Como Estudar Língua Portuguesa -Versão Final PDF

Title Como Estudar Língua Portuguesa -Versão Final
Author Lawrence Corrêa
Course Contabilidade Geral
Institution Universidade Federal de Itajubá
Pages 227
File Size 3.1 MB
File Type PDF
Total Downloads 90
Total Views 147

Summary

Como estudar Língua Portuguesa...


Description

Como Aprender Português – O guia definitivo

por Pablo Jamilk DIREITOS AUTORAIS . Este guia está protegido por leis de direitos autorais. Todos os direitos sobre o guia são reservados. Você não tem permissão para vender este guia nem para copiar/reproduzir o conteúdo do guia em sites, blogs, jornais ou quaisquer outros veículos de distribuição e mídia. Qualquer tipo de violação dos direitos autorais estará sujeita a ações legais.

Sobre o Autor Pablo Jamilk Eu me chamo Pablo Jamilk e a minha missão de vida é ajudar pessoas como você, concurseiros, vestibulandos ou amantes da boa gramática, a usar todo o potencial da língua portuguesa para atingir a alta performance, elevar seus resultados e cumprir a sua missão. Ao longo da minha jornada, já ajudei mais de 25 mil pessoas sensacionais a encontrarem "o lugar ao sol" em suas vidas. Eu vou ajudar você nesta caminhada a ter o conhecimento que merece, retomar a sua autoconfiança. Vamos levar a transformação para outras milhares de pessoas, concurseiros, vestibulandos ou amantes da boa gramática. Força, guerreiros!

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

2

Como Aprender Português – O guia definitivo

Sumário Parte 1: da preparação ......................................................... 5 1. Língua Portuguesa: de ponto fraco a arma de batalha. ........... 5 2. Como saber o meu nível de conhecimento em Língua Portuguesa?..................................................................................... 7 3. Dificuldades no estudo: o que é mito e o que é verdade? ...... 9 4.Quanto tempo de estudo? ..................................................... 13 5. Nível médio X nível superior. ................................................ 14 6. Diferentes bancas exigem diferentes conteúdos?.................15 7. Existe um método correto?................................................... 16 8. Que fazer para aprender a teoria? ........................................ 23 Memorizar para facilitar .................................................................. 23 Torne o conteúdo relevante ............................................................ 25 Tenha curiosidade ........................................................................... 26 Facilite a linguagem......................................................................... 27

9. Que fazer para acertar as questões? ..................................... 28 10. Meu desempenho está baixando. ....................................... 32 11. Minha dificuldade é com Gramática. .................................. 36 12. Minha dificuldade é com Interpretação. ............................. 38 13. Não sei qual é a minha dificuldade. .................................... 39 14. Não sei o que a banca está pedindo.................................... 42

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

3

Como Aprender Português – O guia definitivo

Parte 2: das bancas examinadoras ...................................... 43 A banca CESPE .......................................................................... 43 A banca FCC.............................................................................. 63 A banca ESAF............................................................................ 64 A banca CESGRANRIO............................................................... 92 A banca FUNRIO ..................................................................... 133 A banca FGV ........................................................................... 159 A banca CONSUPLAN.............................................................. 178 A banca IBFC........................................................................... 199 A banca VUNESP .................................................................... 200

Conclusões Finais ............................................................... 226

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

4

Como Aprender Português – O guia definitivo

Parte 1: da preparação 1. Língua Portuguesa: de ponto fraco a arma de batalha. Eu não conheço disciplina que seja maior alvo de reclamação do que Língua Portuguesa. O sofrimento é constante, a reclamação é constante, os erros são constantes e constante também e a frustração.

Você, se for concurseiro de longa data, já deve ter se deparado com uma situação muito frequente: comprou uns dez cursos, viu diversos estilos de aula, sentiu-se preparado; mas – na hora de resolver as questões – ficou tão puto que quis jogar tudo para o alto e nunca mais estudar. Pois é, já vi essa cena inúmeras vezes; já falei com inúmeros alunos sobre isso: sempre o mesmo relato.

Isso nos leva à ideia de que a matéria de Língua Portuguesa tem se tornado – ao longo dos anos – uma grande “pedra no sapato” dos concurseiros. Trata-se de um fato com explicação para sua origem. Na realidade, o cerne desses problemas está nos cursos de Letras em grande parte do nosso país – afirmo isso por causa da minha formação. Uma das frases mais comuns que se ouve nesses cursos é “Gramática é coisa do passado, ninguém mais tem que saber esse tipo de coisa”. Com isso, os professores que se formam lá – e que provavelmente lecionarão para você e para seus filhos – internalizam esse tipo de conhecimento. Tempo depois, caem na sala de aula e passam muito tempo tentando descobrir o que ensinar; muitos apenas se dedicam a preencher o diário de classe.

