+6141035 - Projeto Final Gestão Economia 1º semestre 2020-21 Ficha da disciplina 02092020 PDF

Title +6141035 - Projeto Final Gestão Economia 1º semestre 2020-21 Ficha da disciplina 02092020
Course Introdução às Neurociências
Institution Universidade Catolica Portuguesa
Pages 21
File Size 772.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 26
Total Views 143

Summary

fwefwef...


Description

6141035

PROJETO FINAL GESTÃO / ECONOMIA Equipa docente

2020/2021: 1º semestre

Equipa Career and Development Office

Raquel Campos

[email protected]

Pedro Lima

[email protected]

Leonor Sopas (coord.)

[email protected]

Career Office

[email protected]

Temas/Programa Relatório de Análise de uma Organização (RAO) através da integração e aplicação de quadros teóricos estudados em diferentes disciplinas da licenciatura com destaque para Introdução ao Estudo da Empresa, Economia da Empresa, Complementos de Microeconomia, Complementos de Contabilidade Financeira, Comportamento Organizacional, Gestão de Marketing, Gestão das Operações, Estratégia (anteriormente designada como Organização e Política de Gestão), Economia Internacional e Economia Industrial. Apresentação Oral perante um júri composto essencialmente por elementos externos à Católica Porto Business School.

Objetivos O objetivo da disciplina Projeto Final Gestão/Economia (PFGE) consiste na integração, aplicação e demonstração de competências científicas e transversais desenvolvidas ao longo da formação académica (agir). Simultaneamente, a disciplina visa promover o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa de forma autónoma. O PFGE enquadra-se num processo de desenvolvimento de competências transversais, que teve início no Projeto Multidisciplinar I (orientado para valorizar a organização do pensamento, através de debates e da redação de argumentos - pensar) e prosseguiu no Projeto Multidisciplinar II (orientado para promover competências de comunicação e trabalho em equipa - comunicar). As disciplinas de Projeto encontram-se articuladas com as metodologias desenvolvidas pelo Career and Development Office.

1

Índice 1. Programa da disciplina

3

2. Bibliografia e outras referências

5

3. Regime de avaliação

5

4. Calendário letivo

9

Apêndices Apêndice 1 – Planeamento de reuniões e outras atividades

10

Apêndice 2 – Ficha de Identificação do Grupo

18

Apêndice 3 – Lista de Organizações já estudadas

19

Apêndice 4 – Síntese de Reunião com o Orientador

21

Este documento incorpora todos os elementos de apresentação da disciplina, nomeadamente o programa, a bibliografia, o regime de avaliação, o calendário letivo e o esforço de horas de trabalho individual e de grupo correspondente aos ECTS da disciplina. Foi construído com a finalidade de auxiliar o aluno a preparar o estudo ao longo do semestre, identificando os objetivos que devem ser alcançados no que respeita ao domínio do conhecimento científico – ou técnico – e às competências transversais – i.e., soft skills – que se pretendem desenvolver.

2

1. Programa da disciplina 1.1. Elaboração do Relatório de Análise de uma Organização O Relatório de Análise de uma Organização (RAO) é um trabalho escrito, realizado em grupo, que sintetiza os resultados da investigação sobre uma organização, com enfoque nos seus processos de criação e apropriação de valor, devendo contribuir para o desenvolvimento de uma visão integrada sobre a organização e para a fundamentação de uma recomendação de investimento/desinvestimento na organização. O RAO tem de cumprir requisitos de estrutura, conteúdo e forma. 1.1.1.

Estrutura e conteúdo do RAO

O RAO deve incluir as seguintes partes: •

Sumário Executivo: tem como objetivo permitir ao leitor a compreensão global do trabalho, não ocupando mais de uma página. O Sumário Executivo deve focar-se na apresentação sintética dos principais resultados do RAO e da respetiva fundamentação.



Introdução: onde se apresenta a organização a estudar, os produtos fabricados e/ou serviços prestados e a sua história (remetendo detalhes para um apêndice). Na introdução devem ser identificados os temas que irão ser objeto de uma análise mais detalhada, justificando a seleção. Deve ser apresentada a estrutura do trabalho. A identificação das fontes e métodos de recolha da informação pode aparecer incluída na Introdução ou ser objeto de um capítulo autónomo. Devem identificar-se os métodos de recolha de informação utilizados (pesquisa na internet, em bases de dados eletrónicas, em livros ou revistas disponíveis em bibliotecas, via entrevistas e visitas, etc). No caso de entrevistas realizadas deve incluir-se em apêndice o guião da entrevista e uma síntese da informação recolhida através da entrevista. Todas as publicações – em papel e eletrónicas – citadas ao longo do projeto, as fontes estatísticas utilizadas e todos os sítios da internet de onde foi retirada informação para o trabalho devem ser listados no final do RAO, na secção Referências Bibliográficas, obedecendo à norma APA 6ª edição.



