TTL E CMOS-1 - Resumo sobre TTL e CMOS para a materia de Eletronica Digital I PDF

Title TTL E CMOS-1 - Resumo sobre TTL e CMOS para a materia de Eletronica Digital I
Course Eletrônica Digital I
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Pages 3
File Size 236.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 97
Total Views 128

Summary

Resumo sobre TTL e CMOS para a materia de Eletronica Digital I...


Description

FAMILIA TTL Lógica

transistor-transistor (em

inglês, Transistor-Transistor

Logic ou

simplesmente TTL) é uma classe de circuitos digitais montados a partir de transistores de junção bipolar (BJT) e resistores. Ela é chamada de lógica transistor-transistor porque ambas as funções de porta lógica(AND, por exemplo) e de amplificação são realizadas por transistores (em contraste com a lógica Resistor-Transistor (RTL) e a lógica Diodo-Transistor (DTL). TTL é notável por ser uma família difundida de circuitos integrados (CI) usada em muitas aplicações como computadores, controle industrial, teste de equipamentos e instrumentos, eletrônica de consumidor, sintetizadores, etc.

A característica mais importante desta família está no fato de que ela é alimentada com uma tensão de 5 Volts. Assim, para os componentes desta família o nível lógico 0 é sempre a ausência de tensão ou 0 V enquanto que o nível lógico 1 é sempre uma tensão de +5 V.

Os níveis lógicos para serem reconhecidos devem estar dentro de faixas bem definidas.

Como visto na figura, existe uma faixa de tensão de entrada na qual o componente TTL não reconhece os níveis lógicos 0 e 1, devendo, portanto, ser evitada em projetos de circuitos digitais. Onde: VNL = margem de ruído ou imunidade a ruído na entrada de um circuito lógico para nível lógico 0 (Voltage Noise Low). VNH = margem de ruído ou imunidade a ruído na entrada de um circuito lógico para nível lógico 1 (Voltage Noise High). VIL = tensão necessária na entrada do circuito para nível lógico 0 (Voltage Input Low). VIH = tensão necessária na entrada do circuito para nível lógico 1 (Voltage Input High). VOL = tensão na saída do circuito para nível lógico 0 (Voltage Output Low). VOH = tensão na saída do circuito para nível lógico 1 (Voltage Output High). Para determinar o VNL e VNH é: No nível lógico 1: VNH = VOH(mínimo) – VIH(mínimo) No nível lógico 0: VNL = VIL(máximo) – VOL(máximo) Os níveis de entrada e saída para a versão padrão TTL Standard:

Devido aos avanços nas técnicas de manufatura surgiram diversas ramificações na família TTL consistindo em várias sub-famílias ou séries. A Tabela1 lista cada uma destas séries, as quais surgiram a partir da década de 90, com o prefixo utilizado para identificar os vários CIs de uma mesma família pertencentes a cada sub-família ou série, consumo de potência e tempo de retardo. A diferença entre os dispositivos de cada uma das séries TTL residem em suas características elétricas, como dissipação de potência, tempo de retardo e velocidade de comutação. Eles não diferem na disposição de seus pinos ou nas operações lógicas realizadas por seus circuitos internos. Séries TTL

Prefixo

Hex NOT

Potência

Tempo de

Dissipada por

Atraso (ns)

porta (mW) TTL padrão

74

7404

10

10

TTL de baixa

74L

74L04

1

33

74H

74H04

23

6

TTL Schottky

74S

74S04

20

3

TTL Schottky

74LS

74LS04

2

10

74AS

74AS04

7

1,5

potência TTL de alta velocidade

de baixa potência TTL Schottky avançada...


Similar Free PDFs