Análise site - Banco de Series PDF

Title Análise site - Banco de Series
Author Agui L.
Course Ergonomia I
Institution Universidade do Estado de Minas Gerais
Pages 22
File Size 1.1 MB
File Type PDF
Total Downloads 90
Total Views 143

Summary

O trabalho final da matéria consistia em uma análise detalhada, ligada a ergonomia visual, de um site a escolha do aluno. No documento em questão foi analisado o site Banco de Series, uma rede social destinada a pessoas que gostam e acompanham produção televisivas. ...


Description

CAROLINA ÁGUIDA, DANIELA MEIRA, LAURA MATTOS, LÍGIA VILHENA E MARIA CLARA MARINHO

TRABALHO DE ERGONOMIA I AVALIAÇÃO ERGONÔMICA DE INTERFACE DIGITAL

Trabalho apresentado ao curso de Design Gráfico da Escola de Design e Artes Visuais da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a ser utilizado como diretriz para a análise ergonômica de software. Professora: Iara Sousa Castro

BELO HORIZONTE 2016

INTRODUÇÃO A interface escolhida pelo grupo é a rede social Banco de Séries, disponível em forma de site e aplicativo para smartphones. O grupo tem por objetivo analisar e expor os defeitos da interface, tais como estética e usabilidade, qualidade de resolução da imagem, funcionalidade, falha de conexão com o Facebook e idioma - há predominância do inglês em um aplicativo brasileiro, além de erros ao se utilizar a tecla sap. Comparar o site ao aplicativo com o intuito de demonstrar as diferenças entre estes, procurando soluções para ambos. O Banco de Séries é uma rede social em que os usuários podem compartilhar, dar nota e comentar as séries de televisão que estão assistindo recentemente, além disso o software marca as séries e os episódios destas a medida em que o usuário as assiste, auxiliando o acompanhamento destas. Atualmente, com a ascendência de canais de telecomunicação e entretenimento como o Netflix e a HBO Max, que podem ser acompanhados tanto pela televisão quanto por computadores e smartphones, a demanda por redes como o Banco de Séries tem aumentado. Por esse motivo o grupo escolheu esta interface, ademais, a integrante Carolina Águida conhece o criador da interface, Alex Palomo. Assim os dados coletados com este trabalho podem ser utilizados por ele como feedback para alterar o programa.

INTERFACE O Banco de Séries é uma rede social, criada em 2012 por Alex Palombo, disponível nos formatos de site e aplicativo para smartphone - na iStore ou no Google Play. A interação entre os usuários é a principal finalidade da rede, uma vez que nesta há espaços reservados para rankings dos melhores episódios das séries, classificações e categorias especiais, feitos com base no que os membros estão comentando e curtindo. Ao entrar no Banco de Séries é preciso apenas fazer um cadastro ou entrar com o Facebook e montar sua grade de séries - série que o usuário assiste ou gostaria de assistir. Ao pesquisar por uma série a interface oferece informações como se a série está em exibição em algum canal de TV, a nota atribuída pelos usuários à produção, gênero, entre outros dados e detalhes. Há também uma lista de episódios divididos por temporada e sugestões de séries semelhantes, caso o usuário se interesse em ampliar sua grade de programação. O usuário também pode marcar quanto está avançado na história, se assistiu todas as temporadas, se quer colocá-la em espera para assistir depois ou se começará imediatamente. Além disso, ao seguir uma série, o usuário pode ter contato com outros que compartilham a sua preferência, o que é mais aproveitado pela interface, por abrir um espaço para que os fãs possam debater e dar notas aos programas vistos. O Banco de Séries, entretanto, não serve para assistir séries. Este é apenas uma rede social em que os fãs de séries podem controlar os episódios que assistiram, dar notas, comentar, criar sua agenda, saber quando passa o próximo episódio, se declarando contra a pirataria e não disponibilizando nenhum conteúdo que fere os direitos autorais.

METODOLOGIA Os usuários da pesquisa testaram ambos o site e o aplicativo, para que a comparação entre estes não sofra interferência por parte do usuário - se sabe utilizar o aparelho em que o teste é aplicado ou não, se já teve contato com essa interface ou não. Para que o tempo fosse suficiente para que os usuários testassem ambas as plataformas, seria necessário que

