grosso e começa a descamar. 12 - Cite e explique os principais mecanismos de reabsorção de Na+ ao longo do néfron. No túbulo proximal, ocorre a maior reabsorção de Na+, por causa da bomba simporte Na+ e glicose e o canal de água que carrega junto Na+ e outras substâncias. Não acontece nada na alça descendente de Henle, pois são impermeáveis ao Na+. Na alça ascendente de Henle tem reabsorção de Na+ pela bomba Na+ H+. No início do túbulo distal tem reabsorção através da bomba Na+ K+, no restante do néfron, vai ter reabsorção variável de Na+ pela bomba de Na+K+. 13 - Explique os mecanismos celulares e moleculares da secreção ácida gástrica. A célula parietal contém receptores para acetilcolina, gastrina e histamina que estimulam a secreção de HCL. Um neurônio libera GRP que estimula a célula G que faz gastrina e aumente HCL. A gastrinacai na corrente sanguínea e age na célula parietal que aumenta secreção de HCL. Age também na enterocromafina que produz histamina e aumenta HCL. 14 - Descreva o reflexo de estiramento e o reflexo miotático reverso.

Reflexo miotático reverso: o órgão neuro tendinoso de Golgi dispara um PA que vai inibir o moto neurônio, o músculo vai relaxar e a carga excessiva vai ser derrubada. O reflexo de estiramento começa quando potencias de ação são gerados quando ocorre o estiramento das fibras musculares intrafusais. O PA gerado percorre o nervo sensorial desde o fuso até a medula, onde fazem conexão excitando as fibras motoras alfa e provocando a contração da musculatura agonista e o relaxamento da antagonista. 15 - Sobre os corticóides diga: O que são? Quais são? De exemplos. Onde cada tipo é produzido? Qual o precursor para a síntese? Descreva brevemente a função de cada um. São substâncias produzidas pelo córtex da adrenal, são percursores do colesterol: ● Mineralcoticoide: produzido pela região glomerulosa da adrenal e faz aldosterona. ● Glicocorticoide: produzido pela região fasciculada da adrenal e faz cortisol. ● Esteroide: produzido pela região reticulada da adrenal e faz androstenediona. 16 - Explique porque pessoas amputadas podem sentir seus membros retirados quando são tocadas em algumas partes do corpo. Que parte são essas? A pessoa que amputa o membro e passado um tempo pós cirurgia ela sente o membro. A representação desses membros no cérebro não é linear como o nosso corpo, o cérebro não sabe que a membro foi amputado, logo a área amputada, começa a perder espaço nessa representação e as áreas que estão ao redor passam a invadir a área do membro amputado, e então o cérebro começa a confundir as sensações, por isso podem sentir esse membro em outra parte do corpo. 17- Descreva as fases do potencial de ação. Para acontecer o PA é necessário que o estímulo seja superior ao limiar da célula, assim, fazendo com que os canais de voltagem dependente de Na+ que vai depolarizar a célula. A célula despolarizada fecha o canal de Na+ e abre canal de voltagem dependente de K+ que vai repolarizar a célula, e hiperpolarizar a célula. A hiperpolarização marca o período refratário. Quando a célula tiver hiperpolarizada, vai fechar o canal de K+ e ela vai se estabilizar através do canal de vazamento de K+. 18- Explique o sistema de excitocondução do coração O sistema vai fazer a contração do coração, começando pelo nó sinoatrial que vai produzir estímulos de modo autônomo, uma vez que essas células tem o limiar baixo. Esse estímulo vai passar para o nó atrioventricular através das fibras internodal. O nó atrioventricular tem o limiar um pouco mais alta, assim, precisando de mais estímulo do nó sinoatrial e dando tempo para que todo o átrio se contraia, a contração do átrio vai acontecer através do sincício funcional. O nó atrioventricular vai propagar o PA para o feixe de His que vai propagar o PA pelo ventrículo através das fibras de purkine.

19- Explique como ocorre a inspiração. O tórax se expande e puxa a pleura parietal, com isso, cria uma pressão negativa no espaço pleural, assim, puxando a pleura visceral junto. A pleura visceral vai puxar os alvéolos que vai fazer com que aumente a pressão intra alveolar que permite a entrada do ar. 20- Por que exciste volume residual. O pneumócito 2 que produz sufactante. O sufactante vai diminuir a tensão superficial entre o alvéolo o e sangue, assim, mantendo o alvéolo aberto, ficando aberto temos o volume residual. 21- Explique como ocorre a filtração glomerular Ocorre através da pressão efetiva de filtração que é gerada pela pressão hidrostática capilar (é uma pressão alta 80Hg) que é uma pressão a favor do sentido pois o água vai passar do glomérulo para a cápsula de Bowman. A pressão oncótica que é uma pressão onde a proteína atraí água (-25 Hg), assim se opondo a filtração, pois não entra proteína na cápsula de Bowman. Pressão intra Bowman é formada dentro da cápsula de Bowman que se opõe a filtração (-15Hg). Logo a pressão hidrostática capilar, é superior a pressão oncótica e intra Bowman juntas, assim tendo a filtração, pois a pressão efetiva de filtração é positiva. 22- Como os hormônios sexuais interferem no crescimento. Os hormônios sexuais estimulam a produção de GHRH e GH, assim, aumentando a produção desses hormônios. 23- Explique como a testosterona e a gametogênese são regulados. O hipotálamo produz GnRH que estimula a adeno-hipófise a produzir FSH e LH. O LH vai atuar nas células de Leydig que vai produzir a testosterona. O FSH vai atuar no epitélio germinativo que é responsável pela gametogêneses e o FHS vai atuar nas célula de sertoli que vai produzir inibina. A inibina vai fazer feedback negativo na adeno-hipófise. 24 - Explique como ocorre a regulação do hormõnio do crescimento. O hipotálamo produz GHRH que estimula a adeno hipófise a produzir GH. O nível alto de GH faz feedback negativo com o GHRH, esse processo é nomeado de alça curta. Tem o processo de alça longa, onde o GH ao invés de fazer feedback vai para o fígado que vai produzir IGF I e IGF II. A alta concentração desses compostos, faz feedback negativo com o GH e como o GHRH....


Similar Free PDFs