Relatório Explosão Cambriana PDF

Title Relatório Explosão Cambriana
Author Anonymous User
Course Biologia Celular
Institution Universidade Federal de Santa Catarina
Pages 2
File Size 90.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 36
Total Views 157

Summary

Download Relatório Explosão Cambriana PDF


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA E ZOOLOGIA Zoologia de Invertebrados I – ECZ7011 _______________________________________________________________________ Professor: Bruno R. S. Figueiredo Aluna: Lauren Bonfanti Fontoura

Matrícula: 19200214

Relatório sobre a Explosão do Cambriano

O termo “Explosão Cambriana” diz respeito a um episódio ocorrido na Era Paleozoica no Período Cambriano do tempo geológico, por volta de 540 milhões de anos atrás, onde sucederam-se transformações na biota de todo o planeta trazendo novas formas mais complexas de vida para os oceanos, além de proporcionar a base dos principais filos existentes hoje. Anteriormente à “explosão”, notavam-se animais mais primitivos, como a Dickinsonia costata (organismo com o corpo segmentado, chato e ovalado), que viviam em um manto oceânico coberto por cianobactérias. Esse período é conhecido como Edicariano (primeira grande irradiação em escala de vida multicelular compreendida entre ≅ 630 a 542 milhões de anos), e possuía animais principalmente sésseis com corpos achatados e ausência de predadores. Porém, com o evento evolutivo do Período Cambriano, notou-se a aparição de formas corporais bem mais complexas das que existiam até então, que desenvolveram simetria bilateral e esqueletização. Sendo duas delas predominantes: 1) A fauna Tommotiana, compreendendo conchas com pequenos animais que apresentavam lâminas, taças e barretes e que depositavam matéria orgânica e mineral em seus corpos. 2) A fauna de Trilobitas, abrangendo animais marinhos que possuíam exoesqueleto de quitina e carbonato de cálcio. Além disso, evidências recentes retiradas dos recifes da Namíbia, mostraram que, provavelmente, o que proporcionou o surgimento dessa imensa biodiversidade foram um conjunto de mudanças ambientais, principalmente um aumento da concentração de oxigênio, decorrente do fitoplâncton, e a maior oferta de nutrientes provenientes da erosão do solo, que possibilitou novos padrões comportamentais como a predação, que por sua vez estimulou nas presas um aumento do tamanho corporal, mineração de conchas e novas formas de locomoção adaptadas a fuga e proteção.

Por fim, segundo a teoria evolutiva de Darwin descrita no livro “A Origem das Espécies” em 1859, todas as espécies teriam se originado de um único ancestral comum, passando por um processo lento e gradual de diversas modificações até chegarmos nessa quantidade imensa de heterogeneidade biológica. Dessa forma, o termo “explosão” torna-se exagerado e equivocado se levado em consideração o tempo geológico do planeta terra (4,6 bilhões de anos), tendo em vista que a grande expansão da biodiversidade do Período Cambriano se estendeu por dezenas de milhares de anos e ocorreu em 10 estágios bem definidos (que duraram aproximadamente 55 milhões de anos), no qual, a cada novo estágio observava-se um nível de complexidade acima em relação ao estágio anterior. O que é exatamente o esperado no processo de evolução, apesar de ainda haver ceticismo por parte de diversos cientistas ao redor do mundo simplesmente pela escassez de registros que comprovem essa ancestralidade. Porém, não é porque as descobertas sejam mínimas que não tenham ocorrido, se levada em conta a fragilidade desses organismos Edicarianos primitivos e a dificuldade em fossilizá-los.

Referências CRIACIONISMO – A Explosão Cambriana. Brasil, 2019. (29 min.), son., color. Disponível em:. Acesso em: 12 jan. 2020. SCIENTIFIC AMERICAN (Eua). What Sparked the Cambrian Explosion? 2016. Disponível em:

.

Acesso em: 22 jan. 2020.

VÉRAS,

Rodrigo.

A Explosão

Cambriana:

Uma

introdução.2012.

Disponível

em:

. Acesso em: 22 jan. 2020....


Similar Free PDFs