toxina B efeito positivo nos procedimentos estéicos PDF

Title toxina B efeito positivo nos procedimentos estéicos
Course Bioquímica
Institution Centro Universitário UNA
Pages 10
File Size 293.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 10
Total Views 133

Summary

Toxina botulinica e o avanço nos procedimentos estéticos, a melhora na qualidade de vida dos pacientes após aplicações da toxina. O aumento na procura dos procedimentos minimamente invasivos....


Description

TOXINA BOTULÍNICA: O IMPACTO POSITIVO NOS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS BOTULINUM TOXIN: POSITIVE IMPACT ON AESTHETIC PROCEDURES

Alessandra Gonçalves ANTUNES ¹; Dayane Cristina LUCAS¹; Júlia Alves PIMENTEL¹; Raquel Andreza do Carmo LEMOS¹; Juliana Martins MACHADO*1.

1

Centro Universitário UNA, Bom Despacho, Minas Gerais, Brasil.

*Autor correspondente: Nome: Juliana Martins Machado Endereço: Rodovia BR-262, Km 480, s/n - Zona Rural Bom Despacho - MG, 35600-000, Brasil. Telefone: +55 37 99149-5076 E-mail: [email protected]

Declaração de conflito de interesse dos autores: Os autores do artigo declaram que não houve nenhuma situação de conflito de interesse, tais como propostas de financiamento, emissão de pareceres, promoções ou participação em comitês consultivos ou diretivos, entre outras, que pudessem influenciar no desenvolvimento do trabalho.

RESUMO: A toxina botulínica é uma neurotoxina sintetizada por uma bactéria anaeróbica que basicamente age inibindo a liberação do neurotransmissor acetilcolina nos terminais nervosos, o que resulta na diminuição da contração muscular. Nos últimos anos houve um aumento crescente na busca por procedimentos estéticos minimamente invasivos, dentre eles a toxina botulinica se destaca cada vez mais. O presente artigo tem como objetivo evidenciar através de uma revisão integrativa, os avanços e benefícios da toxina botulínica para fins estéticos, na busca pelo rejuvenescimento facial. Os dados para este estudo foram obtidos através de artigos científicos de revistas e periódicos indexados nas bases Redalyc, Pubmed e Google Acadêmico, publicados em um espaço temporal de 2011 a 2021 com exceção dos trabalhos descritos por COBO e colaboradores (2009) e SPOSITO (2009). Os critérios utilizados para aceite e inclusão foram os artigos que abordaram a utilização da toxina botulínica para finalidade estética. Como critério de exclusão descartamos artigos que fugiam deste tema. Ao analisar os estudos disponíveis sobre o uso da toxina botulínica, observa-se uma grande variedade de tratamentos, e a eficácia da mesma. Todos os trabalhos analisados, obtiveram um resultado satisfatório nos procedimentos evidenciados. Contudo podemos concluir que, a toxina botulinica, obteve um avanço extremamente importante nos últimos tempos, além de que resultou um efeito positivo na vida de muitas pessoas, influenciando não só a estética destas pessoas, mas também em sua autoestima, o que consequentemente interfere no seu bem estar. Palavras-chave: Toxina botulínica; Rejuvenescimento; Procedimento; Estética.

ABSTRACT: Botulinum toxin is a neurotoxin synthesized by an anaerobic bacterium that basically acts by inhibiting the release of the neurotransmitter acetylcholine in nerve endings, which results in a decrease in muscle contraction. In recent years, there has been a growing increase in the search for minimally invasive cosmetic procedures, among them botulinum toxin stands out more and more. This article aims to demonstrate, through an integrative review, the advances and benefits of botulinum toxin for aesthetic purposes, in the search for facial rejuvenation. Data for this study were obtained through scientific articles from journals and journals indexed in the Redalyc, Pubmed and Google Academic databases published in a timeline from 2011 to 2021, with the exception of the works described by COBO et al. (2009) and SPOSITO (2009). The criteria used for acceptance and inclusion were the articles that addressed the use of botulinum toxin for aesthetic purposes. As an exclusion criterion, we discarded articles that escaped from this topic. When analyzing the available studies on the use of botulinum toxin, a wide variety of treatments and its effectiveness can be observed. All analyzed works obtained a satisfactory result in the highlighted procedures. However, we can conclude that botulinum toxin has made an extremely important advance in recent times, in addition to having a positive effect on the lives of many people, influencing not only the aesthetics of these people, but also their self-esteem, which consequently interferes with the your well being.

