Artigo cientifico Livro Quem Mexeu no meu Queijo PDF

Title Artigo cientifico Livro Quem Mexeu no meu Queijo
Author Iza Bueno
Course administração
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 4
File Size 64.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 98
Total Views 150

Summary

Artigo cientifico sobre o livro Quem Mexeu no meu Queijo...


Description

“Quem Mexeu no Meu Queijo?” e a Gestão de Pessoas

Izabelle Amanda Bueno dos Santos Prof. Cristiane Freire de Oliveira Administração/ Gestão de Pessoas II

RESUMO No livro “Quem Mexeu no Meu Queijo?” Spencer Johnson conta uma história sobre quatro personagens, dois ratos e dois duendes, que vivem em um labirinto, numa eterna busca por um queijo. O queijo, uma metáfora daquilo que se deseja na vida, seja dinheiro, um relacionamento amoroso, um bom emprego, paz espiritual ou saúde, alimenta e faz os personagens felizes. O labirinto é onde as pessoas procuram por essas coisas: a empresa onde se trabalha, a comunidade ou a família na qual se vive. O queijo representa aquilo que você quer e o labirinto representa as dificuldades que você enfrenta para conseguir o que quer. Com o livro “Quem Mexeu no Meu Queijo?” pode-se aprender a como lidar com a mudança para viver menos estressado e ter mais sucesso no trabalho e na vida pessoal, através de ensinamentos que podem ficar para a vida inteira. Palavras-chave: Queijo, empresa, labirinto.

ABSTRACT

In the book “Who Moved My Cheese?” Spencer Johnson tells a story about four characters, two mice and two goblins, who live in a maze, in an eternal search for cheese. Cheese, a metaphor for what you want in life, be it money, a loving relationship, a good job, spiritual peace or health, feeds and makes the characters happy. The maze is where people look for these things: the company they work for, the community or the family they live in. Cheese represents what you want and the maze represents the difficulties you face in getting what you want. With the book “Who Moved My Cheese?” one can learn how to deal with change in order to live less stressed and be more successful at work and in personal life, through teachings that can last a lifetime. Keywords: Cheese, company, labyrinth.

INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta a relação entre Gestão de Pessoas e o livro “Quem Mexeu no Meu Queijo?”, através de uma análise simplificada sobre o livro, dando ênfase a questões apresentadas dentro da matéria. Chegando à conclusão de que a história pode ser relacionada a várias situações do cotidiano, como também dentro de uma organização.

DESENVOLVIMENTO O livro é uma parábola que retrata as mudanças e os diversos comportamentos frente às decisões que temos que tomar. Retrata a vida nas suas reais formas, com seus obstáculos, surpresas e transformações. A história gira em torno de dois homenzinhos, Haws e Hems e de dois ratinhos, Sniff e Scurry, que vivem em um labirinto à procura de queijo, mas que em meio a essa

atividade incessante, um certo dia, encontraram uma montanha de queijo depositado no Posto Q. Os homenzinhos - como é típico do ser humano que se acomoda, - acharam que a quantidade era bastante e o suficiente para não ter de procurar mais. Por outro lado, mesmo tendo as mesmas conclusões deles, os ratinhos continuaram sua atividade de acordar cedo e ir sempre em busca do queijo no local predestinado. Os dias foram se passando e o queijo foi diminuindo, até o dia em que voltaram ao Posto Q e o encontraram vazio. E é aí que nós começamos a entender como frente à uma mesma situação há pessoas que agem das mais diferentes formas. O autor usa com maestria o sumiço do queijo para retratar as diversas características do ser humano, adaptando à nossa realidade, quando o queijo a que o livro se refere são os objetivos que você quer alcançar. Ir em busca do queijo, é ir em busca do que você deseja realizar. E o labirinto onde os personagens vivem a história, representa o lugar onde ocorrem as buscas incansáveis por seus objetivos. Independente de que seja na escola, no emprego, na família ou até nas relações pessoais. Então, tanto o queijo quanto o labirinto são postos como uma metáfora revelando o que queremos na vida e assim cada um tem o seu conceito do que o queijo significa para si. Com isso, dúvidas são geradas: "E agora? O que será melhor? Esperar que o queijo volte ou sair a procura de um queijo novo? E se for pior se eu me mexer?” Cada um dos personagens teve uma reação diferente em relação ao sumiço do queijo velho e a ideia de sair a procura do queijo novo, com o desenrolar da história vemos nitidamente isso evidenciado nas atitudes de Sniff, que é aquele que percebe rápido as mudanças, mas é mais lento para agir. Scurry, que é o que sai em atividade, é mais decisivo. Hems, um dos homenzinhos, o que não aceita as mudanças e resiste a todas elas, argumentando que não devemos avançar porque sempre pode acontecer algo pior. E Haws, o outro homenzinho que é o que melhor se esforça para se adaptar aos novos acontecimentos e ao tempo e acredita que as mudanças nem sempre podem nos levar a algo ruim.

O autor nos leva à uma atividade de redescobertas do próprio eu, onde você tenta descobrir em qual personagem você melhor se encaixa, revelando quem você é de verdade e objetivando assim o que pode interferir ou não no seu crescimento. "Quem mexeu no meu queijo?" é um livro de auto ajuda que cumpre o que promete: ajuda. De uma forma simples e perfeitamente compreensível, ensina ao seu eventual leitor duas das coisas mais complicadas que há: desapegar-se e adaptarse a mudanças.

CONCLUSÃO Conclui-se que a mensagem que o livro nos passa, é que não devemos ficar ligado mesma rotina todos os dias, mostra que a mudança nos faz bem, pois assim como no livro não é todo dia que vamos ter queijo naquele mesmo lugar temos que ir atrás de novos queijos. As metáforas do livro fazem a gente pensar em nossa situação e em nossas ações. Nos fazer enxergar a realidade, perceber as mudanças e mostra que temos que estar preparados para enfrentá-las....


Similar Free PDFs