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

5

Como Aprender Português – O guia definitivo

O primeiro passo para você transformar sua dificuldade em sua maior arma é entender que alguém já conseguiu fazer isso. Veja bem: alguém já gabaritou uma prova de Língua Portuguesa, logo não há razão alguma no mundo que torne isso impossível para você. Pense sempre assim: se alguém já conseguiu fazer, eu também consigo!

Parece até que estou escrevendo um daqueles livros de autoajuda, mas não é bem isso. Estou tentando mostrar que a perspectiva é fundamental para conhecer o trabalho que se desdobra à sua frente. Depois de seguir os passos do curso que ora está estudando, faça uma avaliação das provas que resolveu: resolva novamente, comente as questões, discuta com colegas a respeito dos assuntos. Será possível identificar qual foi o ponto inicial da sua evolução. Uma questão a mais já é uma vitória; um comando de questão cujo assunto você conseguiu compreender já é um sinal de evolução.

É preciso insistir nesse trabalho até que você escolha resolver a prova de Língua Portuguesa por primeiro no seu concurso. Ela deve ser o seu instrumento para ganhar tempo na resolução, enquanto seus concorrentes estão arrancando os cabelos na hora da prova. Na realidade, os concorrentes têm apenas uma coisa mais do que você: eles têm mais é que se lascar!

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

6

Como Aprender Português – O guia definitivo

2. Como saber o meu nível de conhecimento em Língua Portuguesa?

Poucas pessoas têm verdadeiramente noção de quanto sabem a respeito de determinado assunto. A maioria julga saber muito mais ou muito menos do que efetivamente sabe. Eu costumo dizer que toda consciência de aprendizado não é consciência de conhecimento, mas sim de ignorância. Aquilo que aprendemos serve para demonstrar qual era a dimensão da nossa falta de conhecimento. Por isso, é muito normal sentir-se meio burro quando se está estudando algo.

Seria possível aplicar um teste de nivelamento para saber qual o seu real conhecimento a respeito de Língua Portuguesa. Não é o que eu farei agora. Na realidade, vamos apostar em uma estratégia um pouco mais fácil.

Veja os itens que serão colocados posteriormente, responda aos itens de forma sincera e objetiva. Não faça pesquisa para responder. Diga o que sabe, de fato.

I.

Você sabe a diferença entre Morfologia e Sintaxe.

II.

Você sabe a diferença entre Sintaxe do Período Simples e do Período Composto.

III.

Você sabe o que é Morfossintaxe.

IV.

Você sabe o que é Morfossemântica.

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

7

Como Aprender Português – O guia definitivo

V.

Você saberia conjugar um verbo no pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

VI.

Você sabe a diferença entre uma voz passiva sintética e uma voz passiva analítica.

VII.

Você sabe o que é uma oração reduzida.

VIII.

Você sabe explicar o motivo de empregar uma vírgula nas sentenças.

IX. X.

Você sabe o que é um hipérbato. Você sabe o que é ordem direta da oração.

Se você não marcou qualquer item, quer dizer que seu nível de conhecimento em Língua Portuguesa está muito abaixo do básico para entender de forma plena os conteúdos que são cobrados em prova. Há uma diferença muito grande entre saber aquilo a que se está respondendo ou simplesmente acertar uma questão intuitivamente. Não queremos uma Gramática intuitiva nesse curso.

Se você marcou até três itens, você está em um grau de iniciação na matéria. É preciso trabalhar para esclarecer as diferenças teóricas e ampliar sua capacidade de processamento de conteúdos em Língua Portuguesa.

Se você marcou até seis itens, você já iniciou seus estudos de forma mais consistente, mas ainda é preciso melhorar. Se você marcou todos os dez elementos, parabéns, você já tem o nível básico da matéria!

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

8

Como Aprender Português – O guia definitivo

3. Dificuldades no estudo: o que é mito e o que é verdade?

Nesta subseção vamos conversar um pouco sobre os mitos e as verdades a respeito do estudo de Língua Portuguesa. Por que faremos isso? Porque nem tudo é difícil nessa matéria, assim como nem tudo é fácil.

