Aula 2 - Degermação e paramentação PDF

Title Aula 2 - Degermação e paramentação
Course Técnica Cirúrgica
Institution Universidade do Oeste Paulista
Pages 4
File Size 209.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 9
Total Views 153

Summary

Anotações de aulas da Unoeste...


Description

TÉCNICA OPERATÓRIA – Aula 02

11/02/19 BIANCA F.

Degermação e Paramentação  ASSEPSIA É o conjunto de procedimentos utilizados para:  

Prevenir a contaminação do sítio cirúrgico (paciente). Proteger a equipe contra fluidos infectantes.

O instrumentador utiliza entre outros: 

Escovação das mãos e antebraço (degermação e antissespsia)  Antissépticos: iodo e clorohex



Paramentação  Avental, luva, gorro, máscara e óculos.

Escovação / Degermação É o ato de preparo para a cirurgia, ocorre antes de vestir avental e luvas esterilizadas. O objetivo é remover a flora microbiana das camadas superficiais e profundas da pele. O instrumentador deverá estar vestido com uniforme privativo do CC:       

Calça Jaleco sem mangas Cabelo preso com touca cobrindo-os Máscara cobrindo boca e nariz Propés ou calçado próprio Sem anéis, pulseiras, colares Ter lavado as mãos

Materiais utilizados    

Água Solução detergente antisséptica – a base de iodo ou clorohex Escova de cerdas macias Espátula

Técnica Leva um tempo de 3,5 a 10 minutos     

Abrir embalagem da escova Abrir torneira, regular água Lavar mãos e antebraços Umedecer escova e aplicar antisséptico (mão dominante) Iniciar escovação da mão dominante o Obs.: limpar leito ungueal antes da escovação (parte debaixo da unha)

TÉCNICA OPERATÓRIA – Aula 02

Umedecer as mãos

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

11/02/19 BIANCA F.

Aplicar antisséptico

Escovar unhas (até 50) Escovar laterais dos dedos, todas as faces, do 5º ao 1º dedo (até 25) Escovar inter dígitos – meio dos dedos (até 25) Escovar palma das mãos, dividindo-as em 2 faces (até 25) Escovar dorso da mão (até 25) Escovar antebraço, iniciando pelo pulso (em movimento longitudinal ou circular) (até 25) Enxaguar a escova, passá-la à outra mão (sem enxaguar o braço escovado) Iniciar todo o processo no membro não dominante.

OBS: Umedecer com água e antisséptico sempre que necessário.

Escovar unhas e dedos

Escovar dorso da mão

Escovas palma da mão

TÉCNICA OPERATÓRIA – Aula 02

11/02/19 BIANCA F.

Escovar braço e antebraço Enxágue 9. Enxaguar cuidadosamente a mão dominante, iniciando pelas pontas dos dedos, que devem estar unidas e apontadas para cima. 10. Continuar introduzindo lentamente a mão (palma e dorso), e em seguida, o antebraço. a. Ao enxaguar, observar que a água direcionada ao antebraço e cotovelo não retorne à mão. b. A água deve escorrer das pontas dos dedos em direção ao cotovelo. 11. Repetir os procedimentos com o outro membro. 12. Não permitir que mãos e antebraços toquem na torneira, parede ou lavabo em nenhum momento. 13. Manter os braços em ângulo de 90º, para que os respingos escorram em direção ao interior da cuba do lavabo. 14. Dirigir-se à sala de cirurgia, abrindo a porta de costas e protegendo as mãos.

(Na sala de cirurgia)

Secagem das mãos 15. Aproximar-se da mesa de campos e aventais 16. Com a ponta dos dedos, retirar compressa estéril e dobrá-la ao meio. 17. Iniciar secagem na mesma sequência da escovação: a. Dedos b. Palma e dorso das mãos c. Antebraço (do punho para o cotovelo) I. Utilizando cada face dobrada da compressa para um braço II. Após o uso, jogar a compressa no hamper, sem abaixar as mãos.

 PARAMENTAÇÃO Objetivos do procedimento:  

Proteger o paciente de superfícies contaminadas Proteger a equipe do contato com fluidos infectantes, através da colocação de aventais esterilizados.

TÉCNICA OPERATÓRIA – Aula 02

11/02/19 BIANCA F.

Materiais utilizados - Aventais estéreis; - Luvas estéreis; - Máscaras cirúrgicas; - Óculos ou protetores oculares. Técnica – avental 1. Com a ponta dos dedos em forma de pinça, pegar o avental dobrado, tocando na gola ou colarinho com cuidado para não encostar o avental nas mesas, paredes ou pessoas. 1. Puxá-lo de cima da mesa, movimentando-o para que se desdobre. 2. Cuidadosamente, ¨jogá-lo¨ para cima e introduzir as mãos nos orifícios das mangas. 3. Enquanto encaixa o amarrilho ao redor do polegar, não tocar no avental sem luvas. 4. O circulante ajeita as mangas introduzindo as mãos por dentro das mangas e puxando levemente o avental em sua direção. 5. O circulante amarra os cordões do colarinho e da cintura, sem apertar.

Calçar luvas O próximo passo é a colocação de luvas estéreis. 1. O circulante oferece o envelope de luva do número correspondente. 2. O instrumentador abre o envelope sobre a superfície da mesa auxiliar coberta com campo estéril (nunca na mesa de instrumental). 3. Com a mão esquerda, pegar a luva direita pelo punho dobrado na parte externa. 4. Calça a luva na mão direita, sem ajeitá-la 5. Com a mão direita enluvada retira-se a luva do envelope, segurando-a pela parte interna da dobra do punho. 6. Calçar a luva da mão esquerda. 7. Ajustar as pontas dos dedos, puxando-os da ponta para a palma da mão e cobrir o punho do avental com o punho da luva. 8. Com a mão esquerda, cobrir o punho do avental com o punho da luva da mão direita.  Observar que a pele só entrou em contato com a face interna das luvas. 9. Cabe ao instrumentador e ao cirurgião, desamarrar e transpor o cordão externo do avental, para que ocorra o fechamento asséptico da área posterior do avental (costas). 10. Para descalçar: com a mão esquerda vira-se o punho da luva da mão direita, puxando-a firmemente para fora da mão. Com a mão direita sem luva, introduz-se o indicador por dentro do punho da luva, puxando-a firmemente para fora. Neste momento o instrumentador estará pronto, paramentado para iniciar o preparo da mesa cirúrgica e em seguida, a instrumentação....


Similar Free PDFs