Briefing BIS - Embagalgem PDF

Title Briefing BIS - Embagalgem
Author Júlia Ribeiro
Course Design De Embalagens I
Institution Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pages 4
File Size 89.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 37
Total Views 146

Summary

Trabalho em grupo sobre a marca escolhida referente a sua embalagem. Todo o briefing da embalagem e informações necessárias das marca para a realização do trabalho....


Description

Formulário de Briefing: Produto/Embalagem: Chocolate BIS. Embalagens/Tipos/Tamanhos – A embalagem do chocolate Bis obteve algumas mudanças ao longo do tempo, assim como os tipos e tamanhos. As embalagens principais em formato de caixa, no começo, em sua parte inferior, foram adicionadas ilustrações. Anos depois, houve uma modificação no plástico que envolve o produto, esse plástico no início era feito com celofane, depois, um envelope de polietileno. Atualmente, a embalagem principal do Bis é uma Flowpack plástica com imagens estilizadas, aumentando sua versatilidade, porém, mantendo o estilo das ilustrações. Os outros tipos de embalagens utilizadas são as embalagem de MINI BIS, feitas em pacote, cuja embalagem é no formato BAG, sua matéria-prima é BOPP (plástico poliuretanos). São feitas embalagens também em formato de COPO cilíndrico com tampa plástica. Sua matéria-prima é o plástico. Produção/Formato/Materiais – A embalagem utilizada nas caixas de Bis é a Flowpack de alumínio. Na embalagem primária, são utilizadas máquinas horizontais com capacidade de 500 pacotes por minuto. Dentro dessa embalagem contém 1 BIS com 7g. Na embalagem secundária, são utilizadas máquinas horizontais com capacidade de 140 pacotes por minuto. Dentro dessa embalagem contém 20 unidades de BIS embalado. Nas embalagens de MINI BIS, estes são embalados em máquina vertical, com capacidade de 80 pacotes por minuto. Dentro da embalagem contém Mini Bis no peso 30g. As embalagens com formato de COPO, são feitas em máquina vertical com capacidade nominal de 90 copos por minuto. Dentro da embalagem contém Mini Bis no peso 150g. Características técnicas Composição física; Processos de produção; funções e especificações técnicas? – São utilizadas embalagens dos tipos Flowpack de alumínio (embalagem primária) e BOPP (embalagem secundária) cuja matéria-prima é BOPP e alumínio. Na embalagem primária, são usadas máquinas horizontais com capacidade de 500 pacotes por minuto e dentro dessa embalagem contém 1 BIS com 7g. Na embalagem secundária são usadas máquinas horizontais com capacidade de 140 pacotes por minuto e dentro dessa embalagem contém 20 unidades de BIS embalado. Este produto é embalado primeiramente num conceito não hermético (protege contra a umidade) para proteção do produto contra sujeira. Esta embalagem vai em contato com uma caixa de papelão para dar o formato final do Bis, posteriormente embalado numa embalagem própria para garantir a hermeticidade do produto final.

Tipo de impressão/Rotulagem/Número de cores – Impressão é realizada através da Flexografia, utilizada normalmente em embalagens flexíveis. Rotulagem: ??? Número de cores: A embalagem principal e mais conhecida do BIS (caixa com 20 unidades de chocolate ao leite) possui 3 cores, sendo elas: Branco, vermelho e azul. O azul se destaca na embalagem e possui mais de um tom, variando entre azul escuro e claro. Atributos a destacar/Principais diferenciais do produto – Para atingir diversos tipos de família o Bis possiu três embalagens diferentes e suas embalagens são recicláveis.

Informações importantes/ Legais – Lançado em 1942, o chocolate BIS completa 76 anos. Foi o primeiro chocolate a ter esse formato, dando início a uma nova categoria de chocolates no mercado. Atualmente é o chocolate mais consumido no Brasil e no segmento dos snacks, é lider absoluto. Cada BIS tem 7,5 gramas e é um biscoito wafer em quatro camadas, recheado e coberto com chocolate Lacta. A primeira propaganda do chocolate dava mais enfase no nome Lacta do que no próprio nome do produto, Bis.