Keywords: Botulinum toxin; Rejuvenation; Procedure; Aesthetics.

1. INTRODUÇÃO Segundo Cobo et al (2009), a toxina botulínica (TB) é uma neurotoxina sintetizada por uma bactéria anaeróbica, Clostridium botulinum. No qual são evidenciados sete sorotipos nomeados de A a G, no entanto apenas os sorotipos A, B e F são usados para fins terapêuticos, atuando na junção neuromuscular. Contudo apenas a toxina tipo A é utilizada para fins estéticos. Basicamente, a Toxina botulínica, age inibindo a liberação do neurotransmissor acetilcolina nos terminais nervosos, o que resulta na diminuição da contração muscular. Ao ser aplicada no músculo, ocorre o início do seu mecanismo de ação, em que a cadeia pesada da toxina se liga ao terminal nervoso colinérgico, fazendo a interligação por meio de endocitose. Dentro do espaço celular, a cadeia leve da toxina botulinica irá agir quebrando as ligações das proteínas SNARE (do inglês Soluble N-ethylmaleimide-sensitive factor Attachment protein-Receptor) que é essencial para liberação do cálcio dependente, neurotransmissor responsável pela ligação da Acetil colina com a membrana do terminal nervoso (SPOSITO, 2009) A medicina estética está se distanciando cada vez mais dos procedimentos cirúrgicos que podem alterar de forma drástica a aparência, voltando-se para procedimentos menor tempo de recuperação e que resultam melhorias mais sutis, desse modo, o número de procedimentos estéticos minimamente invasivos realizados avança cada vez mais. Esses procedimentos, que incluem a toxina botulínica e as injeções de preenchimentos cutâneos, tecnologias a laser ou à base de luz, e tratamentos de esfoliação, tornaram-se as modalidades primárias para o tratamento de envelhecimento facial e rejuvenescimento cutâneo (SMALL; HOANG, 2013). Freitas e Oliveira (2021) enunciam em seu estudo que mesmo havendo algumas complicações, o uso da toxina botulinica é seguro, se realizado por um profissional competente e que segue todos exigências desde a anamnese do paciente até a aplicação do produto. Entretanto ao realizar qualquer procedimento estético é necessário traçar um perfil e conduta a ser seguida em cada paciente de forma individualizada, levando em consideração aspectos como a anatomia do paciente, história clínica, alergias, doenças autoimunes, e gestação.

Segundo Santos; Mattos e Fulco, (2015) “A Toxina Botulínica tipo A possui utilidade no tratamento de rugas dinâmicas ou funcionais resultantes de expressões faciais repetitivas e padrões musculares, que contribui para o rejuvenescimento facial, atuando de forma invasiva, porém não cirúrgica”. Além de que, a toxina botulinica tem sido uma técnica utilizada por vários profissionais de diferentes áreas como; médicos, odontólogos, biomédico e enfermeiros. (CAVALCANTE; MELO, 2020) É notável o crescimento da inquietação da população para manter a aparência jovial, acompanhado pelo aumento das buscas por tratamentos estéticos. A eficácia do uso da toxina botulínica é comprovada por uma grande quantidade de estudos científicos, sendo um recurso terapêutico consistente na abordagem de diferentes doenças (CARDOSO,2020) De acordo com a pesquisa Global realizada em 2019 pela IASPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), A toxina botulinica está entre os cinco procedimentos não cirúrgicos mais populares para ambos os sexos. Destaca-se ainda que no Brasil, houve um aumento de 28% nos procedimentos não cirúrgicos em 2019, comparado a 2018. Já a pesquisa global de 2018, aponta que O tratamento com toxina botulínica foi o que mais cresceu desde 2017, registrando 17,4% de aumento. Com o aumento crescente na busca por estes procedimentos, vê-se a necessidade de analisar os resultados obtidos com o uso da toxina botulínica como um procedimento estético minimamente invasivo. Sendo assim, este artigo tem como objetivo evidenciar através de uma revisão integrativa, os avanços e benefícios da toxina botulínica na estética, afim de se abordar os resultados positivos da toxina botulínica na busca pelo rejuvenescimento facial.

