Dicionário - Dicionário de termos filosóficos 10º ano PDF

Title Dicionário - Dicionário de termos filosóficos 10º ano
Course Filosofia
Institution Ensino Secundário (Portugal)
Pages 27
File Size 143.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 634
Total Views 808

Summary

DICIONÁRIOFILOSÓFICOJosé Gonçalves, 15AArgumento- Raciocínio que se utiliza para demonstrar ou comprovar uma proposição ou para convencer outra pessoa daquilo que se afirma ou se nega.Argumentação Filosófica- Consiste em formular uma teoria, ou tese, em resposta a um problema filosófico, sustentando...


Description

DICIONÁRIO FILOSÓFICO

José Gonçalves, 15

A Argumento- Raciocínio que se utiliza para demonstrar ou comprovar uma proposição ou para convencer outra pessoa daquilo que se afirma ou se nega. Argumentação Filosófica- Consiste em formular uma teoria, ou tese, em resposta a um problema filosófico, sustentando-a com argumentos cuja força deve ser testada, racional e criticamente. Atitude Filosófica- Atitude antidogmática, interrogativa e problematizadora e que nasce do questionar, duvidar. Axiologia- Estuda e questiona os valores. (ex.: Serão os valores objetivos ou subjetivos?) Analogia- Ponto de semelhança entre coisas diferentes. Acontecimento- Algo que ocorre num determinado tempo ou lugar, mas que não parte da vontade do humano. Ação Humana- Ação intencional com um objetivo ou um propósito.

C Cosmologia- Estuda a estrutura do Universo e da Natureza. Conceito- Elemento básico do pensamento. Cópula- Elemento que une o sujeito e o predicado. Compatibilismo- Defende que há liberdade e responsabilidade, mas que um ato pode ser, em simultâneo, livre e determinado.

E Epistemologia- Estuda e questiona a legitimidade da ciência. Etnocentrismo- Visão autocentrada que tende a avaliar as outras culturas a partir de si própria, dos seus padrões de cultura e conhecimentos.

G Gnosiologia- Estuda o conhecimento.

L Lógica- Estrutura do pensamento e do discurso e a correção e a validade dos argumentos. Libertismo- Defende o livre-arbítrio e responsabilidade humana.

F Filosofar espontâneo- Pensamento comum a todo o homem, apoia-se na sabedoria popular, não exige conhecimentos da história da filosofia e pouco rigoroso a nível concetual e argumentativo. Filosofar Sistemático- Conhecimento próprio de quem se dedica à filosofia. Apoia-se em teses, teorias, conceitos e conhecimento histórico da filosofia. É rigoroso, concetual e apresenta argumentos sólidos.

M Metafísica- Estudo das primeiras causas e princípios.

O Ontologia- Estuda o ser humano. Objetivismo- Conhecimento preciso, indubitável, como tal inquestionável.

I Inferência- Processo pelo qual se chega a uma proposição, firmada na base de uma ou outras mais proposições aceitas como ponto de partida do processo. O Argumento é chamado de premissa e o valor de conclusão. Ideologia- Ciência da formação das ideias, pensamento comum a um grupo de pessoas. Interculturalidade- Reconhece a natureza plural e diversificada das culturas humanas e pretende promover o seu contacto.

P Proposição- Frase declarativa, com valor de verdade e sentido. Predicado- Aquilo que se diz do sujeito, podendo ser afirmado ou negado. Paradoxos- Oposto do que alguém pensa ser a verdade ou o contrário a uma opinião admitida como válida. Um paradoxo consiste numa ideia incrível, contrária do que se espera. Também pode representar a ausência de nexo ou lógica. Perspetiva Deontológica- Ética centrada na noção de dever, independentemente das consequências da ação realizada. Perspetiva consequencialista- Teoria moral sobre a qual todas as ações são avaliadas como corretas ou incorretas em virtude das suas consequências.

T Teoria- Conjunto de conexões, sistematicamente organizadas; síntese geral que se propõe explicar um conjunto de fatos cujos subconjuntos foram explicados pelas leis. Termo- Elemento básico do discurso. Tautologia- Assume sempre o valor lógico verdadeiro.

S Sujeito- Ser a quem se atribui o predicado. Termo ao qual se afirma ou nega algo. Silogismo-Dedução formal tal que, postas duas proposições, chamadas premissas, delas se tira uma terceira, nelas logicamente implicada, chamada conclusão. Subjetivismo- Propriedades relativas a uma pessoa, cultura ou opinião.

D Dogma- Ponto fundamental e indiscutível duma doutrina religiosa. Determinismo- Defende que não existe livre-arbítrio, implicando a total desresponsabilização do agente.

H Hipótese- Suposição, conjetura, acontecimento incerto, eventualidade ou caso.

R Racional- Ser que usa da razão. Racionalismo- Método de observação baseado exclusivamente na razão. Relativismo- Aceita e respeita a diversidade cultural.

Q

B

J

K

N

U Utilitarismo- Faz depender a validade das ações da sua finalidade. Apresenta como fim de toda a ação a felicidade.

V Valores- Guias de orientação que definem o bem e o mal.

W

X

Y

Z...


Similar Free PDFs