Sistema Respiratório - Netter Atlas De Anatomia Humana PDF

Title Sistema Respiratório - Netter Atlas De Anatomia Humana
Author Anonymous User
Course Anatomia Humana E Comparada
Institution Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pages 16
File Size 944.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 35
Total Views 138

Summary

Resumo sobre anatomia do sistema respiratório....


Description

SISTEMA RESPIRATÓRIO AULA 01 (Sistema Respiratório 1): Introdução (composição, anatomia e função – fisiologia geral) o Visão Geral



Função Principal do Sistema Respiratório: troca gasosa, movimentando

o oxigênio para dentro do corpo e removendo gás carbônico. Mas essa não é única função, o trato respiratório também desempenha função imunológica. ⁃

Função imunológica: através da barreira de muco, do batimento dos

cílios do epitélio respiratório e também pela barreira linfocitária. Além disso, o pulmão é um órgão metabólico. ⁃

Órgão Metabólico: sintetiza e metaboliza compostos

Mas tem uma parte que é extremamente importante para o funcionamento do sistema, que é o epitélio respiratório.



Epitélio Respiratório

*Epitélio Ciliado pseudoestratificado colunar *Célular colunar ciliada são as que compõe esse epitélio e são mais abundantes. A principal características são os mais de 300 cílios encontrados na sua região apical, além de inúmeras mitocôndrias no citoplasma (que para bater tanto cílio haja ATP). *Depois tem as células caliciformes, produtoras de muco. *Após vem as células em escova que são receptores sensoriais. *Células basais, que são as células tronco desse epitélio. E por fim *Células granulares, que fazem parte do sistema neuroendócrino difuso. Todas essas células encontram-se apoiadas sobre a lâmina basal

O trato respiratório pode ser dividido de duas formas: vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores .



Vias aéreas superiores (nariz ate cordas vocais)

*Nariz *Cavidade nasal *Seios paranasais *Faringe *Cordas vocais (laringe)



Vias aéreas inferiores (laringe a pulmão)

*Laringe *Traqueia *Árvore brônquica *Alvéolos *Pulmões e Pleura

Ou pode ser dividido em:



Porção condutora

*Nariz *Cavidade Nasal *Seios Paranasais *Faringe *Laringe *Traqueia *Brônquios *Bronquíolos —> bronquíolos terminais

Essa parte é toda revestida pelo epitélio respiratório E



Porção Respiratória

*Bronquíolos respiratórios *Ductos Alveolares *Alvéolos Nestes já ocorre a troca gasosa.  Nariz externo Este é a porta de entrada do sistema respiratório e tem duas aberturas para o meio externo separadas pelo septo nasal e columelas (vulgarmente chamadas de narinas).

O nariz tem um esqueleto ósseo, composto pelos osso frontal, ossos nasais e maxila. E um esqueleto cartilagíneo, composto pelas cartilagens do septo, cartilagem alar maior e cartilagens alares menores.



Cavidade Nasal: compostas por:

*Teto Esta tem um teto que tem uma lâmina cribriforme de osso etmoide, por onde passa os filamentos do nervo olfatório. *Assoalho Onde temos a parede medial (septo) composto de parte óssea e parte cartilagínea. *Parede lateral Desta saem projeções ósseas, que são divididas em 3: 1.Concha Nasal Inferior e Meato Nasal Inferior 2.Concha Nasal Média e Meato Nasal Médio 3.Concha Nasal Superior e Meato Nasal Superior Pode ocorrer ocasionalmente uma concha nasal suprema e meato nasal supremo, acima da superior.

Cada concha dessa serve de teto para o meato nasal.

A importância desses meatos é que eles abrigam alguns óstios e aberturas, por onde drena-se o muco e que passam algumas estruturas importantes, como vasos e nervos. # De onde vem o muco que é drenado na cavidade nasal? Dos seios paranasais.  Seios Paranasais *Seio frontal Geralmente se abrem para o meato médio *Seio esfenoidal Se abre para o processo esfenoetmoidal. *Células etmoidais São pequenas células que variam na cavidade entre os números 3 a 18, sendo divididas em: a. Células etmoidais anteriores Geralmente em numero de 11 que drenam para o infundíbulo etmoidal ou para o ducto frontonasal. b. Células etmoidais posteriores Estas drenam para o meato nasal superior. *Seio maxilar Esses são os maiores de todos, pois drenam para cima, para o meato nasal médio. Assim, pode-se ter ideia porque a sinusite acomete mais esse seio ne?!

Ë importante lembrar que a cavidade nasal se abre para a faringe nos cornos.  Faringe É uma estrutura musculomembranosa, que se divide em três partes: 1ª) Nasofaringe Onde se abre para a cavidade nasal e tem uma massa linfoide, muito conhecida popularmente como adenoide, mas que seu nome corretor é tonsila faríngea (localizada na parte posterior da nasofaringe). Além desta, temos uma abertura da tuba auditiva de cada lado, também chamada de tuba de Eustáquio. 2ª) Orofaringe Esta está mais relacionada com a deglutição. Há algumas estruturas importantes nessa região, que são o palato mole, a úvula e as tonsilas palatinas. 3ª) Larigofaringe Importante ressaltar que a faringe tem uma porção revestida por epitélio respiratório intercalado com o pavimentoso simples.

