Resumo Programação Orientada a Objetos PDF

Title Resumo Programação Orientada a Objetos
Author João Pedro Rodrigues Tenório
Course Algoritmos e Programação
Institution Universidade de Fortaleza
Pages 2
File Size 86.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 68
Total Views 153

Summary

Resumo para cadeira de Programação Orientada a Objetos (POO), contém tudo de importante para realização da cadeira pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)....


Description

Resumo Programação Orientada a Objetos N24AB - Vetor: É uma estrutura de dados onde você armazena um conjunto ordenado de dados do mesmo tipo e se refere a cada um deles por meio de um índice. São chamados também de estrutura homogênea de dados. int vetor[]; vetor = new int[10]; int vetor[] = new int[10];

- Matriz: São arranjos ordenados que ao contrário dos vetores podem ter n dimensões, sendo que estas dimensões lhes dão o nome n-dimensional. int m[][] = new int[2][4];

- Atributos: São conhecidos como variáveis de classe, e que definem a estrutura de uma classe. protected int cep;

- Métodos: É uma função associada a um objeto, e que possui acesso aos seus dados, as variáveis membro. Determinam o comportamento dos objetos de uma classe. public void setCep(){}

- Instâncias: Significa a concretização de uma classe, o mesmo que criar. {Ex: Classe "Animal" com instância "Cachorro".} - Construtor e Destrutor: O construtor é um método utilizado para inicializar os objetos da classe quando estes são criados. O destrutor é chamado quando o objeto é descarregado da memória.

- Encapsulamento: Encapsulamento é a técnica que faz com que detalhes internos do funcionamento dos métodos de uma classe permaneçam ocultos para os objetos.

- Ligação Prematura (early binding): Quando o método a ser invocado é definido durante a compilação do programa, o mecanismo de ligação prematura (early binding) é utilizado.

- Ligação Tardia (late binding): A definição do método que será efetivamente invocado só ocorre durante a execução do programa.

- Sobrescrita: A sobrescrita (ou override) está ligada com a herança. Com ela conseguimos especializar os métodos herdados das superclasses, alterando o seu comportamento nas subclasses por um mais específico. - Sobrecarga: O Java permite que você tenha métodos com o mesmo nome, mas com assinaturas diferentes, isto chama-se sobrecarga. O interpretador determinará qual método deve ser invocado pelo tipo de parâmetro passado.

- Equals e This: Equals tem como função definir se um objeto é igual a outro. This permite que o método acesse os atributos (e método também) da própria instância.

- Herança: Permite que classes compartilhem atributos e métodos, através de "heranças". - Polimorfismo: É caracterizado quando duas ou mais classes distintas têm métodos de mesmo nome, de forma que uma função possa utilizar um objeto de qualquer uma das classes polimórficas, sem necessidade de tratar de forma diferenciada conforme a classe do objeto.

===CLASSES=== - Interface: As interfaces são padrões definidos através de contratos ou especificações. Um contrato define um determinado conjunto de métodos que serão implementados nas classes que assinarem esse contrato.

- Public: Classe - Todas as demais enxergam. Método - Todas as classes o enxergam, desde que enxerguem a classe também. Atributo - Todas as classes o enxergam, desde que enxerguem a classe também.

- Private: Classe - Somente classes no mesmo arquivo fonte enxergam. Método - Somente classes no mesmo arquivo fonte enxergam. Atributo - Somente classes no mesmo arquivo fonte enxergam.

- Default: Classe - Somente classes no mesmo arquivo fonte ou no mesmo pacote (package) enxergam. Método - Métodos sem modificador podem ser vistos apenas pelas classes do mesmo pacote. Atributo - Atributos sem modificador podem ser vistos apenas pelas classes do mesmo pacote.

- Protected: Método - Métodos protegidos podem ser vistos pelas classes do mesmo pacote ou por subclasses. Atributo - Atributos protegidos podem ser vistos pelas classes do mesmo pacote ou por subclasses.

- Abstract: Classe - Serve apenas como modelo para uma classe concreta Método - Devem obrigatoriamente ser implementados em uma classe concreta.

- Final: Classe - Não pode ter classes que herdam dela. Método - Não pode ser sobrescrito nas subclasses. Atributo - Só pode ter seu valor atribuído uma única vez. Variável - Use para garantir que você não está modificando o valor indevidamente.

- Static: Classe - São classes declaradas dentro de outra classe que podem ser usadas sem a necessidade de uma instância. Método - Podem ser chamados sem uma instância. São ótimos como utilitários. Atributo - Possuem o mesmo valor para todas as instâncias de um objeto

- Void: Este tipo de retorno significa vazio/nada, o método não dá retorno nenhum.

- Super: Indica uma chamada a algo da super classe (Ou seja, classe à qual a classe atual herda)....


Similar Free PDFs