Infecções Sexualmente Transmissíveis PDF

Title Infecções Sexualmente Transmissíveis
Author Diogo Veiga
Course Microbiologia
Institution Universidade Estadual de Montes Claros
Pages 3
File Size 67.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 86
Total Views 121

Summary

...


Description

Infecções Sexualmente Transmissíveis

O trato genital feminino e masculino contam com mecanismos de defesa como, grande extensão de pele, no caso do homem, e na mulher, o pH vaginal ácido decorrente da presença de Bacilos de Doderlein produtores de ácido lático, a partir de glicogênio. A microbiota do trato genital masculino se mantém constante por toda a vida, já a da mulher, sofre variações de acordo com os períodos da vida, uma vez que ao nascer, a sua microbiota será semelhante a da mãe, repleta de lactobacillus e glicogênio, e a medida que os níveis hormonais vão reduzindo, a microbiota torna-se de pele, e durante a puberdade, os lactobacillus tornam a predominar, prolongando por toda a vida reprodutiva da mulher, e com a chegada da menopausa, a microbiota de pele retorna.

TRICHOMONAS VAGINALIS Trata-se de um protozoário flagelado que causa corrimento amarelo-esverdeado, bolhoso e fétido, em abundância. Nos homens a tricomoníase não se desenvolve, entretanto pode permanecer viável no pênis. O diagnóstico pode ser realizado através de exames a fresco, motilidade do protozoário, e pode ser encontrado em exames de urina. GONORREIA

 m diplococo Gram negativo, cujo É causada pela Neisseria gonorrhoeae, u o reservatório é exclusivamente os humanos. Essas bactérias não conseguem sobreviver no meio ambiente e só conseguem se aderir em células de epitélio colunar. Apresentam um período intracelular, na fase inicial da doença, entretanto, não são intracelulares obrigatórios, e quando encontradas dentro e fora das células, indica uma infecção antiga. As manifestações clínicas da gonorréia está associada a resposta imune hospedeiro, pois não são capazes de produzir toxinas, entretanto desencadeiam uma resposta inflamatória. Normalmente, as mulheres cursam assintomáticas, podendo desencadear ui má doença inflamatória pélvica, porém pode manifestar cervicite, uretrite, e no homem, gera uretrite, edema de testículos e secreção purulenta. A gonorréia pode se manifestar também

de forma sistêmica, causando artrite gonocócica, endocardite, faringite, pielonefrite, hemorragias cutâneas, conjuntivite e septicemia. O diagnóstico é realizado por meio de cultura e microscopia de secreções vaginal e uretral, através da coloração de Gram, e também se realiza antibiograma no caso de reinfecções recorrentes.

VAGINOSE BACTERIANA Se desencadeia devido a associação de duas bactérias, a Gardnerella  normalmente está relacionada com um vaginalis e Mobiluncus spp., e desequilíbrio de microbiota vaginal, uma vez que as bactérias mais prevalentes da microbiota vaginal, os Bacilos de Doderlein, impedem com que haja a multiplicação de outras bactérias patogênicas. As principais manifestações são corrimento com odor característico de peixe morto, coloração acinzentada, cremoso, em alguns casos, é bolhoso.

MOBILUNCUS SPP. São bacilos gram negativos, anaeróbios e, normalmente, estão associados à Gardnerella, e geralmente, são diagnosticados apenas com a coloração de gram. É caracterizada por descarga vaginal excessiva, cujo o odor é fétido, presença de Clue-cells, pH vaginal em torno de 4,5, contagem leucocitária baixa e poucos Bacilos de Doderlein.

GARDNERELLA VAGINALIS Pode ser encontrada como microbiota vaginal, não sendo considerada uma IST para as mulheres, entretanto, nos homem é considerada, pois foi contraída durante a relação sexual. São gram-lábeis, e costumam estar acompanhadas de Clue-cells, células epiteliais revestidas por bactérias. O tratamento costuma ser realizado com o uso de Metronidazol.

CANDIDÍASE A principal causadora de candidíase é a Candida albicans, um levedura que pode ser considerada oportunista, uma vez que grande parte das mulheres podem te-la como microbiota vaginal, e em uma situação na qual se tem queda de imunidade. Fatores como alteração de pH vaginal, hormonal e hábitos pré-dispõem o desenvolvimento da candidíase. Os sintomas são corrimento exacerbado e presença de placas esbranquiçadas no canal vaginal. O diagnóstico é realizado por meio de coloração de Gram de secreção vaginal, cultura em meio específico, o Ágar Sabouraud Dextrose, provas bioquímicas, e nos casos de infeção recorrente, é feito antibiograma.

LINFOGRANULOMA VENÉREO É causado por Chlamydia trachomatis, provocando edema de linfonodos inguinal, podendo levar a elefantíase genital, decorrente da obstrução de linfonodos. Possui período de incubação de 1 a 4 semanas, e é prevalente nos homens, e causa pápula, pústula e ulceração, indolor, que normalmente desaparece. O diagnóstico normalmente é clínico, e o laboratorial, é realizado através de cultivo de células, biologia molecular, exames sorológicos, e aspirados de linfonodo....


Similar Free PDFs