2. METODOLOGIA Este estudo configurou-se como uma revisão bibliográfica de caráter integrativo. Os dados foram para este estudo foram obtidos através de artigos científicos de revistas e periódicos indexados nas bases Redalyc, Pubmed e Google Acadêmico, publicados em um espaço temporal de 2011 a 2021 com exceção dos trabalhos descritos por COBO e colaboradores (2009) e SPOSITO (2009). Os seguintes descritores foram utilizados para pesquisa dos trabalhos científicos: Toxina botulínica; Rejuvenescimento; Procedimento; Estética. Os critérios utilizados para aceite e inclusão foram os artigos que abordaram a utilização da toxina botulínica para finalidade estética. Como critério de exclusão descartamos artigos que não abordavam a toxina botulinica como meio de tratamento estético.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO Ao analisar os estudos disponíveis sobre o uso da toxina botulínica, em procedimentos estéticos, e suas finalidades, observa-se uma grande variedade de tratamentos, e a eficácia da mesma. Cada trabalho analisado, obteve um resultado satisfatório nos procedimentos evidenciados. No entanto, foram selecionados oito artigos para esta revisão, onde todos evidenciam aspectos

positivos e resultados satisfatórios de tratamentos realizados com a toxina botulínica. Os dados abordados são evidenciados na tabela 1. Tabela 1: Resultados obtidos nos trabalhos analisados. Autor

Objetivo

Participantes

Resultado

Conclusão

do estudo Pinto et al; 2017

Avaliar alterações na forma e volume dos lábios com aplicações de toxina botulínica nas linhas periorais bem como a satisfação do paciente.

19 pacientes submeteram-se a análise, registro fotográfico e medições seguidos de aplicação de toxina botulínica na região perioral.

A maioria dos pacientes considerou os lábios moderada ou significativamente mais atraentes após a toxina (p = 0,039), e 15 mulheres notaram a mudança do lábio como um dos principais contribuintes para a melhoria global da face.

A aplicação da toxina botulínica na região perioral provoca elevação do lábio superior. A satisfação das pacientes com a aparência dos lábios avaliada pelas quatro perguntas adicionais (forma, volume, atração e beleza) foi positiva, com efeitos colaterais mínimos.

Oliveira; Rossi; Moreira; 2016

Avaliar o tratamento de rugas dinâmicas da porção inferior do músculo orbicular dos olhos por meio de injeções de micro doses de toxina botulínica.

Estudo prospectivo e unicêntrico de observação longitudinal analítica de 300 pacientes submetidos ao tratamento com micro doses de toxina botulínica das rítides de pálpebras inferiores.

66% dos pacientes apresentaram melhora total das rugas após a primeira sessão. Os demais necessitaram de mais uma sessão. 86% preferiram o tratamento com essa modalidade terapêutica.

Mesmo com o grande benefício trazido pelos pontos clássicos para o tratamento das rítides periorbitais do Tipo I a III, verificamos a necessidade do tratamento das rítides do tipo B (presença de rugas na pálpebra inferior). Devido ao grande índice de complicações na região, microdoses de toxina botulínica mostraram-se eficazes e seguras.

Mendonça et al; 2014

Demonstrar a melhora clínica e o grau de satisfação de pacientes portadores de assimetrias e discinesias faciais, tratados com a

Foram selecionados pacientes com assimetrias e discinesias faciais, no período entre janeiro de 2011 e dezembro de 2013.

Após a aplicação da toxina houve melhora clínica, com suavização das assimetrias e discinesias apresentadas no início do tratamento.

