Representação Gráfica PDF

Title Representação Gráfica
Author Mauro Corrêa
Course Probabilidade E Estatística I
Institution Universidade Feevale
Pages 3
File Size 70.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 107
Total Views 123

Summary

Anotações gerais sobre Representação Gráfica. Contém conceitos e definições sobre o assunto....


Description

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA PRINCÍPIOS BÁSICOS NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS Depois de sintetizados em tabelas, os dados podem ser apresentados em gráficos, a fim de proporcionarem ao interessado uma visão rápida do comportamento do fenômeno. Requisitos Fundamentais: 

Simplicidade (sem traços desnecessários)



Clareza (para uma correta interpretação)



Veracidade.

ELEMENTOS 

Título: localizado acima ou abaixo do gráfico, informa sobre o que está sendo apresentado. Deve ser simples, claro e objetivo.



Escala: no eixo das abscissas (x) cresce da esquerda para a direita e é escrita embaixo do eixo. No eixo das ordenadas (y) cresce de baixo para cima e é escrita à esquerda.



Variáveis: o nome da variável deve ser centralizado e colocado no eixo das abscissas embaixo da escala, no eixo das ordenadas na extremidade.



Traçado: o sistema de eixos cartesianos e as linhas auxiliares devem ser traçados mais leve do que a linha demonstrativa.

Opcionais: a) Setas: podem ser feitas para indicar a direção dos eixos. b) Fonte: localizada no rodapé do gráfico, indica o responsável pelo fornecimento dos dados. c) Notas: idêntico à das tabelas.

TIPOS DE GRÁFICOS a) Gráfico Linear ou de Linhas Usualmente utilizados para apresentar séries cronológicas e dados exclusivamente numéricos. Procedimentos para montagem: 

Traçar o sistema de eixos cartesianos



Estabelecer as escalas nos eixos correspondentes.



Colocar o título e o nome das variáveis.



Corresponder os pontos do eixo das abscissas com as ordenadas, conforme a tabela.

b) Gráfico em Barras ou Colunas Utilizado para representar todas as séries. É chamado de colunas quando está na posição vertical e barras quando na posição horizontal. Procedimentos para a montagem: 

Traçar o sistema de eixos cartesianos.



Colocar o título e o nome das variáveis.



Estabelecer as escalas nos eixos correspondentes.



Construir figuras retangulares (todas da mesma largura), com seu centro coincidindo com a marcação da escala no eixo das abscissas.

c) Gráfico em Setores Utilizado para comparar proporções até no máximo de sete dados. Procedimentos para a montagem: 

Traçar uma circunferência que equivale a 100%.



Marcar os valores dos arcos traçar raios separando os setores.



Fazer um tracejado diferente para cada setor.



Colocar o título e a legenda explicativa.

d) Histograma Este gráfico é utilizado para representar distribuições de frequências. É composto por retângulos, com base na abscissa, e seu ponto médio coincide com o ponto médio dos intervalos de classe, ou seja, sua largura coincide com a amplitude dos intervalos. As alturas são proporcionais as frequências.

e) Diagrama de Caixa (Box Plot)

O diagrama de caixa é uma apresentação gráfica que descreve simultaneamente várias características importantes de um conjunto de dados, tais como centro, dispersão, desvio da simetria e identificação de observações discrepantes (outlier). O diagrama de caixa apresenta os três quartis, o mínimo e o máximo dos dados em uma caixa retangular, podendo ser alinhados horizontalmente ou verticalmente. O intervalo interquartílico (IQR= Q3-Q1) é muitas vezes usado como uma medida de variabilidade. Quanto maior a variabilidade da distribuição mais distantes ficam os quartis. Em distribuições simétricas a distância entre o 1º quartil (Q1) e a mediana é a mesma que a distância entre o 3º quartil (Q3) e a mediana, enquanto que em distribuições assimétricas essas distâncias são diferentes. No diagrama de caixa, o retângulo representa o intervalo interquartílico (IQR), representando a faixa dos 50% dos valores mais típicos da distribuição. O retângulo é dividido no valor correspondente à mediana, indicando assim, o 1º quartil (Q1), a mediana e o 3º quartil (Q3). Entre os quartis e os extremos são traçadas linhas. Caso existam valores discrepantes (além de 1,5 IQR), a linha é traçada até o último valor não discrepante, e os valores discrepantes são indicados por pontos....


Similar Free PDFs