Manutenção em motores endotérmicos PDF

Title Manutenção em motores endotérmicos
Author Paula Venâncio
Course Gestão da Manutenção Mecanica
Institution Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Pages 9
File Size 389.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 92
Total Views 140

Summary

Relatorio de aula de manutenção de motor...


Description

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS

Manutenção

em

motores endotér endotérmicos micos

Curso técnico em mecânica – 2015 Aluno: Paula Venâncio Matias Turma: MEC 1 NA Grupo: G3

Relatório de aula – CEFET-MG / DEMAT BELO HORIZONTE – AULA 26 MARÇO 2015 e CONTINUIDADE DIA 09 ABRIL

Tópico: Desmontagem de motores etapa 01

Instrutor: Leandro Pereira

MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 1

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS

1. INTRODUÇÃO Desde muitos anos o homem vem criando, e inovando cada vez mais para auxiliar a executar os mais diversos serviços. Uma dessas das descobertas do homem é o motor endotérmico, que já esta sendo usado a milhares de anos e que não para de evoluir a cada ano. O mesmo realiza transforma energia elétrica em trabalho, que pode ser no caso rotações por exemplo. Nesta aula estaremos aprofundando mais nesse equipamento, entendendo como funciona e o objetivo de cada peça.

2. Objetivo O objetivo desta aula nada mais é do que a desmontagem de um motor (o utilizado será o motor do opala) e aprofundar em cada uma de suas peças, cada um de seus elementos para saber como funciona , o que cada peça desempenha no conjunto e o mais importante: o uso devido das ferramentas e cuidados a serem tomados quando se trata de um motor automotivo.

3. Ferramentas utilizadas Em nossa desmontagem do motor utilizamos:         

Paquímetro analógico para execução de medições Chave conjugada de boca calibres 11 mm,12 mm,13 mm 14mm e 15mm Chave de fenda Saca polias Chave de boca combinada Manual de instruções do equipamento Chevrolet Opala Fita crepe Riscadores Canetas para marcações

MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 2

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS  Chave de torque ½ pol (1 chave e 1 extensão)

4. Procedimentos Antes do inicio das atividades de desmontagem do motor o instrutor nos deu algumas dicas para facilitar o processo e para termos uma base de onde começar. Sendo assim há 2 maneiras de desmontar o motor:  Através de croquis  Através de marcação de peças – no final do procedimento as marcações nas peças vão auxiliar na hora da montagem do mesmo e facilitar a identificação de cada peça em seu devido lugar. O primeiro passo para a desmontagem de um motor é fazendo a retirada dos componentes periféricos que são:        

O carburador Embreagem Bobinas Distribuidor Coletores Polia Motor de arranque Velas

Cabeçote – o fechamento do camara de combustão é propicio a empeno, logo o modo correto de fazer a desmontagem do mesmo é do centro para a periferia. É importante observar a posição do motor antes de iniciar a desmontagem pois pegaremos por referencia a frente do mesmo que é onde esta localizado o lado da galeria, ou seja parte da frente do motor (bomba de água). O cabeçote aciona a válvula indireta .

MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 3

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS

Em seguida iremos tirar o balancim, de modo que cada um seja identificado por fita crepe de 1 a 8 para facilitar sua montagem ao final do processo. Também será feito o mesmo processo com as varetas.

Em seguida prosseguiremos com a retirada do cabeçote. Começaremos com a retirada de parafusos com uma chave extensora Nº 19 para os parafusos de cabeça sextavada. (deverão ser retirados do centro para a periferia), assim retirando o cabeçote.

MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 4

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS

Devemos observar atentamente a posição dos parafusos pois o cabeçote tem uma enorme tendência a empenar durante a sua desmontagem.

Cilindros

Assim que removido o cabeçote é possível observar os cilindros

MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 5

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS Após uma analise dos cilindros viramos o motor a 180º e prosseguimos a desmontagem. Fizemos a remoção da tampa da carcaça , onde foram identificados os componentes periféricos no caso a bomba de óleo (pescador) que foi retirado. Observação:  observamos que a 2º biela do mancal estava faltando um parafuso. Termino da aula.

MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 6

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS Belo horizonte 09 de Março de 2015 – Cefet MG DEMAT

CONTINUIDADE AO RELATORIO – AULA 09 ABRIL

Ferramentas utilizadas Nessa segunda parte do processo foi utilizado as ferramentas abaixo:      

Chave soquete e extensão e cachimbo Chave Philips Riscadores Grampo de fixação Fita crepe Canetas para marcação

Procedimento Iniciamos a aula retirando a tampa que foi colocada por cime do motor. Primeiramente ao desmontar os cilindros encontramos uma irregularidade. Vistos de frente para motor os cilindros estao numerados de 1 a 4 a direita. Iniciamos a retirada dos cilindros onde o cilindro 4 caiu e dando continuidade ao processo em seguda foram retirados o numero 1 , 2 e 3 Observação:  o cilindro de numero 4 encontra-se em o anel de segmento.  Apenas uma biela apresentava anel de seguimento. Logo após a retirada dos cilindros e numeração dos mesmos e armazenagem num lugar adequado iniciamos a desmontagem do mancal do virabrequim onde foi utilizada uma chave com soquete e extensao e cachimbo. Prosseguimos com a retirada de alguns parafusos que em seguida foi retirado o eixo de valvula. Foi identificada a engrenagem que fica na ponta do eixo de comando de valvula (chamada de peça de sacrificio).

MANUTENÇÃO E

Página 7

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS

Observação:  A peça de sacrificio apresentava 1 dente quebrado. E assim voltamos para a parte do cabeçote para a retirada das valvulas que não tinhamos feito na aula anterior. Iniciamos fixando o grampo na valvula e pressionando a valvula para a retirada da mola que fica abaixo da mesma, retiramos também a porca e arruela. Logo em seguida numeramos com fita crepe os componentes (valvulas, molas das valvulas) e colocamos em uma caixinha organizadora para não misturar cada respectiva valvula.

Finalizamos a aula organizando todas as peças na mesa, onde o instrutor iria dar uma palestra, citar informações das mesmas , funcionalidade e a importancia de cada uma no conjunto final montado.

5. CONCLUSÃO Com as duas aulas ocorridas nos dias 26 de março e 09 de Abril, conseguimos aprofundar nossos conhecimentos no motor automotivo, desde a desmontagem correta do mesmo até o funcionamento de seus componentes e suas respectivas importâncias para o conjunto final montado. Com estas aulas de MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 8

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS motores conseguimos identificar os componentes do mesmo, aprendemos como usar cada ferramenta de modo adequado para não danificar seus componentes e futuramente o funcionamento do mesmo. Aprendemos também a ordem e os ciclos realizados pelos cilindros dos motores que são a admissão –compressao-expansao –escape. Futuramente iremos iniciar o processo de montagem do mesmo, como tomamos os devidos cuidados nas armazenagens das peças, e identificação ficara fácil colocar cada componente em seu devido lugar, garantindo uma montagem perfeita e assim corrigindo algumas pendências citadas acima.A organização na etapa inicial é muito importante para o final do processo, pois com as peças devidamente identificadas fica fácil a execução da montagem final e ate mesmo de uma manutenção se for preciso.

MANUTENÇÃO EM MOTORES ENDOTERMICOS

Página 9...


Similar Free PDFs