Anotações Documentário “Indústria Americana” ( Disponível NA Netflix) PDF

Title Anotações Documentário “Indústria Americana” ( Disponível NA Netflix)
Author Júlia R.
Course Seminário em Psicologia e Processos Organizacionais e do Trabalho I
Institution Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Pages 5
File Size 84.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 15
Total Views 127

Summary

Anotações referente ao documentário indústria americana, que foi tema em uma das aulas. ...


Description

ANOTAÇÕES REALIZADAS AO LONGO DA VISUALIZAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “INDÚSTRIA AMERICANA” (DISPONÍVEL NA NETFLIX). Essas anotações contém trechos do documentário, sejam estes cenas ou falas e também reflexões pessoais em cima destas. Sinopse: Uma empresa chinesa reabre uma fábrica em Ohio e enche o povo de esperança. Mas os conflitos culturais podem destruir esse sonho americano. → Cena do "cerimonial de encerramento" no fechamento da fábrica da GM. Fotos, choro de uma mulher. ⇒ Questão da “identificação” com a empresa, do vínculo para com essa. → Quando a fábrica da GM fechou, 10 mil empregos foram perdidos. (A cidade de Dayton tinha quantos habitantes em 2008? ⇒ 154.736, hoje em dia 140.540.) → Em 2010, empresa chinesas investiram em fábricas nos EUA. ⇒ Fuyao Glass America → A vinda de trabalhadores chineses para américa parece trazer a ideia de que estes estariam vindo para transmitir os valores do patrão (ou até mesmo os “valores chineses” em relação ao trabalho). → Fundição da cultura chinesa e americana. → "Não vemos a hora de começar a produção" → “Tudo é muito direto com os americanos”. → “O futuro é brilhante”. → Saudações ao presidente da empresa com palmas. → A advogada da Fuyao aparece como uma “tradutora” do presidente. → “Temos que treiná-los sem parar” → “Não os aborreça”

→ A Fuyao Glass America trabalha no ramo de vidros automotivos. → Bobby, um dos trabalhadores da Fuyao ficou 1 ano e meio “sem nada” ⇒ Ele ficou agradecido por “ter alguma coisa” ⇒ Segundo ele, esse seria o melhor emprego da cidade no momento. → Relato de Shawnea: Na GM ela ganhava +- 29 dólares/h, na Fuyao ela ganha +12. → Relato de Jill: Ela luta para voltar para a classe média. No início do documentário é retratado que ela mora no porão da casa da irmã. → Wong: veio da China para a América, pelo prazo mínimo de 2 anos, deixando os filhos e a esposa lá. ⇒ Barreiras linguísticas e culturais. ⇒ Em um determinado tempo do documentário, mostra ele comendo bolinhos (que seriam o seu almoço) enquanto trabalham. → “Vocês (Fuyao) deram esperança e vida a uma comunidade que estava desolada” → “Cerimônia de abertura” ⇒ Fala de um senador convidado sobre sindicatos. ⇒ Sindicato como “um risco”. ⇒ Presidente: não queremos sindicatos. ⇒ “Se um sindicato entrar, a fábrica fecha”. → Objetivos: produção e velocidade. → Fala de uma funcionária onde ela se declara no meio de dois pontos: Números e Satisfação dos clientes. → Fala de Bobby: “Fazer a mesma coisa sem parar, isso acaba com você”. “Por que eu estou fazendo isso?”.

⇒ É “curioso” o fato de que essas falas aparecem antes dele mostrar que sofreu um acidente de trabalho. → “Nós não alcançamos nossas metas” → Fala de que os “trabalhadores não são eficientes” e que a “produção é fraca” → A Fuyao apoia a transparência. → “Hino” da empresa. → “(...) a Fuyao dê lucro logo para mostrarmos a nossos clientes que somos fortes” → “Ver como funciona o processo de vocês (chineses)” → Há uma cena onde os funcionários fazem uma chamada, e esta é feita através de números. → “isso é fácil” “é a natureza de vocês”. → “A maioria dos trabalhadores só está lá para ganhar dinheiro não para fabricar vidro” → Fala de um dos trabalhadores chineses: “Você precisa ser digno do seu salário, você precisa provar que merece”. → Os turnos na China podem chegar a 12 horas. → Ao longo do documentário aparecem vários relatos sobre “deixar os filhos” para trabalhar. → “Sindicato da Fuyao e sede do partido comunista”. → Funcionários lutem pelo sucesso da Fuyao → Medo: “se o barco afundar” → “Equipe de excelência” → Somos um, uma família, uma empresa”

→ Reunião “pré-turno” → “Segurança não paga as contas”. → 11 queixas de segurança contra a Fuyao. ⇒ Condições insalubres de trabalho e tratamento injusto. → “Antissindicalismo” → “Pagar um alto salário para servir a empresa” → “Na verdade foram descartados” → Jill fala sobre sua sensação de “se sentir independente de novo” a partir do momento que conseguiu alugar um espaço para morar. → Wong: “na calada da noite me dá saudade da minha família” → Há uma cena onde uma das funcionárias está chorando por não concordar com uma mudança imposta pela empresa. → Fala de que é necessária “habilidade para lidar com os americanos” ⇒ Como podemos tirar vantagem das características americanas para fazer isso trabalhar para a Fuyao? → “Nós somos melhores que eles” → No mínimo 3 mil pessoas chegaram ou saíram, ou foram despedidas ou se demitiram. → Aumenta o valor e aumenta “o nível”. → Visões diferentes. → Jill foi demitida. ⇒ Ela começa a se questionar se “valeu a pena” se ligar a luta sindical. → Vários apoiadores do sindicato foram demitidos.

→ Votos em “Não” (ao sindicato) por medo. Medo de perder o emprego. → Os 10 melhores (funcionários) serão selecionados para uma viagem. → “Somos uma família” → Estratégia Global → Fala do Presidente: “O sentido da vida é trabalhar” → Automação = Padronização ⇒ Substituir máquinas por pessoas. ⇒ “Eles são muito lerdos”. s...


Similar Free PDFs