Dossiê correspondente ao Mapa de Risco de um Posto de Combustivél PDF

Title Dossiê correspondente ao Mapa de Risco de um Posto de Combustivél
Course Química
Institution Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Pages 7
File Size 72.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 63
Total Views 132

Summary

Elaboração e detalhamento do Mapa de Risco de um Posto de Combustível....


Description

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CAMPUS XI – CONTAGEM

DOSSIÊ CORRESPONDENTE AO MAPA DE RISCO DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEL (T1)

Educandos: Alice Ketley Santana Dannielly Mota Rios Débora Maria Diniz Barbosa Edgar de Souza Mendes

Dossiê apresentado ao CEFET-MG / Campus XI como requisito do curso técnico de Controle Ambiental sendo correspondente a matéria de Mapa de Risco.

Contagem, 05 de março de 2012

INTRODUÇÃO O conteúdo do trabalho trata das vantagens da elaboração de um mapa de risco de uma determinada empresa, neste caso, um posto de gasolina. Serão apresentados os riscos que os funcionários deste estabelecimento estão expostos e informado medidas que possam diminuir as consequencias provocadas na saúde dos trabalhadores.

Pista de Abastecimento Riscos Físicos: O calor é um dos riscos físicos que alguns funcionários podem sofrer. Os trabalhadores que ficam na pista externa do posto onde ocorre o reabastecimento dos carros, têm de permanecer neste local a maior parte do tempo, e apesar de ter uma cobertura o calor chega a ser inevitável. Pode ocasionar: Desidratação dos funcionários, erupção na pele, câimbras, fadiga física, distúrbios psiconeuróticos, problemas cardiocirculatórios, insolação e etc. Isso pode ser controlado, através de revezamento constante de funcionários. OBS: Não foi considerado Ruídos, pois em um posto de combustível não existe um tipo de ruído constante, existe uma movimentação que caracteriza um risco físico, mas no posto ela é de forma esporádica e varia muito.

Riscos Químicos: A inalação de gases tóxicos ocasiona nos trabalhadores que ficam na pista de abastecimento muitos problemas, pois essa fumaça possui elementos como dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, amoníaco e óxido de carbono, que juntamente com a poluição industrial vira uma impureza do ar. Todos os poluentes emitidos pelos veículos são prejudiciais à saúde. Contudo, a fumaça preta, gerada pelos veículos movidos a óleo diesel, apresentam um grau de agressão maior. No inverno, o problema da poluição se agrava por causa da

inversão térmica (fenômeno causado pela prisão de uma massa de ar quente, por duas de ar frio), falta de chuvas e ventos para dispersão dos poluentes na atmosfera. As conseqüências são que nos períodos em que ocorre um aumento considerável da concentração de partículas inaláveis no ar, pesquisas médicas comprovam um elevado aumento das doenças respiratórias, cardíacas e oculares. Controla-se através de fornecimento de EPI como: Mascaras. O manuseamento dos produtos químicos é um risco muito grande para os trabalhadores que ficam na pista de reabastecimento, pode ser que ocorra que os eletroinjetores estejam bambus, (por falta de manutenção) e que vaze algum tipo de combustível nos utilizadores e no chão da pista. Pode ocorrer a penetração por via cutânea e consequentemente desenvolver alguma alergia ou irritação séria dos elementos do combustível. Pode-se controlar através de fornecimento de EPI como: Luvas, botas e etc.

Riscos Biológicos: Os trabalhadores estão expostos a riscos biológicos, pois mantém contato direto com os usuários e seus carros, e pode ocorrer transmissão de bactérias, protozoários, fungos, vírus e etc. para os mesmos. As conseqüências podem variar desde transmissão de doenças até contaminação local. As medidas preventivas é fornecer EPI como: Luvas e Mascaras.

Riscos Ergonômicos: A postura é um sério problema e que é agravante como risco ergonômico, pois os trabalhadores têm de ficar muito tempo em pé (pelo menos a maior parte dele) e dificilmente ficam com a postura ereta, o que é imprescindível. As consequências podem ser: cansaço físico, dores musculares, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo, tensão, ansiedade e problemas na coluna. Controla-se com: revezamento constante, alterações no ritmo de trabalho e etc.

