Raio X de tórax - aula - CONCEITOS GERAIS SOBRE RAIO X DE TORAX PDF

Title Raio X de tórax - aula - CONCEITOS GERAIS SOBRE RAIO X DE TORAX
Course Pneumologia
Institution Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Pages 2
File Size 146.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 51
Total Views 112

Summary

CONCEITOS GERAIS SOBRE RAIO X DE TORAX...


Description

❖ Raio X de tórax As radiografias apresentam 4 densidades básicas: (aumenta de cima para baixo) AR: traquéia, pulmões, estômago e cólon; (mais escuros), absorvem menos radiação GORDURA: planos adiposos; ÁGUA: coração, aorta, músculos, fígado, baço; (partes moles) OSSO: córtex óssea (mais claro), absorve mais radiação Estruturas mais densas limitam mais a passagem do raio, quando mais raio passa mais preto fica o raio x, quanto menos o raio passa e não atinge o filme mais branco o raio X. O raios são divergentes As estruturas do tórax que estão mais distantes do filme vão ficar representadas no filme com um tamanho maior, isso por que os raios são divergentes. É por isso que prefere radiografia em PA do que em AP, pois o coração e grandes vasos mediastinais são mais próximos da região anterior do tórax. Em AP o coração e o mediastino fica bem maior, falsa impressão de cardiomegalia, e atrapalha a visualização de uma parte do pulmão. Em PA o coração fica perto do filme, e fica com tamanho mais próximo da realidade. AP serve para quando paciente não consegue colocar o paciente em pé. Considerações técnicas: Raios X são divergentes; Distância mínima necessária: reduz tamanho das estruturas e melhora a nitidez; Ideal 1,80m de distância entre tubo de raio X e o filme Incidências: - Póstero-anterior: preferencial - Ântero-posterior: quando não há possibilidade de fazer PA. - Perfil: complementa a PA, em questão de profundidade, encosta o hemitórax esquerdo, tem sobreposição dos pulmões. - Oblíquas - Decúbito lateral com raios horizontais: “laurel” avaliar se existe ou não derrame pleural (se escorre), faz deitado de lado, a distância entre pulmão e o final da caixa torácica e a quantidade de líquido que escorreu do derrame pleural, quando deita de lado o líquido desloca pela gravidade. - Ápico-lordótica: avaliar mais detalhada ápices pulmonares (clavícula atrapalha) Obs:Para bater o filme tem que fazer inspiração profunda, prender o ar e rotação dos braços para tirar a escápula do campo.

O raio vem de baixo para cima, e consequentemente joga a clavícula para fora do pulmão para cima.

Para interpretar a radiografia precisa se preocupar em qual é a incidência utilizada e verificar os critérios de qualidade.

Critérios de qualidade: 1- Centrada: se as escápulas estão projetadas para fora dos campos pulmonares e se as extremidades mediais das clavículas equidistantes da apófise transversa. 2- Penetração adequada: corpos vertebrais bem visíveis acima da sombra cardíaca; atrás do coração deve-se ver, no máximo, esboço da coluna torácica. 3- Grau de inspiração: apnéia após inspiração máxima; 9 a 11 arcos costais posteriores sobre os campos pulmonares. Alinhamento: as bordas mediais das clavículas devem estar eqüidistantes do centro da coluna. Além disto, as escápulas devem estar fora do campo Interpretação: Em PA a sombra do coração e do mediastino mais escura AP a sombra do coração do mediastino fica mais claro, coração e grandes vasos mediastinais são mais próximos da região anterior do tórax....


Similar Free PDFs