Análise da organização e da sua envolvente: análise de temas de relevo para a organização com base em quadros de análise estudados em disciplinas das licenciaturas em Gestão e em Economia.

3

Para além dos temas selecionados pelo grupo, o RAO deve incluir uma Análise Económico-Financeira da Organização, o que envolve a recolha e tratamento de informação que visa caracterizar a organização em função da evolução da sua estrutura de financiamento, da sua rentabilidade e da sua posição de tesouraria. Esta análise ganha valor se a informação sobre a organização for comparada com a dos seus principais concorrentes e/ou com a média setorial e enquadrada com informação sobre o setor e o ambiente económico-financeiro que a circunda (sobre a economia nacional, europeia e internacional, e sobre o setor de atividade). A análise da organização deve organizar-se em capítulos. Pretende-se uma análise crítica da organização, ou seja, uma avaliação dos aspetos positivos e negativos dos temas tratados. No estudo dos temas, deve investigar-se a relação entre os temas e entre estes e a análise económico-financeira, tendo presente os objetivos de produzir uma análise integrada da organização e de fundamentar uma recomendação de investimento/desinvestimento na organização. •

Conclusão: onde se sintetizam os principais resultados da análise, as suas principais limitações (incluindo a falta de informação e/ou a sua confidencialidade) e as questões para futura investigação (máximo de 3 páginas).

1.1.2.

Forma e dimensão do RAO O RAO deve cumprir as normas estabelecidas no Manual de Identidade Visual (Relatórios / Estudos / Trabalhos em A4), disponível no campus on-line e a norma APA 6ª edição. O RAO não deve ultrapassar as 8.000 palavras, excluindo a Capa, o Sumário Executivo, o Índice, as Referências Bibliográficas, os Apêndices e os Anexos. No final do índice deve ser indicado o nº de palavras. Há uma penalização de 0,5 valores por cada 1 a 150 palavras em excesso.

1.2. Apresentação Oral Realização de uma Apresentação Oral (AO), em grupo, perante um Júri composto por 1 representante da Católica Porto Business School e até três representantes de empresas e antigos alunos. Compete ao Júri colocar questões, avaliar e dar feedback ao estudante sobre o seu desempenho.

4

Na AO cada estudante/grupo deverá ser capaz de apresentar e discutir as principais conclusões do Relatório elaborado pelo grupo, fundamentar a escolha dos temas estudados e a abordagem adotada. Complementarmente, para a fase de resposta a questões colocadas pelo Júri, cada estudante/grupo deverá ser capaz de identificar a contribuição de cada elemento do grupo para a elaboração do relatório, explicitar de forma fundamentada as competências que desenvolveu ao longo do semestre, durante a realização em equipa das tarefas propostas pela disciplina, refletindo acerca desta experiência enquanto oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. A AO poderá ser preparada no âmbito do processo de Coaching com a equipa do Career and Development Office, desde que se inscrevam nessas sessões dentro dos prazos anunciados na ficha da disciplina.

2. Bibliografia e outras referências Hargie, Owen (2018). The handbook of communication skills , 4rd edition. NY : Routlege Pacheco, L. [s.d.]. Análise Económico Financeira. Disponível no sítio da disciplina. Para além desta bibliografia, os alunos devem consultar a bibliografia das disciplinas da licenciatura em que foram lecionados os quadros teóricos aplicados na realização do RAO. Cada orientador pode ainda fazer outras sugestões de bibliografia que considere adequadas ao desenvolvimento do trabalho de um determinado grupo. A bibliografia encontra-se disponível na Biblioteca, no sítio da disciplina (caso assinalado) ou é acessível em Bases de Dados Bibliográficas listadas no sítio da Biblioteca. No sítio da disciplina encontra-se disponível uma lista de recursos eletrónicos de apoio disponibilizados pela Biblioteca.

3. Regime de Avaliação A aprovação à disciplina exige uma Classificação Final (CF) igual ou superior a 10 valores em 20, sendo que: CF = 5%AIO +10%AEO+10%AP+50% RAO + 25% AO - FA + DO •

AIO – Apresentação Inicial da Organização



AEO – Análise da Envolvente da Organização

5



AP – Avaliação do processo



RAO – Relatório de Análise de uma Organização



AO – Apresentação Oral



FA – Faltas e Atrasos



DO – Distinção atribuída pelo Orientador

As classificações dos vários elementos de avaliação são expressas numa escala de 0 a 20 valores, com arredondamento a uma casa decimal, exceto a CF que é arredondada às unidades. Na disciplina de PFGE não existe época de recurso. •

Classificação da AIO: será considerada a capacidade de realizar uma caraterização sintética da organização a estudar com base na informação disponível no sítio da empresa, na base de dados SABI e em notícias disponíveis online. Será ainda avaliada a capacidade de resposta do grupo a um conjunto de perguntas sobre a organização colocadas pelo orientador.