Histórico do produto: A embalagem de BIS era em uma bandeja cartonada, contendo vinte unidades, envolvida por uma capa transparente de celofane. Na década de 1980 a marca lançou no mercado sua primeira novidade, a embalagem com apenas três unidades, que tinha como objetivo atender ao consumo individual. Em 1996, a Lacta, fabricante do BIS, foi adquirida pela empresa americana Kraft Foods, começando sua nova fase, mudando o visual e sabores. Em agosto de 1998 surgiu a primeira novidade da marca desde sua introdução no mercado, com o lançamento do BIS LAKA (um trocadilho com o nome “Bis Lacta”, além de Laka ser a linha de chocolate branco da empresa), versão da tradicional, coberta com chocolate branco. Em março de 2000 ocorreu uma sensível modificação na embalagem do produto, com alteração da parte traseira da embalagem, que passou a conter a foto do produto com quatro camadas de wafer, um deles coberto pelo chocolate. O logotipo da marca BIS também foi modificado, ganhando um pingo vermelho na letra “i”. Dois anos mais tarde, a marca, líder absoluta em seu segmento, comemorou 60 anos com uma nova embalagem, que passou por um processo de modernização com alteração da grafia, aumentando-se o tamanho das letras e dando-lhe um estilo mais atual e dinâmico. Desde então, a marca foi criando diversos sabores como morango, limão, avelã, yogurte, e, atualmente, lançou um novo sabor BIS OREO. Descrever os benefícios, pontos fracos e fortes do produto – Benefícios: Diferentemente dos chocolates produzidos em embalagens normais, apenas envoltos com plástico e alumínio, o chocolate BIS, por ser encontrado em embalagens Flowpack, protegidos por um “berço” de

papelão, pode ser guardado facilmente caso não tenha sido consumido por completo. O diferencial de sua embalagem é poder ser útil também para isso, mantendo seguro e longe de influencias externas. Pontos fortes: Devido ao preço acessível e diferentes embalagens para consumo, o Bis é conhecido como o chocolate de maior consumo no Brasil, além de ser o primeiro chocolate a ser feito da junção de wafer com chocolate, seu diferencial. Pontos fracos: Se consumido em excesso, pode causar aumento do colesterol e nível de gordura no sangue. Verificar a possibilidade de visita á fábrica/marcar a visita – ??? Solicitar os desenhos e plantas técnicas –???? Informar-se sobre o fabricante da embalagem/estabelecer o contato –???

Mercado categoria: Características do mercado/dimensões e peculiaridades – O número dos consumidores de chocolate no país cresce a cada ano, sendo o Brasil, o quarto maior mercado de chocolate no mundo. O brasileiro consome em média 2,4kg por ano e este número vem crescendo a cada ano. Posição e participação do produto no mercado – O BIS é o chocolate mais consumido no Brasil, consequentemente, através de suas características e diferenciais, seu número de consumidores e vendas tende a crescer ao decorrer dos anos. Concorrência/Nomeação/Participação: Concorrência direta: Nestlé, Garoto e Harshey’s; Concorrência por semelhança do produto: Kit Kat e Hershey’s. Nomeação: ??? Participação: ??? Pesquisas; se existirem devem ser solicitadas, mesmo que antigas – Não foram encontradas pesquisas direcionadas somente ao chocolate BIS. Indicação de locais para estudo de campo – Supermercados.

Consumidor: Qualificar por sexo, idade e classe socioeconômica – Os consumidores do chocolate BIS são homens e mulheres, das classes sociais B, C e D de todas as faixas etárias. Consultar pesquisas sobre hábitos e atitudes do consumidor em relação á categoria do produto (como compra, uso, etc...) – Descrever os benefícios do produto que o consumidor percebe e deseja – O BIS além de seu preço acessível, possui diferentes embalagens para diversos modos de consumo e consumidores. Seu diferencial é ser o primeiro chocolate cuja produção é realizada pela união de wafer com chocolate. Tem uma proteção para seu armazenamento, sendo utilizado um “berço” de papelão e ser encontrado em embalagens Flowpack, podendo ser guardado facilmente caso não tenha sido consumido totalmente. O BIS foi considerado o chocolate de maior consumo no Brasil. Tentar entender porque ele compraria o produto – Preço acessível, publicidade que utiliza bastante a comunicação com o cliente, armazenamento que impede a influencia de fatores externos, ingredientes diferenciados comparado com os demais chocolates....


Similar Free PDFs