Aula 03 - Tensão de Cisalhamento PDF

Title Aula 03 - Tensão de Cisalhamento
Author Alesi Mendes
Course Resistência dos Materiais
Institution Universidade do Estado de Santa Catarina
Pages 2
File Size 151.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 23
Total Views 162

Summary

Resumo da aula sobre Tensão de Cisalhamento...


Description

Disciplina: Resistência dos Materiais I Tema: Tensão de cisalhamento Aula: 03

1. Tensão de cisalhamento A tensão de cisalhamento ou tensão tangencial é um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos opostos, porem em direções semelhantes no material analisado.

Quando forças transversais P e P’ são aplicadas à barra AB, por meio de um corte na seção transversal C entre os pontos de aplicação das duas forças é possível obter o diagrama da parte AC, e concluir que existem forças internas no plano da seção e que a resultante dessas forças é igual a P. Essas forças internas elementares são chamadas de forças de cisalhamento e a intensidade P de sua resultante é a força cortante na seção. Ao dividir a força cortante P pela área A da seção transversal, obtemos a tensão média de cisalhamento na seção. Indicando a tensão de cisalhamento pela letra grega t (tau), temos τ=

P A

O valor obtido é um valor médio da tensão de cisalhamento sobre a seção toda. 1.1.

Cisalhamento Simples

Esse tipo de cisalhamento ocorre quando os elementos estão sujeitos somente a uma única força de cisalhamento simples F = P.

1.2.

Cisalhamento Duplo

Esse tipo de cisalhamento, por sua vez, ocorre quando temos elementos sendo submetidos a forças cortantes em duas seções transversais. Logo, V = F/2 age sobre cada área secionada, e esse cisalhamento deve ser considerado quando aplicarmos.

2. Tensão de esmagamento Parafusos, pinos e rebites criam tensões ao longo da superfície de esmagamento, ou de contato, nos elementos que eles conectam. O parafuso exerce na placa A uma força P igual e oposta à força F exercida pela placa no parafuso. A força P representa a resultante das forças elementares distribuídas na superfície interna de um meio-cilindro de diâmetro d e de comprimento t igual à espessura da placa. Essa tensão é chamada de tensão de esmagamento, obtida dividindo-se a carga P pela área do retângulo que representa a projeção do parafuso sobre a seção da placa. Como essa área é igual a t x d, onde t é a espessura da placa e d o diâmetro do parafuso, temos: σ e=

P txd...


Similar Free PDFs