enquanto um usuário utilizasse o site, outro utilizasse o smatphone, simultaneamente. Posteriormente eles trocariam de plataforma, de modo que dois usuários experimentaram a interface por vez, então eles e o grupo teriam mais tempo para o teste da interface. Isto posto, o número de integrantes do grupo a acompanhar o usuário também deveria ser reduzido. Para solucionar este problema o grupo optou pela utilização da captura de tela com som. Essa escolha permite que a tela da interface seja gravada enquanto o usuário a testa, sendo que o vídeo possui áudio e tempo de gravação, ou seja, não é necessário que os integrantes do grupo anotem os movimentos do usuário pela interface, bem como seus comentários durante o teste ou cronometrem seu tempo para realizá-lo. As gravações ficariam salvas no smartphone e no computador em que os testes fossem realizados, permitindo que o grupo possa analisar os testes posteriormente com mais clareza. Isto permite também que apenas um integrante do grupo acompanhe cada usuário durante o teste, apenas para auxiliá-lo caso fosse preciso e, antes de iniciar o teste, explicar a proposta do software e objetivo da avaliação deste. Ademais, o grupo concluiu que tal método também beneficiaria o usuário, uma vez que ele ficaria menos ansioso com um número reduzido de pessoas o observando durante o teste. Os testes foram realizados com os seguintes aparelhos: smartphone SAMSUNG Galaxy S5 Mini - sistema operacional Android 4.4.2 TouchWiz UI KitKat 4.5 polegadas, processador 1.4 GHz Quad Core e notebook SAMSUNG Ultrabook NP530U3B - sistema operacional Windows 10, processador Intel Core i5, 13,3 polegadas. Os respectivos programas para captura de tela utilizados foram AZ Screen Recorder, para Android, e Camstudio, para Windows. Ambos os programas foram baixados, mas são recomendados e específicos para estes sistemas operacionais. Para facilitar a caracterização da população usuária, bem como a posterior realização de uma pesquisa de opinião e feedback de uso da interface, o grupo criou fichas para que os usuários preenchessem. A primeira seguia o seguinte modelo. Nome Idade Conhecia o aplicativo? Conhecia o site? Já usou algum dos dois? Se sim, qual? Usaria o site de novo? Usaria o aplicativo de novo? O que foi mais difícil? Posteriormente, esta foi alterada com o intuito de ficar mais completa: Nome Idade

Gosta de assistir séries? Já conhecia o aplicativo? Já conhecia o site? Já utiliza algum deles? Qual? Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você? Tem familiaridade com o equipamento? Usaria o aplicativo novamente? Usaria o site novamente? O que achou do layout do aplicativo? O que achou do layout do site? Qual a tarefa mais difícil? Qual a maior diferença entre o aplicativo e o site? Outra questão a ser resolvida pelo grupo diz respeito a internet. Para a utilização tanto do site quanto do aplicativo é preciso que os equipamentos estejam conectados a uma rede. Entretanto, o Wi-fi fornecido pela Escola de Design e Artes (EDA), a rede Acadêmica, possui um sinal fraco, que prejudicaria a aplicação do teste. A solução encontrada foi utilizar um telefone como roteador Wi-fi, retransmitindo seu sinal de 3G para outros aparelhos. Finalmente, devido ao movimento das ocupações na Escola de Design e Artes Visuais da UEMG, iniciadas no dia 02 de novembro, o teste ocorreu no CPqD da faculdade, uma vez que teria sido aplicado em sala de aula. Assim , houve uma variação na população de usuários, mas isso não interferiu no resultado deste, uma vez que todos os usuários estão ligados, de alguma forma, à área do design. Tarefas a serem realizadas pelos usuários: 1. Fazer login com o Facebook;

Site:

Fig. 1) Print tirado da página inicial do site www.bancodeseries.com.br. O primeiro passo da tarefa seria clicar na palavra circulado de vermelho, na parte superior direta da janela.

Fig. 2) Print tirado da página inicial do site www.bancodeseries.com.br. Ao clicar na palavra seria aberto uma caixa de diálogo, onde a ação esperada era o usuário clicar no símbolo do Facebook, circulado de vermelho na imagem.

Fig. 3) Print tirado da página inicial do site www.bancodeseries.com.br. Após clicar no ícone, seria aberto outra caixa de diálogo, onde o usuário logaria com o Facebook e seria redirecionado para a sua grade.

Aplicativo:

Fig. 4) Print tirado da página inicial do site aplicativo Banco de Series. A ação esperada era o usuário clicar em “Login with Facebook”.

OBS.: caso isso não seja possível, o usuário receberá um papel do integrante do grupo que estiver o auxiliando para realizar o login com a conta criada pelo grupo. 2. Procurar por uma série; Site:

Fig. 5) Print tirado da página inicial do site www.bancodeseries.com.br. O usuário teria que clicar na caixa de pesquisa, situação no meio da página na parte superior.

Fig. 6) Print tirado da página inicial do site www.bancodeseries.com.br. Após clicar na caixa de pesquisa, o usuário teria que digitar o nome de uma série e escolhê-la na caixa de sugestões. Depois de escolher ele teria q dar enter mais uma vez dentro da caixa de pesquisa.

