Trabalho Aplicação de Redes PDF

Title Trabalho Aplicação de Redes
Author Emanuelly Beatriz
Course Redesde Computadores
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Pages 3
File Size 95.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 86
Total Views 134

Summary

resumo descritivo de aplicações de redes de computadores....


Description

Definição das sete camadas do modelo OSI e explicação de suas funções O modelo OSI ou Open Systems Interconnect possui sete camadas. As quais são organizadas verticalmente da seguinte forma:

Camada física Esta é a camada inferior do modelo OSI, sua função é de transmitir e receber o fluxo de bits brutos nãos estruturados através de um meio físico. Neste nível os protocolos fazem a codificação/decodificação dos símbolos e caracteres em sinais elétricos lançados no meio físico. Ela descreve as interfaces elétricas/ópticas, mecânicas e funcionais com o meio físico e transporta os sinais para todas as suas camadas superiores. Ela fornece a codificação de dados: modificando o padrão de sinal digital simples de 1s e 0s usados pelo PC de modo a acomodar melhor as características do meio físico e para ajudar na sincronização de bits e quadros.

Camada de Vínculo de Dados Esta camada causa uma transferência de quadros de dados sem erros de um nó para outro por meio da camada física, permitindo que as camadas acima dela assumam a transmissão praticamente sem nenhum erro através do vínculo. Para que isso seja possível, a camada de vínculo de dados fornece: 

O estabelecimento de finalização de vínculo: estabelecendo e finalizando o vínculo lógico entre dois nós.



O controle de tráfego de quadros: instruindo o nó de transmissão a se "retirar" quando não houver buffers de quadros disponíveis.



O sequenciamento de quadros: transmitindo/recebendo quadros sequencialmente.





A confirmação de quadros: fornecendo/esperando confirmações de quadros. Faz a detecção e recuperação de erros ocorridos na camada física, retransmitindo quadros não confirmados e lidando com o recebimento de quadros duplicados. A delimitação de quadros: criando e reconhecendo limites de quadros.



A verificação de erros de quadros: verificando a integridade dos quadros que são recebidos.



O gerenciamento do acesso à mídia: determinando quando o nó "tem o direito" de utilizar o meio físico.

Camada de Rede Esta camada controla a operação da sub-rede, escolhendo qual o caminho físico os dados devem seguir de acordo com as condições da rede, na prioridade do serviço e também em outros fatores. E suas principais funções são: Roteamento; controle de congestionamento.

Sub-rede de Comunicações O software de camada de rede deve criar cabeçalhos de modo que o software de camada de rede residente nos sistemas intermediários da sub-rede possam reconhecê-los e usá-los para rotear dados ao endereço de destino. Essa camada dispensa as demais camadas superiores da necessidade de conhecer informações sobre as tecnologias de transmissão de dados comutação intermediária usada para conectar sistemas. Ela estabelece, mantém e finaliza conexões nas instalações de comunicações intervenientes (um ou vários sistemas intermediários na sub-rede de comunicação). Na camada de rede e nas camadas abaixo dela, existem protocolos de par entre um nó e seu vizinho imediato, mas o vizinho pode ser um nó através do qual os dados são roteados, e não a estação de destino. As estações de origem e de destino podem ser separadas por vários sistemas intermediários.

Camada de Transporte Esta camada garante que as mensagens sejam entregues sem conter erros, em sequências e sem perdas ou duplicações. Ela elimina dos protocolos das camadas superiores sem qualquer preocupação sobre a transferência de dados entre eles e seus pares.

O tamanho e a complexidade de um protocolo de transporte depende do tipo de serviço que ele pode obter da camada de rede. Para uma camada de rede confiável com capacidade de circuito virtual, uma camada de transporte mínima é necessária. Se a camada de rede não for confiável e/ou apenas tiver suporte para datagramas, o protocolo de transporte deverá incluir procedimentos externos de detecção e recuperação de erros. E suas principais funções são: Detecção e correção de erros fim a fim; controle de fluxo; multiplexação.

Camada de Sessão Esta camada permite o estabelecimento da sessão entre processos em execução em diferentes estações. E suas principais funções são: Gerência de diálogo; sincronização; gerência de atividade.

Camada de Apresentação Esta camada formata os dados a serem apresentados na camada de aplicativo. Ela pode ser considerada o tradutor da rede. Essa camada pode converter dados de um formato usado pela camada de aplicativo em um formato comum na estação de envio e, em seguida, converter esse formato comum em um formato conhecido pela camada de aplicativo na estação de recepção. E suas principais funções são: Conversão de formatos; uso de sintaxe padrão durante a transmissão; criptografia; compressão de dados.

Camada de Aplicação A camada de aplicativo serve como a janela onde os processos de aplicativos e usuários podem acessar serviços de rede. E suas principais funções são: Correio eletrônico; terminal virtual; transferência e gerência de sistemas de arquivos remotos; servidores diversos....


Similar Free PDFs