Riscos de Acidentes: O atropelamento é um dos riscos acidentais, os trabalhadores que ficam na pista externa do posto têm contato direto com os carros dos clientes, há um alto risco de atropelamento dos mesmos, pois não existe uma sinalização definida para ministrar o tráfego no posto. As conseqüências variam muito e podem até chegar a morte. Controla-se com a instalação de sinalização no local de tráfego de carros no posto, delimitando a área que os frentistas ficam das que os carros ficam. Destacam-se também os riscos de explosão e incêndio, pode haver um problema na hora de estabelecer contato com o carro e gerar um incêndio que pode ocasionar uma explosão devido às diversas substâncias inflamáveis que contém no posto. As consequências variam e podem alcançar até a morte. Controla-se com o uso de EPI’s e Medidas preventivas contra incêndio como: extintores de incêndio e kit de primeiros socorros.

Loja de Conveniências

Riscos Ergonômicos: A postura dos trabalhadores das lojas de conveniências é preocupante, pois tendem a ficar muito tempo de pé e fazendo limpeza.Eles fazem muito esforço físico. As consequências podem ser: cansaço físico, dores musculares, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo, tensão, ansiedade e problemas na coluna. Controla-se com: revezamento constante, alterações no ritmo de trabalho e etc.

Riscos de Acidentes:

Decorre-se devido aos riscos dos aparelhos eletrodomésticos e o potencial de energia disposto na loja, em um curto circuito ou mau contato e coisas da mesma natureza podem ocorrer diversos acidentes. As consequencias variam muito e podem até chegar à morte. Controla-se através: de manutenções periódicas, bons procedimentos de instalações e modernização das máquinas e equipamentos.

Sanitários Riscos Biológicos: Devido a quantidade de matérias orgânicos dispostos nos mesmos, podem levar a contaminação desse local. As consequências podem variar desde transmissões de doenças por vias de penetração e contaminação do ambiente. Controla-se com manutenção do ambiente e limpeza periódica OBS: Além de contar com a educação das pessoas para manter-se um ambiente limpo.

Lava – Jato Riscos Químicos: A poeira dos carros pode ocasionar um risco químico para os trabalhadores do Lava – Jato, pois podem penetrar pela respiração. As consequências podem ser: Doenças respiratórias e etc. Controla-se com o fornecimento de EPI como: mascaras.

Riscos de Acidentes: A eletricidade dos aparelhos envolvidos não combina com a água que é utilizada pode causar um curto circuito e prejudicar os trabalhadores. As

consequências variam e podem ocasionar até a morte. Controla-se com a boa manutenção das máquinas envolvidas.

Troca Óleo Riscos Ergonômicos: Os trabalhadores correm riscos ergonômicos em questão das posturas que são sujeitados a permanecerem na hora do trabalho. As consequências podem ser: cansaço físico, dores musculares, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo, tensão, ansiedade e problemas na coluna. Controla-se com: revezamento constante, alterações no ritmo de trabalho e etc.

Riscos de Acidentes: Pode haver problemas na hora de trocar o óleo e ocorrer algum dano físico ao trabalhador. As conseqüências variam e podem chegar à morte. Controla-se com o fornecimento de EPI’s.

Escritório Riscos Ergonômicos: O trabalhador, por ter de ficar muito tempo sentado, administrando o posto, pode caracterizar como esta sofrendo um risco ergonômico, a postura pode ser danificada. As consequências podem ser: cansaço físico, dores musculares, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo, tensão, ansiedade e problemas na coluna. Controla-se com: revezamento constante, alterações no ritmo de trabalho e etc.

Riscos de Acidentes:

O local é onde fica a maior parte da tecnologia do posto: Computadores; aparelhos controladores de combustível; verificações das câmeras. Um curto circuito pode danificar o trabalhador presente no momento. As conseqüências variam e podem chegar à morte. Controla-se com a manutenção periódica dos aparelhos e das suas instalações e etc.

CURIOSIDADE: O combustível eliminado dos postos de gasolina quase sempre poluía os aquíferos. Atualmente, portanto, todos os postos de gasolina têm uma calha por onde passam a água e o combustível que caem e escorrem pela pista. Essa mistura de água+combustível é separada posteriormente em um local denominado caixa separadora. E o combustível é separado dentro de um intervalo de tempo da água, evitando assim a contaminação dos lençóis freáticos. OBS: Não se pode afirmar que a separação é completa, o que pode caracterizar um risco químico.

CONCLUSÃO Com este trabalho podemos concluir a importância de conhecermos os riscos do nosso local de trabalho. Somente conhecendo-os é que poderemos encontrar maneiras para diminuir esses problemas em que estamos expostos. Elaborar o mapa de risco de uma empresa consiste em pesquisar os riscos que estamos em contato naquele local e o nível em que os temos. O fornecimento de EPI's e medidas para aumentar a segurança dos trabalhadores são indispensáveis na formação de uma empresa preocupada com seus funcionários....


Similar Free PDFs