A terapêutica com toxina botulínica tipo A, realizada por dermatologistas com experiência no manejo desse procedimento em outras condições, mostrou ser importante alternativa no tratamento das

toxina botulinica.

assimetrias e discinesias faciais.

Fujita; Hurtado; 2019

Demonstrar como a toxina botulínica age nos músculos faciais, atuando sobre neurotransmiss ores controlando e inibido os estímulos de algumas funções musculares.

Trata-se de O mecanismo de uma pesquisa de ação da toxina abordagens botulínica inibe a qualitativa, liberação exocitótica exploratória e da acetilcolina nos descritiva. terminais nervosos motores, levando a uma diminuição da contração muscular, mas também na ação sobre outros neurotransmissores. Esta propriedade a torna útil, clínica e terapeuticamente, em uma série de condições em que existe excesso de contração muscular.

Conclui-se que a TBA carreta melhora da autoimagem e habilidade expressiva, gerando impacto social positivo e maior qualidade de vida para os pacientes submetidos ao tratamento.

Gouveia; Ferreira; Rocha Sobrinho;

descrever como a toxina botulínica pode ajudar em diversas disfunções estéticas.

Foi realizado uma Todos os estudos revisão comprovaram os bons bibliográfica resultados do uso da narrativa. toxina botulínica em varias indicações estéticas, mostram também um alto nível de satisfação dos pacientes.

A toxina botulínica aplicada na estética, tem sido eficaz, seguro e minimamente invasivo prevenindo e tratando rugas faciais. Apresenta alta taxa de melhora das rugas, rápido início de ação com uma duração de aproximadamente 4 meses para grande parte dos pacientes.

Atestar os Foi realizado uma Os artigos que foram benefícios da revisão de analisados mostram toxina literatura. grande eficácia nas botulínica tipo rugas glabelares e A no frontais mesmo tratamento aplicandas doses estético de menores da toxina rugas faciais. botulínica. Os estudos também mostram que é um procedimento com pouca intercorrência.

Certificou-se através do estudo que na grande parte dos casos nos quais se submeteram ao tratamento com a toxina botulínica foi alcançado uma melhora nas rugas faciais. Todavia e indispensável saber técnicas de aplicação, diluição e conhecimento da anatomia facial individual para alcançar

2020

Frasson; 2018

um satisfatório.

resultado

Dall Relatar um ’Magro et estudo de caso de sorriso al; 2015 gengival, corrigindo com o uso da toxina botulínica.

Foi realizada revisão de literatura juntamente com o estudo de caso de um paciente do sexo feminino, 22 anos, com sorriso gengival causado por hipermobilidade dos músculos elevadores do lábio superior, exposição gengival bilateral de 4 mm.

No presente caso, apenas uma aplicação da BTX-A foi utilizada (10 U bilateralmente), a paciente foi reavaliada em trinta dias. Após esse período foi observado um ganho de 4 mm de sobreposição tecidual sobre o rebordo gengival. Não houve necessidade de nova aplicação. Após três meses, a paciente manteve o mesmo nível de exposição gengival obtido com o tratamento.

O sorriso gengival, quando corretamente diagnosticado, pode ser tratado com a utilização da toxina botulínica tipo A, é uma técnica segura e reversível que pode ser indicada tanto como tratamento definitivo, quanto adjuvante a tratamentos que envolvam reabilitação orto-cirúrgica da face.

Díez et al; É apresentada a experiência 2019 pessoal da correção não cirúrgica de epiblefaro sintomático usando uma injeção prétarsal de toxina botulínica no músculo orbicular.

40 Pacientes com epiblefaro menores de 2 anos foram incluídos no estudo. Foi feita uma revisão de seus prontuários clínicos e os sintomas e sinais de epiblefaro foram avaliados antes e após o tratamento com toxina botulínica tipo A.

No geral 76 pálpebras foram tratadas com toxina botulínica tipo A. Uma melhora significativa nos sintomas, toque da pestana-córnea e epiteliopatia ponteada da córnea foi relatada após o tratamento com 5U de toxina botulinica. O acompanhamento final médio foi de 25,5 semanas (variação de 4-92 meses).

