Bioquímica 2019 PDF

Title Bioquímica 2019
Author Maria Antonia Alves Andrade de Oliveira
Course Bioquímica - II
Institution Universidade do Estado de Mato Grosso
Pages 4
File Size 121.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 69
Total Views 200

Summary

Download Bioquímica 2019 PDF


Description

Bioquímica 2018/2 Estudo dirigido de fixação. Monitores: Wemerson e Thaise

INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA, METABOLISMO E HOMEOSTASE CELULAR 1. 2. 3. 4.

O que são peptídeos e como são sintetizados? Para que serve o estudo da bioquímica? Descreva as macromoléculas. Sobre os ambientes do organismo humano, sabemos que existem “cavidades” responsáveis pelo transporte de substâncias e que são essenciais para o metabolismo celular. Explique quais são. 5. Defina Homeostase. 6. Quais são os quatro grupos atuantes no metabolismo celular e qual deles são usados como fonte energética? Descreva. 7. O que seria o gradiente eletroquímico? 8. De que forma é feito o transporte de moléculas polares e apolares no IV? 9. Quais os produtos metabólitos gerados a partir da respiração sistêmica? 10. Qual a diferença entre a difusão simples e facilitada? Explique o mecanismo 11. (Vunesp-1999) Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos. a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal. b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado. 12. (Unicamp-1999) Nas células, a glicose é quebrada e a maior parte da energia obtida é armazenada principalmente no ATP (adenosina trifosfato) por curto tempo. a) Qual é a organela envolvida na síntese de ATP nas células animais? b) Quando a célula gasta energia, a molécula de ATP é quebrada. Que parte da molécula é quebrada? c) Mencione dois processos bioquímicos celulares que produzem energia na forma de ATP. 13. Quais os mecanismos utilizados para a respiração celular e a formação de ATP?

ESTUDO SOBRE A ÁGUA E OS ELETRÓLITOS. 1. Os eletrólitos são ions que fazem diversos processos regulatórios no organismo, são provenientes de cargas (positivas ou negativas), que de acordo com o seu gradiente de concentração e eletroquímico ele é mais abundante nos diversos ambientes do organismo. Explique quais são e onde estão localizados em maior abundância. 2. O que são compostos hidrofílicos e hidrofóbicos? 3. O que são compostos lipossolúves e hidrossolúveis ? Qual deles tem mais afinidade em atravessar a membrana plasmática e por quê? 4. Na imagem abaixo foram colocadas três tipos de soluções que fizeram as tais células mudarem de tamanho e forma. Observe a imagem e marque a alternativa correta.

1. Apresenta meio hipertônico, pois não há movimentação da agua para os meios EC e IC. 2. Apresenta meio hipertônico, pois há movimentação da água para o meio IC. 3. Apresenta meio hipotônico, pois há movimentação da água para o meio EC. a) b) c) d) e)

Apenas 1 está correta 1, 2, 3 estão corretas Apenas 1 e 3 estão corretas .2, 3 estão corretas Nenhuma das alternativas

TAMPÕES BIOLÓGICOS 1. 2. 3. 4.

Esquematize ou explique os tampões respiratórios. Esquematize ou explique os tampões metabólicos. Qual a diferença entre ácidos ou bases fortes e ácidos ou bases fracos? Porque o nosso organismo corre risco de entrar em acidose o alcalose de acordo com o pH sanguíneo? 5. Qual a importância do pH e o que é um sistema tampão?

MECANISMOS BIOQUÍMICOS DE MEMBRANA PLASMÁTICA/CARBONO E FUNÇÕES ORGÂNICAS IMPORTANTES EM BIOQUÍMICA 1. Quais são as propriedades do carbono, na bioquímica? 2. Quais os mecanismos utilizados para o transporte de substâncias através da membrana plasmática? Descreva. 3. Diferencie transporte através de membrana: co-transporte e contratransporte. 4. Como as funções orgânicas são caracterizadas? 5. Como é feita a absorção da glicose pelo enterócito? 6. Explique o sistema de sinalização parácrina, autocrina, neuronal e Endócrino. 7. Cite um exemplo e explique o sistema de sinalização neuronal. 8. Cite um exemplo e explique o sistema de sinalização endócrino.

CINÉTICA DE LIGANTES E DINÂMICA DE LIGANTES 1. O que determina a dinâmica de ligantes? 2. Sabemos que a interação entre hormônios e tecidos é especifica, explique por quê mesmo sendo específico, um mesmo hormônio pode interagir com outros tecidos? Cite um exemplo. 3. Defina cinética de ligantes e quais suas etapas? 4. Quais hormônios que atuam no nível nuclear? Explique o mecanismo e qual são organelas e proteínas atuantes. 5. Como ocorre a veiculação do ligante ao sitio alvo de ação? 6. Por que os ligantes lipofílicos possuem maior interação com as proteínas? 7. Cite exemplos de ligantes lipofílicos e apresente seus mecanismos. 8. Sabemos que o estradiol e precursor do hormônio estrogênio, porém ele não atua somente nos ovários. Qual outros tecidos tem a atuação desse hormônio? de que forma ele contribui ou não? Na sua ausência no organismo, o que pode acontecer?

9. 5. 6. 7.

Quais são os tecidos insulinodependentes e o não insulinodependente? Qual o efeito do GABA no SNC? Defina Glicólise, Glicogênese, Gliconeogenese e glicogenólise. O ACH é um neurotransmissor responsável pela contração muscular, porém ele atua tanto no musculo liso, quanto no musculo esquelético. Explique por que um mesmo neurotransmissor atua em receptores diferentes no caso da ACH. 8. Qual a atuação da insulina na membrana ? explique o mecanismo. 9. Como o cortisol interage com a membrana e sinaliza as células? 10. Explique o mecanismo tirosina-quinase. 11. Como glucagom atua no organismo? Explique o mecanismo 12. Exemplifique e explique os receptores ionotrópicos, metabotropicos e enzimáticos....


Similar Free PDFs