Resumo 3, Corrente PDF

Title Resumo 3, Corrente
Course Elementos de máquinas
Institution Universidade Federal do Espírito Santo
Pages 12
File Size 913.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 77
Total Views 129

Summary

Resumo elemento de maquinas II corrente...


Description

Correntes: -Elemento mecânico flexível, utilizados para transporte de potência com grande distância entre centros e absorvem impacto, carga e isolam efeitos de vibração assim como são fusíveis mecânicos. -Temos correntes para TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA ou para TRANSPORTE DE MATERIAL. Falaremos apenas a corrente de transmissão de potência. Tipos de Correntes: Galle: Difícil utilização, composta por placas laterais e pinos. Aumentando as placas laterais aumentamos a capacidade de carga. Pelo fato de toda carga ser absorvida pelas placas laterais e pinos, temos menor capacidade de carga e menor velocidade devido ao desgaste das placas laterais. Como não temos proteção para pino, ele se choca diretamente com a engrenagem de corrente, desgastando e fadigando. Ex: Portões e transmissão de pequenas potências em baixas rotações.

Zobel ou Lamelar: Tem reforços nas placas laterais, possuindo mais superfície de contato, aumentando a capacidade de carga. Pinos podem ser oco, reduzindo o peso, podendo ser utilizada em velocidades maiores. As limitações ainda são os pinos/placas.

Correntes Silenciosas (Dentes Invertidos): Placas laterais fabricadas em formas de dentes invertidos que se acoplam com os dentes da engrenagem, e elas que engrenam. O engrenamento é mais suave, tendo menor vibração e choque e podendo ser usado em velocidades maiores. Suportam maiores cargas devido a ter maior material que às outras, tendo maior quantidade de pinos. No entanto é mais cara de fabricar.

Algumas correntes silenciosas são fabricadas com placas com perfil envolvental, o que permite a transmissão de maior potência e velocidade. Com lubrificação adequada correntes silenciosas operam com eficiência entre 95 % e 99%.

Corrente de Rolos: É a mais utilizada. Composta por diversos elos sendo cada um deles composto de placas, roletes, grampos ou anéis e pinos. Os dentes das engrenagens se acoplam com os roletes rotativos, onde o desgaste do pino é reduzido, pois acontecem contato do tipo deslizante e rolante, suavizando o contato, diminuindo atrito aumentando capacidade de carga. Componentes: Placas laterais, roletes, grampo ou anel, bucha e pino.

Permitem velocidade de até 11 m/s, porém a faixa recomendada é de 3 a 5 m/s.

Vantagens em relação à transmissão por correias: • • • • • • • • •

Transmissão de maior potencia/torque EM VELOCIDADES BAIXAS Permite a variação do comprimento, com a remoção ou adição de elos; Menor carga nos mancais, já que não necessita de uma carga inicial; Não há deslizamento já que a transmissão é por engrenamento; Bons rendimentos e eficiência, equivalente a correia (98%) Longa vida, equivalente a correia; Permite grandes reduções (i...


Similar Free PDFs