Resumo Apresentação MACO PDF

Title Resumo Apresentação MACO
Author Raquel Paim
Course Engenharia Civil
Institution Universidade Federal de Goiás
Pages 4
File Size 270.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 99
Total Views 181

Summary

Argamassa Polimérica...


Description

RESUMO APRESENTAÇÃO MACO

A evolução da tecnologia através dos séculos permitiu a concepção de um novo cimento: o O USO DA ARGAMASSA POLIMÉRICA: Sustentabilidade e economia 2 cimento “Portland” (TAGLIANI, 2017). A união desse agregado com cal, água e areia forma a argamassa mais utilizada no mundo. Entretanto, a água é um recurso cada vez mais escasso no planeta, além do que a areia utilizada para argamassas convencionais de cimento Portland é retiradas de leitos de rios. Em suma, impacto ambiental é alto. Sendo assim, novos processos que reduzam o uso de recursos não renováveis é o ponto principal para a criação de processos construtivos. Um novo produto foi criado: a argamassa polimérica. Uma série de polímeros, unidos em um composto que é produzido e armazenados em bisnagas prontas para o uso, sem necessidade de agregados para serem adicionados. A economia de água, de areia e de mão de obra faz dela uma forte concorrente a substituir a argamassa comum.

COMPOSIÇÃO ARGAMASSA TRADICIONAL: Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água. As argamassas têm como principais aplicações: - Assentamento de tijolos, blocos, azulejos, cerâmicas, tacos, ladrilhos, etc; - Revestimento de paredes, pisos e tetos; - Impermeabilização; - Regularização de superfícies (buracos, ondulações, desníveis, etc); Neste processo temos a extração de área, a geração de gás carbônico produzido pelo cimento e o consumo de água.

COMPOSIÇÃO ARGAMASSA POLIMERICA: Com essa evolução surgiram as argamassas industrializadas no final do século XIX. Selmo et al. (2002 apud COUTINHO; PRETTI; TRISTÃO, 2013, p.42), afirma que as argamassas industrializadas tiveram seu uso disseminado a partir dos anos 90 no Brasil. Carasek (2010), afirma que no mercado brasileiro, foi lançado em 2010, um tipo de argamassa não cimentícia, de composição química polimérica, normalmente contendo resinas sintéticas, cargas minerais e, aditivos.

COMPARATIVO (ARTIGOS):

De acordo com o estudo realizado por OLIVEIRA, 2019, onde foi construído dois painéis de teste. 1 usando argamassa polimérica da marca ARGAMASSA POLIMERICA DO BRASIL e outro usando argamassa comum, para verificar o tempo e valor gasto.

Diante do que foi pesquisado e comprovado com o teste prático, nota-se uma economia de R$3,37 por m² de blocos assentados, uma relação de aproximadamente 25,13% de economia a cada m² assentado com a argamassa polimérica. Em relação ao tempo, houve economia considerável. A produção do painel com argamassa comum levou 27 minutos e 44 segundos, considerando o tempo de produção da massa (8 minutos e 47 segundos) e o assentamento dos tijolos (18 minutos e 57 segundos). Já com a argamassa polimérica, apenas 11 minutos e 3 segundos foram necessários para assentar os tijolos, resultando em uma economia de tempo de 16 minutos e 41 segundos nesse experimento, aproximadamente 60,16% de economia de tempo para essas condições. Outro estudo feito por CARNONERA, 2016 apresenta ensaios comparativos entre as argamassas. São ensaios de: Índice de consistência,

Densidade da massa

Retenção de água

Resistencia a compressão

Então, de acordo com os resultados obtidos e demonstrados acima, é possível afirmar que a argamassa polimérica industrializada é mais vantajosa e mais resistente que a argamassa tradicional confeccionada em obra.

EXEMPLOS PRATICOS: No brasil temos a empresa BIOMASSA DO BRASIL. Empresa que produz argamassa polimérica. Economia e produtividade na obra

Redução de tempo da obra já era esperado, uma vez que a argamassa sempre foi reconhecida pela economia e produtividade que apresenta, bem como a economia da alvenaria da obra, sendo até 40% mais barata. Não sendo necessário realizar nenhuma mistura, sua aplicação é realizada direto da embalagem, eliminando o processo de mistura de cal, areia e cimento, sendo possível construir até 4 vezes mais rápido. Alto rendimento e redução de custo Cada bisnaga de 3kg de biomassa substitui 60kg da argamassa convencional, ou seja, um rendimento até 20x maior que a argamassa cimentícia. Todos os benefícios que a biomassa gera como praticidade, agilidade, redução no uso de água e rendimento, garantem uma economia de até 40% no custo final da alvenaria. As categorias em que a Biomassa mais se destacou foram: redução do tempo de obra; economia de recursos; zero desperdício de material e sustentabilidade, por não utilizar cimento na composição do produto. A empresa biomassa no brasil participou da construção do parque olímpico. O Parque Olímpico economizou cerca de 125 mil litros de água na obra com a utilização da argamassa Biomassa do Brasil. 

Outra empresa neste ramo é a uBeton que também produz a argamassa polimérica.

Ela apresenta algumas vantagens além do preço:...


Similar Free PDFs