Blender Introdução PDF

Title Blender Introdução
Course Computação Gráfica
Institution Universidade de Sorocaba
Pages 3
File Size 62.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 78
Total Views 165

Summary

Resumo com base em site, artigos, revistas...


Description

Blender

O Blender é uma ferramenta que permite a criação de grandes quantidades de conteúdo 3D. Ele fornece funções completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização de conteúdo 3D interativo e tem a vantagem única de portabilidade em cerca de 5 MB de aplicativos! O Blender destina-se a profissionais e artistas da área. Pode ser utilizado para criar visualizações de espaços tridimensionais, imagens estáticas e vídeos de alta qualidade. Também integra um motor 3D em tempo real, podendo também criar conteúdo 3D interativos para replicação independente. O Blender foi originalmente desenvolvido pela empresa "Not Number" (NaN), e agora se tornou um "software livre" cujo código-fonte está disponível sob a licença GNU GPL. O Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto desenvolvido pela Blender Foundation para modelagem, animação, texturização, composição, renderização e edição de vídeo. Ele está disponível sob GNU GPL versão 2 ou superior. O Blender também possui componentes licenciados sob a licença Python Software Foundation. O programa é multiplataforma, portanto, pode ser usado em vários sistemas operacionais. As ferramentas implementadas pelo Blender são semelhantes às de outros programas proprietários, incluindo ferramentas de simulação avançadas, tais como: dinâmica de corpo rígido, dinâmica de software e dinâmica de fluidos, ferramentas de modelagem baseadas em modificadores, ferramentas de animação de personagens e o sistema baseado em "nós" consiste em texturas, cenas e imagens, além de editores de imagem e vídeo, e oferece suporte à pós-produção. Inclui suporte para Python como linguagem de script. Atualmente, ele oferece suporte a 36 idiomas, incluindo o português do Brasil. Originalmente, o Blender foi desenvolvido como um aplicativo interno pelo estúdio de animação holandês NeoGeo Studio, que foi cofundado por Ton Roosendaal em 1988. Em 1998, Ton Roosendaal estabeleceu uma nova empresa chamada Not a Number (NaN) para desenvolver e distribuir o programa. Fornecer produtos e serviços comerciais relacionados ao Blender. Em 2002, a NaN faliu devido a vendas lentas e problemas financeiros. No mesmo ano, Ton fundou a Fundação Blender, e em julho daquele ano lançou uma campanha chamada "Free Blender", que arrecadou 100.000 euros e permitiu que investidores Blender concordassem em lançar o programa como open source. O evento arrecadou 100.000 euros em apenas sete semanas. O Blender foi lançado sob a GNU General Public License (GPL) em 13 de outubro de 2002. Atualmente, o Blender é desenvolvido pela Fundação Blender e tem recebido doações da comunidade e vendas de materiais relacionados ao Blender na eShop. O Blender foi originalmente escrito em C, agora ele é escrito em C, C ++,

alguns são escritos em Python, principalmente scripts embutidos. Em julho de 2009, Ton recebeu um doutorado honorário em tecnologia pela Leeds Metropolitan University por suas contribuições. Tecnologia criativa. O Blender tem sido reconhecido pela mídia incluindo revistas, sites e universidades. Em julho de 2019, com o lançamento da versão 2.80, a engine do jogo (Blender Game Engine) foi excluída, e os desenvolvedores sugeriram o uso de produtos alternativos como o Godot. O antigo renderizador foi substituído por EEVEE. Em junho de 2020, foi lançada a versão 2.83 LTS, que é a primeira versão a receber suporte de longo prazo e passou por grandes correções por 2 anos.

Blender Institute A Blender Foundation estabeleceu sua subsidiária Blender Institute em 2007, com escritórios e estúdios independentes. Criou as animações Big Buck Bunny e Sintel, e o jogo Yo Frankie! ; Todos os trabalhos gráficos futuros serão criados nele.

Plataformas O Blender é multiplataforma, portanto pode ser usado em vários sistemas operacionais. Oficialmente, é distribuído para sistemas de 64 bits: Microsoft Windows (7, 8.1 e 10), macOS e Linux. No entanto, existem versões mais antigas adequadas para Windows XP, Mac OS X PowerPC, FreeBSD, Solaris (SPARC), IRIX, BeOS, Darwin e iPAQ [16].

Modelagem O Blender pode ser usado em qualquer campo que precise gerar modelos 3D, gerar imagens e animações renderizadas, como aplicações em arquitetura, design industrial, engenharia, animação e produção de vídeo. Você pode usar scripts Python para estender e simplificar esse recurso. Como modelador, ele foi recomendado pela Peugeot para seu concurso de design de automóveis. O Blender também possui uma ferramenta chamada Sculpt, semelhante ao modelador ZBrush, pode usar o modelo como se fosse esculpido.

Projetos usando o Blender Já existem muitos profissionais que usam o Blender, assim como alguns projetos profissionais criados no todo ou em parte com o Blender, incluindo animação comercial. O primeiro grande projeto profissional usando o Blender foi o filme Homem-Aranha 2, que foi usado principalmente para criar animações e pré-visualizações para esboçar cenas. O Blender tem sido usado para criar anúncios em todo o mundo (como Sydney, Austrália e Brasil). O Blender concorre com programas comerciais como 3ds Max, CINEMA 4D, LightWave,

Maya, Rhino3D, Autodesk Softimage e ZBrush. O Blender possui muitas ferramentas pertencentes a concorrentes comerciais e, além disso, os concorrentes possuem poucas ou nenhuma ferramenta.

Referências técnicas Você pode baixar o Blender na página oficial do projeto, ainda existem várias páginas sobre o programa, incluindo tutoriais, dicas, truques e truques. Seu site possui uma galeria que contém trabalhos criados por usuários, sejam eles gratuitos ou gratuitos. O plano é mantido por meio de doações. O Blender tem seu próprio renderizador embutido, mas existem alguns renderizadores compatíveis com o Blender, que podem substituir / auxiliar o renderizador padrão. Entre eles, YafaRay, LuxRender e Aqsis recomendados pela Blender Foundation, assim como Indigo e Kerkythea são os renderers mais populares compatíveis com o Blender....


Similar Free PDFs