Relatório ensaios - DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA PARALELA ÀS FIBRAS DE MADEIRA DETERMINAÇÃO PDF

Title Relatório ensaios - DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA PARALELA ÀS FIBRAS DE MADEIRA DETERMINAÇÃO
Author Rhayane Michele Willms de Oliveira
Course Materiais De Construcao Civil
Institution Universidade Luterana do Brasil
Pages 10
File Size 329.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 15
Total Views 128

Summary

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA PARALELA ÀS FIBRAS DE MADEIRA
DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO
...


Description

RHAYANE MICHELE WILLMS DE OLIVEIRA TURMA: 3310

ENSAIO III: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA PARALELA ÀS FIBRAS DE MADEIRA ENSAIO IV: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO

Palmas - TO 2017

RHAYANE MICHELE WILLMS DE OLIVEIRA TURMA: 3310

ENSAIO III: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA PARALELA ÀS FIBRAS DE MADEIRA ENSAIO IV: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO

Relatório apresentado como requisito parcial de nota de G1 na disciplina de Materiais de Construção Civil, ministrada pelo Professor Miguel Angelo de Negri, do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA.

Palmas - TO 2017

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO.................................................................................................04 2. ENSAIO III: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA PARALELA ÀS FIBRAS DE MADEIRA.........................................................................................................05 2.1. Material e equipamentos............................................................................05 2.2. Metodologia................................................................................................05 2.3. Resultados.................................................................................................05 3. ENSAIO IV: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO.....06 3.1. Material e equipamentos............................................................................06 3.2. Metodologia................................................................................................06 3.3. Resultados.................................................................................................06 4. CONCLUSÃO...................................................................................................07 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................08 6. ANEXOS...........................................................................................................09

1. INTRODUÇÃO Relatório referente ao dia 13 de novembro de 2017, em que o professor Miguel Angelo de Negri levou a turma 3310, do segundo semestre de 2017, para realizar dois ensaios no Laboratório de Materiais do CEULP/ULBRA. Foi executado o Ensaio III, onde foi feito em dois corpos de prova de madeira a determinação da resistência paralela às fibras de madeira, e o Ensaio IV, que foi determinado a resistência à tração do aço. Os resultados do ensaio III foram baseados na NBR 7190:1997, que fixas condições gerais que devem ser seguidas no projeto, na execução e no controle das estruturas correntes de madeira, tais como pontes, pontilhões, coberturas, pisos e cimbres. Já o Ensaio IV foi baseado na NBR 6152:1992, que especifica o método de ensaio de tração em materiais metálicos e define as propriedades mecânicas que podem ser determinadas à temperatura ambiente.

2. ENSAIO III: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA PARALELA ÀS FIBRAS DE MADEIRA 2.1.

Material e equipamentos:  Dois corpos de prova com medidas 50x50x150mm, aproximadamente;  Prensa hidráulica EMIC - PC 200;  Paquímetro.

2.2. Metodologia: Tendo em mãos dois corpos de prova de madeira, foram medidas com o paquímetro as dimensões (altura, largura e comprimento) de cada objeto. Posteriormente, na prensa hidráulica EMIC - PC 200 foi colocada uma amostra de madeira, em que através do processo de compressão no sentido das fibras da mesma, sua resistência foi verificada a partir do momento que se iniciou o processo de rompimento de sua estrutura, observando sua força máxima e sua tensão de ruptura.

2.3.

Resultados: Corpo de Prova Angelim Jatobá

Dimensões 50 x 47 x 148 45 x 45 x 149

Força Máxima 227406 N 217731 N

Tensão Ruptura 95,8 MPa 107,5 MPa

3. ENSAIO IV: DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO AÇO 3.1.

Materiais e equipamentos:  Duas barras de ferro;  Prensa hidráulica EMIC - 30000;  Paquímetro;  Réguas metálica.

3.2.

Metodologia: Mediu-se as dimensões (espessura e comprimento) de cada barra de ferro, e foram colocadas uma amostra de cada vez entre castanhas da prensa hidráulica EMIC – 30000. Nela foi calculada a tensão no computador, gerando um gráfico com os resultados. Após, mediu-se novamente o comprimento e a espessura no local que houve o rompimento.

3.3. Ø

Resultados: Força Máxima 34387 N 54020 N

8 mm 10 mm

Tensão Ruptura 684 MPa 687 MPa

Comprimento Inicial 29,6 cm 30,4 cm

Comprimento Final 31,3 cm 30,4 cm

%

Espessura

5 9

5,6 mm 6,5 mm

Obs.: Apesar da espessura das duas amostras terem diminuído após o ensaio, as barras de ferro não perdem volume, pois seu comprimento aumentou.

Amostra 8 mm

Amostra 10 mm

4. CONCLUSÃO Observa-se com os devidos ensaios, a importância da realização de testes a fim de avaliar a resistência e propriedades dos materiais como o aço e a madeira, em que através dos ensaios é possível dar segurança e qualidade à obra. 4.1. Ensaio III: Notou-se que ambas amostras de madeiras possuem boa resistência. Através desse ensaio, é possível verificar a capacidade real de resistência de um tronco de madeira, e assim determinar qual o melhor material a ser utilizado na obra. Tais ensaios mostram como se deve agir na escolha de uma madeira, caso seja para estrutura, revestimento ou outro, ela deve obedecer a critérios técnicos e padrões mínimos de resistência a tração, compressão e outras demais necessidades de utilização, para sua área de uso.

4.2. Ensaio IV: As duas barras de aço apresentaram grande resistência. Esse ensaio é de extrema importância, porque ele fornece dados relativos à capacidade de um sólido de suportar solicitações aplicadas a uma estrutura. Por exemplo, quando se recebe um lote de ferro em uma obra, é indispensável a realização desse ensaio, para avaliar a qualidade do material e tornar a obra mais segura.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NBR 7190:1997. Disponível em: < http://www.abnt.org.br/ >. NBR 6152:1992. Disponível em: < http://www.abnt.org.br/ >. Ensaio de tração. Disponível em: < http://www.materiais.gelsonluz.com/2017/10/ensaio-de-tracao.html >

6. ANEXOS...


Similar Free PDFs