Check LIST- Sensibilidade, Irrit. MenÍngea, Radiculopatia E Fundoscopia PDF

Title Check LIST- Sensibilidade, Irrit. MenÍngea, Radiculopatia E Fundoscopia
Course Neurologia
Institution Universidade de Fortaleza
Pages 3
File Size 175.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 88
Total Views 125

Summary

Descrição dos passos do Exame Neurológico...


Description

*SENSIBILIDADE Lavar as mãos, explicar procedimento EXTEROCEPTIVA/TÁTIL SUPERFICIAL Testar com olhos fechados. Comparar proximal/distal e direito/esquerdo. Variar o estímulo para evitar previsão do paciente. Avaliar se estímulo está ausente (analgesia/anestesia), diminuído (hipoalgesia/hiporestesia) ou aumentado (hiperestesia/hiperalgesia). SENSAÇÃO DOLOROSA/TÁTIL SUPERFICIAL: alfinete/agulha/palito/algodão SENSAÇÃO TÉRMICA: tubo de água fria e quente/ bastão do diapasão PROPRIOCEPTIVA/TÁTIL PROFUNDA Cabo do diapasão sobre eminências ósseas. Iniciar distalmente. Interromper a vibração prematuramente, para verificar a objetividade da resposta do paciente. Avaliar se perda da vibração unilateral/bilateral/difusa CINÉTICO-POSTURAL: movimenta a art. e pede p/ pct localizar a parte testada (cima/baixo) VIBRATÓRIA OU PALESTÉSICA: MMSS: interfalangeana proximal, articulação metacarpo falangeana, punho (processo estiloide radial ou ulnar), cotovelo, ombro(acrômio), esterno. MMII: hálux, tornozelo (maléolo), joelho, crista ilíaca BARESTÉSICA: pressão progressiva com a polpa de um dedo ou objeto rombo sobre a pele. Dor profunda/ a compressão profunda: compressão com as mãos das massas musculares, dos nervos e dos tendões. ENTEROCEPTIVA/VISCEROCEPTIVA Compressão de mamas, traquéia, testículos... DISCRIMINAÇÃO E LOCALIZAÇÃO TÁTEIS ESTEREOGNOSIA: identificar objetos conhecidos com olhos fechados (caneta, chave, óculos...). TOPOGNOSIA: localização do estímulo cutâneo -localização pontual: olhos fechados, toca parte do corpo e pede para o paciente localizar estímulo (face, braços e pernas) -discriminação de dois pontos: testar distâncias pequenas e ir aumentando. Comparar simetricamente e entre regiões. Estímulo único/duplo. EXTINÇÃO: tocar simultaneamente dois lados do corpo. Normal: perceber os dois estímulos. Lesão parietal E: ñ percebe D. IDENTIFICAÇÃO DE PARTES DO CORPO: pede ao pct p/ mecher partes do corpo. GRAFESTESIA: em pct alfabetizados, fazer número com o dedo na mão do pct de olhos fechados, números de 0-9 (palma ou dorso da mão e planta do pé). BARESTESIA: capacidade de discriminar o peso dos objetos (colocar um em cada mão e questionar qual é o mais pesado)

*IRRITAÇÃO MENÍNGEA Lavar as mãos, explicar procedimento. Perguntar se teve alguma infecção, cirurgia ou trauma no pescoço e inspecionar se músculos estão contraídos. RIGIDEZ DE NUCA: decúbito dorsal, palpa-se a musculatura cervical posterior. Mão do examinador sobre o esterno, flexionar pescoço para os lados e para cima suavemente. Movimento sem resistência e indolor. SINAL DE BRUDZINSKI: decúbito dorsal, mão do examinador sobre esterno e flexiona o pescoço. Ausente: pernas continuarem estendidas. Presente: flexiona a perna e quadril em posição antálgica. EM IMPOSSIBILIDADE: KERNIG: dec. dorsal, coxa 90 graus com o tronco, perna a 90 graus com coxa, estira a perna. Presente: resistência à extensão da perna pela dor. BIKELE: dec dorsal, braço a 90 graus com tronco, antebraço a 90 graus com braço, extensão do antebraço. Presente: resistência pela dor e a cabeça inclina-se para a direção do braço examinado  Na irritação meníngea os achados são simétricos.

*COMPRESSÃO RADICULAR LASÉGUE: dec dorsal, eleva o MI estendido. Primeiro a perna sem dor e depois a dolorosa. Presente: dor ou resistência ao movimento entre 35-70graus Se a perna sem queixas doer, é Laségue cruzado! LASÉGUE SENSIBILIZADO/ BRAGARD: semelhante ao Laségue, mas com dorso flexão do pé. BECHTEREW: sentado, eleva o MI, um de cada vez. Depois eleva as duas pernas. Nesse último movimento haverá uma resposta antálgica, apoio com as mãos. SINAL DE NERI: em pé, pede para tocar o chão (máximo que puder). Anormal: dobra o joelho do lado lesado. NERI SENTADO: sentado, produz flexão cervical. Presente: produz dor na coluna.

*FUNDOSCOPIA Lavar as mãos, explicar procedimento Pct olhando para frente, olho direito examina olho direito, levantar pálpebra. Identificar reflexo vermelho Apoie a mão livre no pct, aproxime-se lentamente, fazendo ângulo de 45 graus a linha de visão. Manter pupila sempre visualizada, seguir qualquer vaso em direção ao disco óptico (nasalmente). Examine disco óptico, vasos, retina e mácula. Míope: lentes negativas (vermelho) Hipermétrope: lentes positivas (verde)...


Similar Free PDFs