Aplicativo:

Fig. 7) Print tirado do Aplicativo Banco de Series. A ação esperada era que o usuário clicasse na lupa.

Fig. 8) Print tirado do Aplicativo Banco de Series. Depois de clicar na lupa, o usuário deveria digitar o nome de uma série na caixa de pesquisa.

3. Colocar a série pesquisada na grade; Site

Fig. 9) Print tirado do site www.bancodeseries.com.br. Depois que a série fosse pesquisada, o usuário seria redirecionado para a página principal da série, onde era esperado que clicasse no botão azul embaixo da foto situada na esquerda da página.

Aplicativo:

Fig. 10) Print tirado do Aplicativo Banco de Series. A ação esperada era que o usuário clicasse no botão vermelho, no canto superior direito.

4. Abandonar a série - removê-la da grade. Site:

Fig. 11) Print tirado do site www.bancodeseries.com.br. A ação esperada era que o usuário clicasse no botão vermelho, situado em baixo do banner da série, no canto esquerdo da página.

Aplicativo:

Fig. 12) Print tirado do Aplicativo Banco de Series. A ação esperada era que o usuário clicasse no botão vermelho, no canto superior direito.

Piloto: O piloto foi realizado no dia 21 de outubro com dois alunos do curso de Design Gráfico da Escola de Design e Artes Visuais da UEMG, com idades entre 20 e 24 anos média de 22 anos. 1° Teste Nome

Usuário 1

Idade

20 anos

Conhecia o aplicativo?

Sim

Conhecia o site?

Sim

Já usou algum dos dois?

Sim

Se sim, qual?

Ambos

Usaria o site de novo?

Sim

Usaria o aplicativo de novo?

Talvez

O que foi mais difícil?

Logar com o Facebook e entender o aplicativo. O

site é bem construído e detalhado, porém o aplicativo tem um mau uso do design. 2° Teste Nome

Usuário 2

Idade

24 anos

Conhecia o aplicativo?

Não

Conhecia o site?

Não

Já usou algum dos dois?

Não

Se sim, qual?

x

Usaria o site de novo?

Talvez

Usaria o aplicativo de novo?

Não

O que foi mais difícil?

Acostumar com o layout do aplicativo.

O usuário 1 demorou 1 minuto e 15 segundos para completar as tarefas no site e 2 minutos e 29 segundos para completá-las no aplicativo. Porém o usuário 2 levou 1 minuto e 23 segundos para completar as tarefas no site e 4 minutos e 57 segundos para completá-las no aplicativo. Ambos os usuários reclamaram quanto ao layout e desorganização da interface do aplicativo, o que é comprovado pelo fato deles terem gasto um tempo maior nesta plataforma. Outra observação é que os usuários se demonstraram mais satisfeitos com o site do que com o aplicativo. Além das reclamações quanto ao layout, o aplicativo foi repudiado por não estar na língua portuguesa, por ter uma grande quantidade de anúncios indesejados e por ser incapaz de logar com a conta do Facebook. Usuário 1 “É fácil adicionar à minha grade (no site), porque ele logo diz abaixo do banner da série.”; “Abandonar também é fácil (no site), pois ele indica com uma cor diferente.”; “O aplicativo para e fica no loop de tentar logar e não loga - com o Facebook.” Usuário 2 “O aplicativo não dá sugestão de série quando você começa a digitar, como no site, e isso não é legal.”; “O aplicativo podia estar em português também, já que é Banco de Séries, isso não faz sentido.”; “Abandonar a série é fácil, porque é o mesmo botão de ‘Adicionar à grade’; “Toda hora - no aplicativo - aparece que o servidor está em manutenção, isso é horrível.” (Fig.13).

Fig. 13 ) Print tirado do Aplicativo Banco de Series. Caixa de diálogo informando que o aplicativo está sob manutenção.

No site e no aplicativo a tarefa mais difícil, de acordo com o tempo para completá-la - 32 segundos no site e 57 segundos no aplicativo -, foi a primeira - logar com o Facebook. Este resultado já era esperado, uma vez que, no site, o botão de login é mal localizado e indicado, não possuindo uma cor ou tamanho distinto dos demais botões (Fig. 1). Isso não ocorre no aplicativo, entretanto é impossível logar com o Facebook por essa plataforma. Como dito pelo usuário 1, ao tentar logar com esta rede o aplicativo detecta um erro e pede para tentar o login novamente. Teste: O teste foi realizado no dia 21 de novembro com dez membros da Escola de Design e Artes Visuais da UEMG, sendo eles alunos e professores, com idades entre 18 e 28 anos média de aproximadamente 22 anos. 1° Teste Nome

Usuário 1 - Professor

Idade

28

Gosta de assistir séries?