O primeiro passo é fazer uma distinção para se ter clareza a respeito do objeto de estudo. Digo isso, pois muita gente acha que o conteúdo é confuso e tudo é a “mesma coisa”. Em seus materiais e em suas anotações, tente manter uma parte em que você garanta a especificação do assunto a respeito do qual está estudando. Se a o assunto for pronome, garanta que tem consciência de que está estudando Morfologia; se estiver lendo a respeito de pontuação, lembre-se de que ela está estritamente ligada com os princípios sintáticos e, sem eles, você não será capaz de inserir uma vírgula em uma sentença.

Vamos aos mitos relativos ao estudo de Língua Portuguesa:

a) Saber as regras é só para quem teve boa educação formal na escola. Mentira. Os mais básicos princípios gramaticais podem ser estudados e compreendidos a qualquer idade. Não é necessário ser um gênio para aprender a concordância lógica ou gramatical, ou mesmo para aprender a acentuar uma palavra. Eu tive um aluno que sabia pouco – segundo

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

9

Como Aprender Português – O guia definitivo

ele, quase nada – a respeito de Língua Portuguesa. Um dos momentos mais felizes da minha carreira ocorreu quando ele soube identificar uma oração subordinada substantiva completiva nominal durante uma aula para uma turma que se preparava para o concurso do INSS. Então, por mais que você tenha tido uma formação inicial deficitária, é possível corrigir posteriormente. Vontade é a chave para isso.

b) Existem técnicas para estudar Gramática mais rapidamente. Mentira. Isso é balela de quem quer vender curso para você. A pessoa pega o seu dinheiro e só conta histórias sobre como a vida pode ser bela. É preciso ter consciência de que a matéria de Língua Portuguesa é extremamente extensa, além de ser uma língua viva e em constante mutação. Isso quer dizer que para você ser um “mestre” da língua, leva muito tempo e exige muita dedicação.

c) Ler bastante já é suficiente para saber Gramática. Mentira. A leitura pode ajudar a reconhecer formas familiares de escrita e de concordância, mas não garante que você saberá justificar os fenômenos gramaticais. Nesse sentido, nada supera a teoria, ainda mais e a sua banca costuma exigir esse tipo de análise.

d) Em determinados lugares as pessoas falam mais corretamente, logo sabem mais Gramática. Mentira graúda. A oralidade sempre carrega sua essência, que é o afrouxamento das regras gramaticais, ou seja, conhecer a regra não

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

10

Como Aprender Português – O guia definitivo

depende de onde você vive ou com quem você fala; depende do tempo que você passa lendo as informações precisas.

e) Todas as Gramáticas são válidas. Mentira. Há diversas gramáticas por aí que – na intenção de facilitar a vida do aluno – acabam carregando informações pela metade, inconsistências teóricas, até mesmo erros conceituais. Eu sou partidário do ponto de vista do Hegel a respeito de Filosofia, se for fácil, não é Filosofia. Segue o mesmo lance para a Gramática: se for “facilitada”, “descomplicada”, não ajudará muito.

f) O professor deve ser legal para eu entender a matéria. Mentira. Existe uma grande diferença entre aquilo que você quer e aquilo de que você precisa: você pode querer um professor simpático, que conte piadas, que o faça dar risada. Vá por mim: se você passar a maior parte do tempo rindo com um professor, vai passar a maior parte do tempo chorando na prova! Você precisa de alguém que lhe forneça conceitos claros e explicações consistentes, na maior quantidade possível, para poder compreender o conteúdo em sua dimensão mais ampla.

g) Sou melhor em exatas, logo tenho o direito de ser ruim em humanas. Mentira. Pare de besteira. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Afirmo isso porque Língua Portuguesa não é Literatura, que depende da subjetividade essencialmente. A Gramática é tão rigorosa

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

11

Como Aprender Português – O guia definitivo

estruturalmente quanto a Aritmética: possui instrumentais teóricos para analisar casos propostos. A diferença é que os números não possuem um significado, ao passo que as palavras possuem. Quanto mais cedo você entender que deve tratar as sentenças como estruturas, mais fácil será separar os conteúdos e julgar os itens das questões.

