diferenças entre meiose e mitose PDF

Title diferenças entre meiose e mitose
Course Ciências Biológicas Licenciatura
Institution Universidade Estadual do Maranhão
Pages 3
File Size 177 KB
File Type PDF
Total Downloads 84
Total Views 131

Summary

resumo com as principais deferências no processo de mitoso e meiose ...


Description

MITOSE E MEIOSE

Tabela com as diferenças entre meiose e mitose Mitose

Meiose

Apresenta apenas uma divisão celular.

Apresenta duas divisões celulares.

Não ocorre sinapse dos cromossomos.

Ocorre a sinapse durante a prófase I.

Resulta em duas células-filhas.

Resulta em quatro células-filhas.

As células-filhas são idênticas à célula original (clones).

As células-filhas apresentam a metade dos cromossomos da célula original.

Esse processo ocorre na reprodução de organismos unicelulares, no crescimento dos pluricelulares, na restauração de tecidos, entre outros.

Esse processo ocorre na produção de gametas.

→ Função da mitose e meiose A mitose, parte do ciclo celular, permite a formação de novos organismos unicelulares, como amebas. Permite também o desenvolvimento dos organismos pluricelulares, atua na reparação dos tecidos, entre outras funções. Já a meiose atua no processo de gametogênese, ou seja, na produção tanto de gametas masculinos quanto femininos. Ela é fundamental para a variabilidade genética, devido às recombinações entre as cromátides que ocorrem durante a prófase I no processo de crossing-over.

→ Fases da mitose e meiose A mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. 

Prófase: Quando ocorrem o afastamento dos centríolos, já duplicados, para os polos das células, a desintegração do nucléolo, o aumento do volume nuclear e a desorganização da membrana, as cromátides ficam visíveis e os cromossomos prendem-se às fibras do fuso constituídas por microtúbulos do citoesqueleto.



Metáfase: Aqui os cromossomos colocam-se na placa metafásica, ou plano equatorial da célula, e apresentam o grau máximo de espiralação.



Anáfase: É a fase mais rápida da mitose (demora apenas poucos minutos). Nela, ocorre a separação das cromátides irmãs, os cromossomos-filhos migram para extremidades opostas da célula, a célula alonga-se e encerra essa fase com o mesmo número de cromossomos em cada extremidade.



Telófase: Quando os cromossomos desespiralam-se e ocorre a formação dos dois núcleos-filhos — cujos envoltórios são constituídos por fragmentos do envoltório da célula original e de outras porções, como fragmentos das membranas do retículo endoplasmático. Há a formação de novos nucléolos, e os microtúbulos do fuso desaparecem.

Ao final da telófase, inicia-se o processo de citocinese, que é a divisão do citoplasma. Em células animais, esse processo envolve a formação do sulco de clivagem, que divide a célula em duas. Em células vegetais, ocorre o aparecimento da lamela média, constituída por pectina, na região equatorial da célula. Em seguida, ocorre a formação das membranas ao lado da lamela.

O processo de mitose produz duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula original.

A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I , em uma fase denominada intérfase, em seguida ocorre a divisão celular. Na meiose, ocorrem duas divisões celulares seguidas: meiose I e meiose II. A meiose I é dividida em prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I: 

Prófase I: Nessa fase, os cromossomos começam a se espiralarem e ficam mais visíveis; os cromossomos homólogos atraem-se e emparelham-se (sinapse), ocorre então o crossing-over; os cromossomos homólogos separam-se, permanecendo ligados apenas em alguns pontos, denominados quiasmas; os pares de cromossomos homólogos movemse para a região da placa metafásica.



 

Metáfase I: O envoltório nuclear desaparece; os centrômeros dos cromossomos homólogos ligam-se às fibras dos centríolos opostos, atraindo, assim, um cromossomo de cada par para um dos polos. Anáfase I: Aqui os homólogos separam-se e deslocam-se para os polos devido ao encurtamento das fibras dos fusos. Telófase I: Nessa fase, cada metade da célula tem um conjunto haploidecompleto e ocorre a citocinese; os cromossomos podem desespiralizar-se e o envelope nuclear formar-se novamente.

Antes do início da meiose II, pode ocorrer um intervalo denominado intercinese. Nessa fase, não ocorre duplicação de material genético. As fases da meiose II são: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.    

Prófase II: Essa fase inicia-se com a formação das fibras do fuso, em seguida os cromossomos deslocam-se para a placa metafásica. Metáfase II: Os cromossomos posicionam-se na placa metafásica. Anáfase II: Nessa fase, as cromátides separam-se e deslocam-se para os polos. Telófase II: Aqui os cromossomos desespiralizam-se; o envelope nuclear forma-se novamente e ocorre a citocinese. Ao final desse processo, formam-se quatro células-filhas haploides, ou seja, com a metade dos cromossomos da célula original.

O processo de meiose produz quatro células-filhas com metade dos cromossomos da célula original....


Similar Free PDFs