Atividade serviço social unip PDF

Title Atividade serviço social unip
Author Anonymous User
Course Serviço Social Interdisciplinar
Institution Universidade Paulista
Pages 4
File Size 146 KB
File Type PDF
Total Downloads 101
Total Views 153

Summary

atividades realizadas referente a atividade 4 da disciplina de estagio supervisionado em serviço social II...


Description

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS SERVIÇO SOCIAL ATIVIDADE DAS AULAS: 01, 02, 03 E 04 1) Apresente seu entendimento acerca da aula 01.

R: Os fundamentos do trabalho profissional buscam analisar as particularidades na dimensão teórico-metodológico, ético-politica e técnico-operativo, compreendendo assim que elas se constituem em diferentes níveis de entendimento da realidade da profissão, o fortalecimento da articulação que envolve essas dimensões, potencializamse através das respostas profissionais competentes, o qual o trabalho do assistente social fica comprometido com a materialização do projeto ético-político da profissão. A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais e da contradição fundamental desta forma de sociabilidade, a relação entre capital e trabalho. A institucionalização da profissão está ligada as intervenções feitas pelo Estado e empresariado, para a regulação da questão social, o assistente social é chamado a realizar a mediação dos conflitos existentes entre trabalhadores e capitalistas, resultantes da relação entre capital e o trabalho, tendo como objeto de trabalho as expressões da questão social. A competência teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política são requisitos fundamentais que permite ao profissional colocar-se diante de situações com as quais se defronta, vislumbrando com clareza os projetos societários, seus vínculos de classe, e seu próprio processo de trabalho, os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos são necessários para apreender a formação cultural do trabalho em particular as formas de pensar, é com base nessas dimensões que se pode buscar estratégias e técnicas de intervenção, nenhuma deve ou pode ser considerada mais importante que a outra e sim devem ser vistas em um conjunto.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS SERVIÇO SOCIAL ATIVIDADE DAS AULAS: 01, 02, 03 E 04 2) Apresente seu entendimento acerca da aula 02. R: O profissional da atualidade necessita ser multifunções e estar sempre atualizado com novas tecnologias e informações para conseguir estar alinhado com a evolução do mercado de trabalho visando se inserir neste acirrado campo para que não fique desempregado. O profissional de serviço social é designado atribuições de caráter privativo, que busca conhecimentos necessários para habilitar essa profissão, devido ao Estado manter um sistema capitalista, o mesmo participa diretamente no processo de valorizar e acumular capital, controlando assim a pobreza, e atuando também nos programas de transferência de renda, direcionando o controle da taxa de lucro do capital. Em virtude dessa decorrência, as instituições jurídico políticas, mantem as formas socias da ordem burguesa, como também exitam o modo repressivo, que atualmente é exigido no modelo econômico-político. A maioria das demandas são conhecidas dos profissionais, porém alguns não conseguem solucioná-las, necessitando de encaminhar para outras áreas, a escuta qualificada contribui muito para o exercício da profissão, pois permite ao assistente entrar em consenso com o indivíduo, a legitimidade profissional é dada pelo domínio do instrumental, fazendo valer a profissão a partir da aplicação da técnica dirigida aos objetivos da instituição. Resultando na capacidade de solucionar as situações diretamente, focando nos problemas individuais, as relações e condições de trabalho e das mediações que explicam as atribuições, demandas e requisições sócio-profissionais e políticas constitui-se em requisito essencial para qualificar a formação e o trabalho profissional.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS SERVIÇO SOCIAL ATIVIDADE DAS AULAS: 01, 02, 03 E 04 3) Apresente seu entendimento acerca da aula 03. R: O diagnóstico social é produzido através das competências e atribuições do assistente social, o qual constitui-se fisicamente através de registros e relatos em laudos, pareceres e relatórios, esses documentos auxiliam na formação do assistente social, cabe ao profissional de assistência social diagnosticar, interpretar de forma isolada, o caso de cada indivíduo, encaminhando para seus ajustes e devidas correções. A principal ferramenta de trabalho do assistente social é o diagnóstico, pois através deste é levantado a real situação, partindo para a ação. O Estudo Social tem como expressão sua forma de materializar aspectos particulares da intervenção do assistente social, as competências e as atribuições que envolvem a profissão são de emitir relatórios, laudos e pareceres são resultantes ou partes do processo de trabalho típico do Assistente Social, o Estudo Social então surge como um modo de dinamizar o trabalho, pois através desta dinâmica que informa o trabalho profissional, a realização do Estudo Social exige um esforço de ruptura, ou seja, a capacidade de reflexão ao traduzir as demandas, compreender seus textos, compreender os sujeitos e captar sentidos, a partir dessa legalidade que subscrevemos o seu desenvolvimento.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS SERVIÇO SOCIAL ATIVIDADE DAS AULAS: 01, 02, 03 E 04 4) Apresente seu entendimento acerca da aula 04. R: Os projetos de intervenção social são atividades realizadas em uma realidade social a partir de um problema. A ação pode ser realizada nos campos da educação, assistência social, saúde e diversas áreas que têm como principal característica o envolvimento dos sujeitos nos processos de intervenção, esse processo é realizado por assistentes sociais e outros profissionais que possam estar envolvidos, a depender do quadro de cada caso. As principais características de um Projeto de Intervenção, ou de uma pesquisa-ação, como também é conhecida, é a presença de uma base empírica, bem como a resolução de um problema coletivo e o envolvimento dos sujeitos daquela realidade social na intervenção propriamente dita. O projeto de pesquisa fomenta um planejamento elaborado pelo Assistente Social, para dar início a uma investigação científica, mesmo sendo um processo dialético, não podendo dispensar toda a sistematização de sua pretensão, planejando como irá proceder e como chegará aos resultados que almeja, cientificamente, a finalidade é esclarecer e sanar as questões que o pesquisador pretende enfrentar, e assim já poderá desenvolver suas estratégias para o desenvolvimento de sua pesquisa, o projeto proporciona facilita o desempenho do trabalho, antecipando as dificuldades, proporcionando aos pesquisadores a chance de reflexão acerca da pesquisa como um todo....


Similar Free PDFs