Indústria Cultural PDF

Title Indústria Cultural
Course Teoria da Comunicação I
Institution Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Pages 1
File Size 44.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 33
Total Views 142

Summary

Resumo sobre a Industria Cultural....


Description

Indústria Cultural O que é “indústria cultural”? Uma definição simples seria: uma cultura do capitalismo voltada para o consumo em massa, usada como mercadoria, padronizada e que produz ilusões através do entretenimento vazio.

Os avanços tecnológicos da sociedade capitalista possibilitaram o surgimento de novas formas de expressões artísticas e o estabelecimento de novas relações entre o público e a arte. O cinema, por exemplo, é uma dessas expressões. É logico que a ideia de alcançar mais pessoas é boa. Porém, alguns filósofos perceberam que havia algo não tão positivo nessa nova realidade. Os filósofos alemães, da Escola de Frankfurt, Max Horkheimer e Theodor Adorno, observaram esse novo momento da produção artística durante a Segunda Guerra Mundial quando tiveram de viver nos Estados Unidos, criando assim o termo “indústria cultural”. Para esses autores, a produção de obras de arte em escala industrial não chegou a democratizar a arte. Ao invés disso, banalizou-a e a descaracterizou, fazendo com que o público perdesse o senso crítico e se tornasse um consumidor passivo de todas as mercadorias anunciadas pelos meios de comunicação de massa. Para esses filósofos, isso veio a comprometer a cultura erudita, chamada por eles de arte séria.

Para Adorno, a indústria cultural tem como único objetivo, além do lucro, obviamente, a dependência e a alienação dos homens. A indústria cultural é, dessa forma, fruto de uma sociedade capitalista e industrializada, em que tudo é tratado como produto. A cultura também passa a seguir a lógica do interesse econômico, é produzida como mercadoria a fim de gerar lucros. Nessa industrialização cultural, só serão valorizados e permitidos os trabalhos que sejam fiéis a essa ideologia e que mantenham seus seguidores passivos, alienados e prontos para absorverem os ensinamentos de consumo dessa indústria. O propósito da indústria cultural é influenciar, transformar hábitos, educar, informar, criar outra visão de mundo, com a intenção de atingir a sociedade como um todo para o consumo. “Ao maquiar o mundo nos anúncios que divulga, ela acaba seduzindo as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que se esqueçam da exploração que sofrem nas relações de produção. A indústria cultural estimularia, portanto, o imobilismo.” (CRESPO, 2000)...


Similar Free PDFs