Agora, algumas verdades sobre o nosso conteúdo:

a) Gramática não é para todos. Verdade. Infelizmente, algumas pessoas não estão dispostas a pagar o preço que o conhecimento gramatical exige. Se você não se importa com detalhes; deixa passar algumas informações menores quando lê algum texto; não liga muito para como as sentenças estão redigidas, a Gramática não é para você. Se, mesmo assim, você ainda necessitar dela para ser aprovado em um concurso, ao menos deve fazer o suficiente para garantir o mínimo de acertos nas questões.

b) Sintaxe é um conteúdo difícil. Sim e não. Sintaxe é um conteúdo que exige um pouco de abstração, a fim de compreender como as relações frasais ocorrem. Apesar disso, não confunda ser difícil com ser trabalhoso. A análise sintática é trabalhosa, mas não é difícil. Difícil é levitar, soltar uma rajada de energia pelas mãos, aprender física quântica sem estudar. Tenha consciência de que terá muito trabalho.

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

12

Como Aprender Português – O guia definitivo

c) Não aprenderei tudo em apenas um curso. Verdade. Às vezes, do desconhecimento completo até o acerto das questões, você tem que estuar a mesma coisa três ou quatro vezes. Isso acontece porque – a cada explicação revista – você capta novas informações.

4.Quanto tempo de estudo?

Podemos dividir o tempo de estudo de Língua Portuguesa por semana, para ficar mais simples cumprir os horários. Minha sugestão sincera é que você estude – no mínimo – três vezes por semana os assuntos relativos à Gramatica. Costumo indicar a reserva de um tempo no domingo para realizar algumas leituras que poderão melhorar sua capacidade de interpretação.

É interessante dividir o seu tempo de estudo da seguinte maneira:

 Teoria (leitura das regras e análise das frases) – 30% do seu tempo de estudo para LP.  Prática (resolução dos exercícios) – 40% do seu tempo de estudo para LP.  Leitura (de diversas fontes bibliográficas) – 30% do seu tempo de estudo para LP.

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

13

Como Aprender Português – O guia definitivo

Isso fará você se acostumar com o fato de que o mais importante é saber como responder aos questionamentos das provas. Quanto mais questão analisada, mais conhecimento sobre a banca examinadora; consequentemente, melhor você estará no assunto.

Se a sua dúvida é relativa ao tempo que leva para entender o assunto, o papo é outro. Vai depender de quanto de esforço você coloca no seu empreendimento de estudo. Na maior parte dos casos, leva uns três meses de dedicação plena para compreender as diferenças entre os conteúdos e para começar a memorizar todas as nomenclaturas. Em cerca de seis meses, você consegue começar a discutir o assunto com mais profundidade. Depois de um ano de estudo dedicado, é possível adquirir conhecimento suficiente para gabaritar uma prova de Língua Portuguesa.

5. Nível médio X nível superior.

Existe muita diferença entre prova de nível médio e prova de nível superior para Língua Portuguesa? Em relação à profundidade teórica das questões, não há muita diferença. Na realidade, o conteúdo cobrado para conhecimentos básicos (dentre os quais, temos a Língua Portuguesa) abarca o que estudamos em Língua Portuguesa durante o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (porque quase não há disciplinas de LP no Ensino Superior).

Como Aprender Português – O guia definitivo ©2018 Todos os direitos reservados.

14

Como Aprender Português – O guia definitivo

Então, qual é a diferença entre essas provas? As bancas costumam apostar em dois pontos principais: as fontes das quais os textos são extraídos e as questões de interpretação. Em uma prova de nível médio, é mais comum notar textos retirados de blogs, de editoriais mais simples, de páginas que discutem assuntos mais próximos ao cotidiano das pessoas. Além disso, as questões de interpretação costumam ficar mais no nível de referenciação (descobrir que elemento é retomado por um pronome ou por uma expressão sinonímica) e da compreensão superficial das informações. Já, nas provas de nível superior, as bancas costumam apostar em textos mais próximos da Filosofia e do Direito; alguns são teses de doutorado ou trechos de obras literárias mais complexas (com um grande deslocamento temporal).

Então, podemos concluir que a os assuntos não serão divergentes relativamente à distinção entre o nível teórico exigido pelas bancas. Nosso maior desafio será, com efeito, voltado para a capacidade de leitura e interpretação das bases textuais selecionadas pelas bancas examinadoras.

6. Diferentes bancas exigem diferentes conteúdos?

Dente toda a mitologia presente no universo dos concursos públicos, uma das figuras mitológicas mais comuns é “a matéria para a banca X”. Bem, não é raro você discutir com um amigo concurseiro (talvez seja você o cara de quem estamos falando) por causa d...


Similar Free PDFs