Transições Affaf Melleis PDF

Title Transições Affaf Melleis
Author Fábio Barros
Course Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem I
Institution Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Pages 27
File Size 1.5 MB
File Type PDF
Total Downloads 6
Total Views 26

Summary

Teoria das transições (Affaf Melleis, 1994)Professora na Universidade da Pensilvânia, na Escola de Enfermagem, éprofessora de Enfermagem e de Sociologia, é diretora da Escola e doCentro Colaborador da OMS para Enfermagem, Liderança e Obstetrícia.É membro da Academia Americana de Enfermagem, o Royal ...


Description

Teoria das transições (Affaf Melleis, 1994)

Professora na Universidade da Pensilvânia, na Escola de Enfermagem, é professora de Enfermagem e de Sociologia, é diretora da Escola e do Centro Colaborador da OMS para Enfermagem, Liderança e Obstetrícia. É membro da Academia Americana de Enfermagem, o Royal College of Nursing, no Reino Unido, e da Faculdade de Medicina da Filadélfia…

Conceição Alegre 2020

Teoria das transições (Affaf Melleis) • Ao longo da vida, as pessoas experimentam mudanças e transições. As mudanças que ocorrem no estado de saúde do individuo geram um processo de transição que pode realçar o bem-estar, assim como expor os indivíduos aos riscos acrescidos de doença (Meleis, 2000). • • Os enfermeiros são os principais cuidadores dos indivíduos e das suas famílias que vivem processos de transição, assistindo às mudanças e exigências que as transições provocam nas suas vidas, ajudando-os na preparação para as transições iminentes e facilitando o processo de desenvolvimento de competências.

Conceição Alegre 2020

Teoria das experiencias de transição (Affaf Melleis): Enquadramento

Meleis defende que a intervenção da enfermagem deve funcionar como o processo facilitador da transição que promove o bem-estar. Os cuidados de enfermagem são voltados para uma maior sensibilização, consciencialização e humanização, quando se identifica no cliente fatores que indica uma transição, com a finalidade de facilitar estes eventos em direção a uma transição saudável. A transição remete para uma mudança significativa na vida, através da alteração de processos, papéis ou estados, como resultado de estímulos e de novos conhecimentos, o que poderá ter como consequência a mudança de comportamentos e uma outra definição de si no contexto social. (Meleis,1997)

Conceição Alegre 2020

Teoria das experiencias de transição (Affaf Melleis): Enquadramento

• A transição ocorre quando uma atual realidade da pessoa é disruptida, forçando a pessoa a uma mudança que resulta na necessidade de construir uma nova realidade, (Selder 1989). Isto implica que a pessoa terá que estar consciente das mudanças que estão a ocorrer (Chick e Meleis 1986). • A transição: refere-se ao modo como as pessoas respondem às mudanças ao longo do tempo. As pessoas passam por transições quando necessitam de adaptar-se a novas situações ou circunstâncias, de modo a incorporarem o evento de mudança, nas suas vidas. (Schumacher e Meleis 1994).

Conceição Alegre 2020

Teoria das experiencias de transição (Affaf Melleis): Enquadramento

 A transição: Envolve uma interação complexa de atividades adaptativas para lidar com alterações contextuais, bem como uma incorporação psicológica e espiritual mais profunda das mudanças que permitem a reorientação do sentido do eu (Van Loon e Kralik 2005).  Os processos de transição: Ocorrem quando as circunstâncias de vida ou de relacionamentos mudam. A transição requer mudança e adaptação em áreas tais como o desenvolvimento pessoal (ciclo de vida); relacionamentos, situações; mudanças sócio culturais ou ambientais, mas nem toda a mudança resulta em transição.

Conceição Alegre 2020

Teoria das experiencias de transição (Affaf Melleis)

• O enfermeiro interage (interação) com um ser humano numa situação de saúde/doença (cliente de enfermagem), o qual é uma parte integrante do seu contexto sociocultural (ambiente) e o qual está em alguma espécie de transição ou antecipando essa mesma transição (transição); a interação enfermeiro-cliente está organizada à volta de algum propósito (processo de enfermagem, resolução de problemas) e os enfermeiros usam algumas ações (intervenções terapêuticas) para aumentar ou facilitar a saúde e o bem-estar (Meleis (1991).

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Tipos e Consequências das Transições (Affaf .Meleis, 2006)

Conceição Alegre 2020

Tipos de Transição (Affaf Meleis, 2006) (As transições são processos complexos que podem ocorrer em simultâneo.)

Saúde/doença: mudanças associadas a situação de doença Exemplos: vivencia do processo de diabetes Situacionais: exemplos: mudanças nas situações familiares como a viuvez: a mudança de um idoso para um lar de idosos; um desalojamento. Organizacionais: indicam transições no seu ambiente, Exemplos: reorganização estrutural de uma empresa. Desenvolvimento: vivencia de um período significativo do ciclo de vida. exemplos: a parentalidade; a adolescência.

Conceição Alegre 2020

Propriedades Universais das Transições

Processo Desconectividade Perceção Consciente Padrões de resposta

Conceição Alegre 2020

Propriedades Universais das Transições

Propriedades universais - Aspetos comuns que caracterizam um período de Transição –( Período em que uma alteração é percebida por uma ou várias pessoas, ocorrendo em seres humanos ou no ambiente.): (1) Desconexidade da rede social usual e dos sistemas de apoio sociais; (2) Perda temporária dos pontos de referência familiares dos objetos ou sujeitos significativos; (3) Novas necessidades que poderão surgir ou necessidades já existentes e desconhecidas do meio familiar; (4) Antigas expetativas incongruentes com a mudança da situação. Uma transição denota uma alteração no estado de saúde, nos papéis das relações, nas expetativas ou nas capacidades. Meleis (1986)

Conceição Alegre 2020

Condições de Transição: Facilitadoras e Inibidoras

Pessoais

Comunitárias

Sociais

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Conceição Alegre 2020

Modelo de transição de enfermagem (Affaf. Melleis) Propriedades Universais Mudança na direção do processo em: identidade, papel, relações, capacidades, padrões de comportamento, estrutura, função e dinâmica.