Sim

Já conhecia o aplicativo?

Não

Já conhecia o site?

Não

Já utiliza algum deles? Qual?

Não

Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você?

Seria útil, principalmente o aplicativo.

Tem familiaridade com o equipamento?

Sim

Usaria o aplicativo novamente?

Sim

Usaria o site novamente?

Não, achei muito confuso.

O que achou do layout do aplicativo?

Bom, funcional.

O que achou do layout do site?

Layout muito confuso.

Qual a tarefa mais difícil?

Nenhuma tarefa era especificamente difícil, apenas era difícil encontrar as opções no site.

Qual a maior diferença entre o aplicativo e o site?

Aplicativo é muito mais fácil de utilizar.

2° Teste Nome

Usuário 2 - Aluno

Idade

20

Gosta de assistir séries?

Sim

Já conhecia o aplicativo?

Não

Já conhecia o site?

Não

Já utiliza algum deles? Qual?

Não

Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você?

Sim

Tem familiaridade com o equipamento?

Não

Usaria o aplicativo novamente?

Não

Usaria o site novamente?

Não

O que achou do layout do aplicativo?

Legível, não gostei das cores e tamanhos.

O que achou do layout do site?

Muita informação, pouca hierarquia, letras pequenas.

Qual a tarefa mais difícil?

Adicionar a grade.

Qual a maior diferença entre o aplicativo e o site?

O site tem muita informação, aplicativo sintetiza e organiza melhor.

3° Teste Nome

Usuário 3 - Aluna

Idade

24

Gosta de assistir séries?

Sim

Já conhecia o aplicativo?

Não

Já conhecia o site?

Não

Já utiliza algum deles? Qual?

Não

Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você?

Sim

Tem familiaridade com o equipamento?

Sim

Usaria o aplicativo novamente?

Sim

Usaria o site novamente?

Sim

O que achou do layout do aplicativo?

Objetivo, porém poderia acompanhar o layout do site.

O que achou do layout do site?

Bom, lembra o layout do site Filmow.

Qual a tarefa mais difícil?

Remover da grade.

Qual a maior diferença entre o aplicativo e o site?

O layout.

4° Teste Nome

Usuário 4 - Aluna

Idade

22

Gosta de assistir séries?

Sim

Já conhecia o aplicativo?

Não

Já conhecia o site?

Não

Já utiliza algum deles? Qual?

Não

Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você?

Sim

Tem familiaridade com o equipamento?

Não

Usaria o aplicativo novamente?

Sim

Usaria o site novamente?

Não

O que achou do layout do aplicativo?

Bom

O que achou do layout do site?

Ruim

Qual a tarefa mais difícil?

Localizar as coisas no site.

Qual a maior diferença entre o aplicativo e o site?

Facilidade de uso.

5° Teste Nome

Usuário 5 - Aluna

Idade

27

Gosta de assistir séries?

Sim

Já conhecia o aplicativo?

Não

Já conhecia o site?

Não

Já utiliza algum deles? Qual?

Não

Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você?

Sim

Tem familiaridade com o equipamento?

Sim

Usaria o aplicativo novamente?

Sim

Usaria o site novamente?

Sim

O que achou do layout do aplicativo?

Limpo, simples e de fácil entendimento.

O que achou do layout do site?

Um pouco poluído, mas nada que prejudique a usabilidade.

Qual a tarefa mais difícil?

No site, adicionar a série à grade.

Qual a maior diferença entre o aplicativo e o site?

Quantidade de informações no layout.

6° Teste Nome

Usuário 6 - Aluno

Idade

19

Gosta de assistir séries?

Sim

Já conhecia o aplicativo?

Não

Já conhecia o site?

Não

Já utiliza algum deles? Qual?

Não

Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você?

Sim

Tem familiaridade com o equipamento?

Sim

Usaria o aplicativo novamente?

Não

Usaria o site novamente?

Sim

O que achou do layout do aplicativo?

Foi um dos grandes motivos de não utilizar novamente.

O que achou do layout do site?

Relativamente bom, poderia ser mais limpo.

Qual a tarefa mais difícil?

Abandonar a série.

Qual a maior diferença entre o aplicativo e o site?

Primeiramente o idioma e o layout, que no caso do aplicativo é bem ruim.

7° Teste Nome

Usuário 7 - Aluna

Idade

19

Gosta de assistir séries?

Sim

Já conhecia o aplicativo?

Não

Já conhecia o site?

Não

Já utiliza algum deles? Qual?

Não

Se não, acha que o aplicativo/site seria útil pra você?

Sim

Tem familiaridade com o equipamento?

Sim

Usaria o aplicativo novamente?

Sim

Usaria o site ...


Similar Free PDFs