Amplificador Operacional Ideal PDF

Title Amplificador Operacional Ideal
Course Eletrônica Analógica
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Pages 2
File Size 95.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 41
Total Views 144

Summary

Amplificador Operacional Ideal:

O amp. op. é projetado para operar como um sensor da diferença entre sinais de tensão aplicados em seus dois terminais de entrada, multiplicando este valor por um ganho A. Deste modo sendo V1 a tensão na entrada não-inversora (+), V2 a tensão no terminal ...


Description

Amplificador Operacional Ideal: O amp. op. é projetado para operar como um sensor da diferença entre sinais de tensão aplicados em seus dois terminais de entrada, multiplicando este valor por um ganho A. Deste modo sendo V1 a tensão na entrada não-inversora (+), V2 a tensão no terminal de entrada inversora (-) e Vo a tensão de saída, que é dado por:

onde: A é o ganho de malha aberta.

Em um amp. op. ideal é suposto que nenhuma corrente de entrada seja drenada, isto é, a corrente no terminal da entrada inversora e na inversora é igual a zero, ou seja, a impedância de entrada de um amplificador ideal é infinita. Com relação à resistência de saída de amp. op. ideal, esta é idealmente zero. Um amp. op. ideal também possui um ganho de malha aberta (A) infinito. Isto implica que se V2 > V1,, a saída V0 saturará no valor da tensão de alimentação positiva (V0 não será infinita). Se V2 < V1, a saída V0 satura no valor da tensão de alimentação negativa.

Observe que para um amp. op. ideal tenta manter a diferença de potencial entre a entrada inversora e não-inversora igual a zero. Dissemos que há um curto-circuito virtual entre as duas entradas já que não há corrente entre as mesmas.

Para os amp. op. reais temos que: • Ganho finito em malha aberta (A). Um amp. op. real tem um ganho de malha aberta finito. Valor típico: A= 200 000. • Impedância de entrada (zin) é finita. Valor típico: zin = 2 M Ω. • Impedância de saída (z0) diferente de zero. Valor típico: z0 = 75 Ω....


Similar Free PDFs