Classificação da AEO: será considerada a qualidade da análise da envolvente genérica e específica da organização, aplicando os quadros teóricos estudados ao longo das licenciaturas. Cada AEO é também avaliada com base na sua correção formal e qualidade da escrita.



Classificação da AP: serão considerados: a capacidade de organizar o trabalho e cumprir os objetivos propostos nos prazos propostos; a qualidade do trabalho realizado entre reuniões; os progressos realizados ao longo do semestre; o trabalho em equipa no âmbito das reuniões de orientação.



Classificação do RAO: serão considerados: o grau de realização dos objetivos e a autonomia revelada pelo grupo durante o processo (Tabela 1), tendo presente que o RAO deverá refletir o resultado de cerca de 750h (6 ECTS * 25 h*5 alunos), que incluem 110h de contacto (22h*5 alunos) e 640h de trabalho individual (= 128h * 5 alunos). Tabela 1 - Classificações de acordo com os critérios “autonomia” e “grau de realização de objetivos” Autonomia Elevada

14/15

16/17

18 a 20

Autonomia Média

12/13

14/15

16

Autonomia Baixa

10/11

12/13

14

Atingiu os objetivos mínimos

Atingiu todos os objetivos

Superou todos os objetivos

6

Cada RAO é também avaliado com base na sua correção formal, qualidade da escrita e aspetos substantivos (identificação de objetivos, encadeamento lógico das ideias, capacidade de desenvolver pensamento crítico, capacidade de análise e de síntese). Os RAO que não atingirem os objetivos mínimos obterão uma classificação inferior a 10 valores. o

A atribuição das classificações aos RAO é feita pelo conjunto da equipa docente, com base nas propostas dos orientadores. Cada orientador pode atribuir classificações diferentes a elementos de um grupo, com base na sua avaliação do trabalho realizado ao longo do semestre e nas heteroavaliações.

o

Recorda-se que a fraude em qualquer dos elementos de avaliação da disciplina é regulada e punida nos termos previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Economia e Gestão.



Classificação da AO: serão considerados, para além dos aspetos de conteúdo relacionados com o RAO apresentado, os seguintes aspetos: a identificação dos principais pontos a tratar na apresentação, a progressão lógica dos pontos a apresentar, a clareza no discurso, o entusiasmo demonstrado, a inclusão de um final conclusivo em que são sintetizados os pontos principais, a utilidade do suporte escrito no apoio à comunicação oral, a legibilidade do material apresentado, o nível de reflexão produzida, a capacidade de resposta às questões colocadas e a originalidade da apresentação. O nível de reflexão produzido é um dos elementos mais importantes na avaliação. o

A classificação da AO é atribuída a cada grupo pelo Júri numa escala agregada (Muito Bom, Bom, Suficiente, Medíocre, Mau). O Júri pode atribuir classificações individuais diferentes.

o

Após a AO, o representante da Católica Porto Business School no Júri converte a classificações atribuídas pelo Júri para a escala de 0 a 20 valores.



Faltas, atrasos e excesso de palavras o

A falta à 1º aula implica a penalização de 1 valor, a deduzir da Classificação Final.

o

Cada falta a uma reunião entre o grupo e orientador implica uma penalização de 1 valor, a deduzir da Classificação Final do aluno. Estão previstas 7 reuniões (ver calendário).

o

Cada dia de atraso na entrega da síntese da reunião entre o grupo e o orientador implica uma penalização de 0,25 valores por dia de atraso na Classificação Final de todos os elementos do grupo (por exemplo no caso de um atraso de 1 dia, cada elemento do

7

grupo seria penalizado em 0,25 valores) até ao valor máximo de 2,5 valores por atraso. Estão previstas 5 sínteses (reunião 1 a 5). o

Cada dia de atraso na entrega do RAO no sítio ou na secretaria é penalizado com 1 valor a deduzir da Classificação Final de todos os elementos do grupo.

o

Há uma penalização de 0,5 valores por cada 1 a 150 palavras acima do limite de 8.000 palavras estabelecido para o RAO.

o

Com base na experiência de anos anteriores, sugere-se a todos os estudantes que mantenham o registo de todas as datas de entrega das sínteses e do RAO de forma a garantir que não existirão atrasos ou esquecimentos.