O presente estudo fornece evidências de que uma injeção prétarsal de toxina botulínica tipo A é um tratamento eficaz e seguro para a correção do epiblefaro sintomático em pacientes com menos de 2 anos de idade.

U= unidade; BTX-A= toxina botulinica topo A. Fonte: Elaborado pelos autores.

No estudo realizado por Mendonça et al. (2014); avalia o uso da TBA para Correção de assimetrias e discinesias faciais. Onde a toxina botulínica tipo A mostrou-se importante alternativa no tratamento das assimetrias faciais. Além disso o estudo observou um alto índice de satisfação dos pacientes, após a correção das assimetrias, assim como melhora em seus relacionamentos pessoais e sua vida social e profissional. Vale ressaltar que o método do estudo não apresentou complicações precoces, como hematomas, infecção ou alergias à toxina, e nem complicações irreversíveis. Fujita e Hurtado (2019), após analisar os mecanismos de ação da toxina botulínica, afirmam que, a toxina botulínica tipo A tem demonstrado ser uma poderosa droga e um agente terapêutico de sucesso não só na estética, mas também na área clínica. Além disto, concluíram que seu uso contribui com a autoimagem e habilidade expressiva, e gera um impacto social positivo, além de uma melhor qualidade de vida aos pacientes submetidos. Ao realizar um estudo com 19 pacientes que buscaram a toxina botulínica para fins estéticos, Pinto et al. (2017) aponta que os lábios são postos-chave para a aparência estética da face e que o processo de envelhecimento, tornam as porções laterais dos lábios menos visíveis; no estudo em evidência, os autores afirmam que a maioria das pacientes estavam insatisfeitas com o volume labial, onde após a aplicação 17 delas se mostraram satisfeitas ou muito satisfeitas com o resultado obtido. O que torna, entretanto, a toxina botulínica uma importante aliada no tratamento da região labial, devendo esta ser abordada como método favorável na busca por um aspecto agradável da face. Oliveira; Rossi; e Moreira (2016); após realizar um estudo com aplicação micro doses de toxina botulinica; na região do terço inferior do músculo orbicular dos olhos, demonstrou que houve um alto índice de eficácia segundo o grau de satisfação do paciente, onde 86% dos casos relataram que o resultado foi melhor com a aplicação de micro doses da toxina em relação a tratamento prévio somente com pontos clássicos. O tempo médio de duração do tratamento foi de 125 dias, estando dentro dos valores encontrados na literatura. Devido ser uma região com alguns níveis de complicação, o método utilizado com a aplicação de micro doses, se mostrou eficaz para tratamento desta região. No estudo de revisão, feito por Frasson (2018); pode se notar que os trabalhos analisados se mostraram eficazes no tratamento das rugas glabelares e frontais, além de ser um tratamento seguro. Concluiu assim que na maioria dos casos analisados, obteve um resultado satisfatória, evidenciando mais uma vez que o uso da toxina botulinica é eficaz para este tipo de tratamento. Além do tratamento de rugas, outro fator a ser tratado com a toxina botulina é o sorriso gengival; Dall ’Magro (2015) afirma em seu estudo que se avaliado corretamente o sorriso gengival pode ser corrigido com o uso da toxina botulínica, e que o tratamento tem uma técnica segura e reversível que pode ser indicada tanto como tratamento definitivo quanto coadjuvante a outros tratamentos. Um outro aspecto da face que pode ser corrigido com aplicação da toxina botulinica, é o epiblefaro que é ocasionado pelo mau posicionamento da pálpebra resultando em uma dobra redundante da pele e do musculo orbicular invertendo os cílios em direção ao globo ocular.

Díez (2019); ao realizar um estudo com crianças que apresentavam esta disfunção, analisou que após aplicação de doses da toxina botulínica no músculo orbicular pré-tarsal, houve e uma melhora significativa nos sintomas causados pelo epiblefaro, além de resultar na diminuiç...


Similar Free PDFs