Tipos De desenvolvimento Situacional Saúde/Doença Organizacional

Condições de Transição Significados Expectativas Níveis de conhecimento Ambiente Nível de Planeamento Bem-estar físico e emocional

Terapias de Enfermagem Preventiva, Protetora, Interventiva Conceição Alegre 2020

Indicadores de transições saudáveis Bem-estar subjetivo Mestria Bem-estar nas relações

Indicadores de transição comuns a qualquer tipo de transição

Saúde/doença

Indicadores de transições saudáveis Bem-estar subjetivo Mestria Bem-estar nas relações

Mudanças situacionais

Desenvolvimento

Organizacional

Conceição Alegre 2020

Indicadores de transições saudáveis Bem–estar subjetivo Ocorre numa transição bem-sucedida em detrimento da ansiedade. Gerir emoções, integridade pessoal, qualidade de vida. Ex: trabalho, casamento.

Mestria (Domínio do papel) Conquista da capacidade de desempenho e conforto na nova situação. Elementos: Competência, conhecimentos, capacidade cognitiva, autoconfiança. A mestria é indicadora de transições bem sucedidas ao nível organizacional e individual.

Bem-estar nas relações Indica que está a ocorrer uma transição bem-sucedida. A família funciona como um todo. Integração em redes são indicadoras de transições bem-sucedidas. Ex: Mudança de local de residência.

Conceição Alegre 2020

Teoria das Transições – Afaf Meleis: Terapêuticas de Enfermagem

As terapêuticas de enfermagem são destinadas à promoção e restauração das dimensões da saúde individual, familiar e organizacional: As Terapêuticas de Enfermagem ฀ Preventiva ฀ Protetora ฀ Interventiva ฀ Preventiva [promoção] Avaliação, conhecimento do indivíduo. ฀ Protetora [preparação para a transição] Programas concebidos para (proteger a pessoa) e (facilitar a transição) Programas de orientação para… parentalidade p. ex. ฀ Interventiva [suplementação de papel] Ex: Doentes a recuperar de enfarte do miocárdio, mulheres vítimas de agressão.

Conceição Alegre 2020

Intervenções (Terapias) de Enfermagem: Suplementação de papel Papel de suplementação

Clarificação do papel

Aquisição do Papel

Modelação do papel

Ensaio do papel

Comunicação

Interação com grupos de referencia

Modelação do papel

Interação com grupos de referencia

Ensaio do papel

Conceição Alegre 2020

Intervenções (Terapias) de Enfermagem: Suplementação de papel

Grupos de referencia: são constituídas redes com a finalidade de ver-fazer; atos em rede como reforço do novo papel de comportamentos, opiniões e símbolos. Modelagem do papel: existem membros observadores do grupo de referencia que encenam e representam os papeis; emulam comportamentos e símbolos; imitam poder ser. Ensaio do papel: Caracteriza-se por atividade interna precedendo interação aberta, em que as fantasias individuais, usando a imaginação, permitem ser promulgado mentalmente um encontro onde pode ocorrer o exercício do papel e sobre como um papel evolui. Essa promulgação antecipada na imaginação, permite atribuir outros significativos às experiencias e ao exercício do papel. Conceição Alegre 2020

Teoria das Transições – Afaf Meleis Conclusões

“…o importante é fornecer suporte à pessoa em transição, auxiliando-a ao proteger e manter a sua saúde para o futuro. O objetivo da intervenção de enfermagem é cuidar das pessoas, criando condições condutivas a uma transição saudável, considerando o ser em mudança como um ser holístico integral”. O cuidado transicional não é algo definível, palpável, visível, não é algo que possa se reduzir a uma simples definição, mas ele surge da conscientização do enfermeiro ao desvelar a compreensão do cliente enquanto vivencia o processo transicional. A transição permeia todos os momentos da vida. Porém, estes momentos necessitam ser enfrentados através de comportamentos que possibilitem o cuidado particularizado a cada situação vivenciada, nas suas possibilidades de vir-a-ser consigo mesmo e com o outro. “O cuidado transicional é o cuidado com a preocupação às etapas transicionais do ser, exposto a todas as suas possibilidades” (Zagonel, p. 31, 1999) Conceição Alegre 2020

Teoria das Transições – Afaf Meleis Conclusões

As transições são sobretudo transições processuais que permitem as intervenções terapêuticas de enfermagem. As transições de interesse são sobretudo as que Meleis enquadra nos grupos de transições desenvolvimentais (ao longo do ciclo vital); situacionais (alterações de situação de vida e de local); de estado saúde-doença; e as organizacionais. Nessas transições os enfermeiros intervêm com terapias de enfermagem (cuidados) antecipando-as, facilitando-as, ou completando-as. As transições podem ter indicadores de estrutura de processo e de resultado. Como indicadores de processo estariam sobretudo as condições de transição: (como sejam: significados; expectativas; nível de conhecimento; habilidades; ambiente; nível de planeamento; bem-estar emocional e físico). Como indicadores de resultado são por exemplo valorizados: o bem-estar subjetivo; a mestria; o bem-estar nas relações.

Conceição Alegre 2020...


Similar Free PDFs