Distinção atribuída pelo Orientador o

Cada orientador pode diferenciar a contribuição, positiva ou negativa, de um ou mais membros de um grupo com base na sua participação e trabalho realizado ao longo do semestre e nos resultados das heteroavaliações.

o

Esta distinção pode assumir um valor no intervalo -1 a +1 valor.

4. Calendário Letivo Ao longo das 14 semanas do semestre os alunos, organizados em grupo, deverão completar uma série de atividades, reunindo periodicamente com o orientador atribuído ao grupo pela coordenação da disciplina. As reuniões terão lugar dentro do horário atribuído à disciplina, incluindo as datas previstas para compensações (ver tabela abaixo). As reuniões 1, 6 e 7 têm uma duração que pode variar entre 45 minutos e 1h15. Entre as semanas 4 e 12, os grupos reúnem quinzenalmente com o orientador. Estas reuniões (da 2ª à 5ª) terão uma duração máxima de 1h15m podendo ocorrer dentro do horário previsto para a disciplina. Antes da reunião nº 1, a coordenação enviará um calendário de reuniões a cada grupo, com indicação do dia e horário de todas as reuniões. Até 72h após cada uma das cinco primeiras reuniões, cada grupo deve realizar uma breve síntese da mesma (formulário no Apêndice 4), depositando-a na Pasta do grupo no sítio da disciplina, para ser validada pelo orientador.

8

Nas semanas em que não estão agendadas reuniões, poderão ocorrer atividades de formação úteis para o desenvolvimento do RAO. Estas atividades serão anunciadas no sítio da disciplina, não se encontrando incluídas na tabela seguinte. Semanas 1

Dia 23/set

Horas 14:30-17:30

2

30/set

até às 17h

3 5

7/out 14:30-17:15 21/out 14:30-20:15

R1 R2

7

4/nov

14:30-20:15

R3

8

9/nov

até às 15h

9 11

18/nov 14:30-20:15 2/dez 14:30-20:15

R4 R5

16/dez

R6

13

14

Depois do final das aulas:

14:30-17:15

16/dez 14:30-17:15 18/dez

até às 20h

21/dez

até às 15h

4/jan

até às 15h

4/jan

até às 17h

6/jan 7/jan

14:30-20:15 tarde

25/jan

até às 17h

26/jan

às 14h

Sessões presenciais Aula

Atividades a completar pelos alunos Formação dos grupos Envio de proposta de Organização a estudar + Inscrição nas sessões de coaching AIO – Apresentação Inicial da Organização Consulta da pauta com classificação AIO Upload na pasta do grupo da AEO – Análise da Envolvente da Organização

IP e HA

Consulta da pauta com classificação AEO Upload na pasta do grupo do rascunho do RAO (data indicada pelo orientador) Preenchimento de Inquéritos Pedagógicos e HeteroAvaliação Consulta da pauta com classificação AP Avaliação do processo RAO – Relatório de Análise de uma Organização (upload na BB e entrega nos Serviços Académicos) + Envio de Sumários Executivos e CVs ao Career and Development Office Data limite para enviar slides de suporte à AO Data limite para enviar ao Career and Development Office os pedidos relacionados com a preparação da AO

R7 AO

Consulta

Simulação da AO AO – Apresentação Oral Consulta da pauta com classificação RAO, AO e Classificação Final Consulta de avaliação do RAO e AO

O trabalho a realizar em cada reunião e entre reuniões é apresentado detalhadamente no Apêndice 1.

9

Apêndice 1 - Planeamento das atividades a realizar em cada semana Semanas 1

Dia 23/set

Horas 14:30-17:30

Sessões presenciais Aula

Atividades a completar pelos alunos Formação dos grupos

Na semana 1, haverá uma aula para apresentar a disciplina e constituir os grupos de trabalho. A Falta a esta aula implica uma penalização de 1 valor, a deduzir da Classificação Final do aluno. Apresentação da Disciplina: objetivos, programa, bibliografia e regime de avaliação. A disciplina inclui uma componente voluntária, que será apresentada pelo Career and Development Office, corresponde ao processo de coaching de equipa, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências de trabalho em equipa de forma autónoma e apoiar a preparação das AO. Constituição dos Grupos: •

Os estudantes devem organizar-se em grupos de 5 elementos. É fortemente recomendada a formação de grupos que integrem alunos das duas licenciaturas na medida em que desta forma o trabalho a realizar no âmbito da disciplina poderá beneficiar de uma maior diversidade de conhecimentos disponíveis no seio do grupo.



Cada grupo deve preencher e assinar a Ficha de Identificação do Grupo (Apêndice 2 FIG) entregando-a à coordenação da disciplina até ao final da aula (17h00m).



Os grupos podem indicar as suas preferê...


Similar Free PDFs