Saindo da faringe, você tem dois caminhos, sendo um o esôfago. Já o outro é a laringe.  Laringe É uma estrutura formada por 1 osso e cartilagens. Essas cartilagens estão interligadas por ligamentos e membranas fibrosas, sendo toda essa estrutura movida por músculos. A laringe serve como passagem de ar e é considerado o nosso órgão da fonação. *Estrutura O único osso considerado dessa região é o osso hioide. Já as cartilagens são a epiglote, que tem como função impedir a entrada de alimento nas vias áreas inferiores no momento em que ocorre a deglutição. Temos a cartilagem tireóidea, que é a maior da laringe. Temos como ponto de referência nela a proeminência laríngea, também conhecida como pomo de adão ou gogó. A outra cartilagem é a cricóide, que tem formato de anel de sinete. Tem-se também as cartilagens:

*Aritenoide: localizada acima da cricóide. Esta juntamente com a cartilagem tireóidea serve como fixação das cordas vocais (tantos as falsas quanto as verdadeiras). *Corniculada: estas repousam sobre as aritenoides *Cuneiformes: repousam sobre as corniculadas *Tritícea: fica no meio do ligamento tireohiodeio lateral.

Na parte da laringe nós temos a traqueia.  Traqueia Ë uma estrutura tubular composta de 16 a 20 cartilagens hialinas em forma de “C” com sua abertura voltada para trás e tapada por ligamentos fibroelásticos e feixes de músculo liso, revestida internamente pela mucosa respiratória (epitélio respiratório).

Agora vamos a Arvore Brônquica. A traqueia vai ser dividir por dois brônquios fonte, direito e esquerdo. Inicialmente extrapulmonares, onde eles preservam a mesma estrutura da traqueia. Já a porção intrapulmonar é revestido de músculo liso ao redor da mucosa. O brônquio fonte de direito é mais verticalizado, pois qualquer coisa que entre na vias aéreas, chega mais facilmente no pulmão direito, do que no pulmão esquerdo. Esse se divide em 3 brônquios lobares. Já o brônquio fonte esquerdo se divide em 2 brônquios lobares.

Esse brônquios tornam a se dividir, formando os bronquíolos. *Bronquíolos Estes penetram nos lóbulos, que diferente dos brônquios não tem cartilagem , glândulas ou nódulos linfáticos, mas a sua camada de músculo liso é mais desenvolvida. Se ramificam de 5 a 7x para formar os bronquíolos terminais. *Bronquíolos Terminais Recebem esse nome por serem a última parte da porção condutora. Vale ressaltar que a cada ramificação o epitélio mais ficando mais simples, e nesse ponto não tem mais as células caliciformes para secretar muco, mas tem uma célula nova para conferir a proteção perdida junto as células calificiformes. O nome desta é célula de clara. Por fim, esses bronquíolos terminais dão origem a um ou mais: *Bronquíolos Respiratórios Nesta região já pode ser observar expansões saculiformes constituídas por alvéolos, ou seja, já tem troca gasosa.

 Ductos Alveolares e Sacos Alveolares Os ductos são continuações dos bronquíolos respiratórios, ou seja, são tubos. A diferença é que a parede deles é toda constituída de alvéolos (ou seja, troca gasosa em alta). Estes ductos acabaram em um saco, chamado de saco alveolar, onde a concentração de alvéolos é absurda, Os alvéolos são pequenos sacos feitos com epitélio muito fino que fica em contato com os capilares, realizando troca de oxigênio por gás carbônico. Este epitélio é constituído por pneumócitos, que tem dois tipos. O tipo I ocupa muito mais espaço e ele é o responsável pela troca gasosa. Já o de tipo II são pequenos, mas é muito importante por ser produtor de SURFACTANTE. Este impede que haja o colapso dos alvéolos.

 Pulmões Eles ocupam a maior parte da caixa torácica. Tem um volume de aproximadamente 4L, mas a sua superfície de troca é equiparada a uma quadra de tênis (85 m2). Ele é dividido em lobos pelas fissuras. O pulmão direito tem duas fissuras, oblíquoa e horizontal, dividindo o pulmão em lobos superior, intermediário ou médio e inferior. Já o pulmão esquerdo tem apenas a fissura oblíqua, dividindo o pulmão em lobos superior e inferior. A língula se encontra no lobo superior do pulmão esquerdo.

Esses lóbulos ainda são subdividos em lóbulos.

 Pleura É uma fina membrana serosa que evita o atrito dos pulmões ao parede do tórax, sendo aderida a parede do pulmão (pleura visceral) e pleura torácica (pleura parietal).

Entre elas há um líquido para lubrificar, que é chamado de líquido pleural, que é também muito importante para a mecânica ventilatória. - Músculos da Respiração São eles: *Diafragma Ë considerado o principal. Ele ao se contrair aumenta a pressão negativa torácica, facilitando a entrada na inspiração. Na expiração ele relaxa. *Intercostais Externos Outros músculos que participam na inspiração, são os intercostais externos, que anteriorizam e levantam as costelas, expandido o toráx. *Escaleno Eleva o esternocleidomastódeo *Músculo da Asa do nariz Abre as narinas *Músculos da parede abdominal Expiração forçada *Intercostais internos Se opõem aos externos Expiração forçada  Suprimento Sanguíneo Pulmonar Há uma circulação pulmonar que traz o sangue pouco oxigenado ventrículo direito através da artéria pulmonar. Assim, o sangue é reoxigenado, o gás carbônico expelido e dai o sangue volta para o coração através das veias pulmonares para o átrio esquerdo.

A nutrição do parênquima é feita pela circulação brônquica, quem tem a origem na aorta. AULA 02 (Sistema Respiratório 2): Nariz, cavidade nasal e seios paranasais (anatomia e histologia)...


Similar Free PDFs